segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fumar prejudica o tratamento da artrite e do lúpus” ( Como Parar de Fumar )

O reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares. diz:“

Novos estudos revelam agora, que o tabagismo, além de ser um fator de risco para a artrite reumatoide, prejudica o tratamento da artrite e do lúpus”

O tabagismo é apontado, hoje, como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, estando por isso inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial de Saúde, OMS. Os fumantes correm um risco muito maior de adoecer por câncer e outras doenças crônicas do que os não-fumantes.
Principal causa isolada evitável do câncer de pulmão, o tabagismo é também fator de risco para câncer de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, leucemia mielóide e, associado ao consumo de álcool, de câncer da cavidade oral e do esôfago. Em comparação com quem não fuma, os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata e de duas a três vezes maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.

“Novos estudos revelam agora, que o tabagismo, além de ser um fator de risco para a artrite reumatoide, prejudica o tratamento da Artrite e do Lúpus”, diz o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Novas pesquisas

Três estudos recentes mostram ligações entre o tabagismo e um tratamento menos eficaz da artrite reumatóide, bem como uma maior atividade do lúpus, adicionando itens à lista aparentemente interminável de riscos à saúde relacionados ao ato de fumar.

Após a análise de dados, os pesquisadores descobriram que aqueles que estavam fumando, no momento de realização da pesquisa, apresentavam um risco aumentado de desenvolver artrite reumatóide, quando comparados aos que não fumavam. Os pesquisadores concluíram que, além de induzir o fenótipo imunológico que predispõe à artrite reumatóide, o tabagismo também podem estar envolvido em eventos que desencadeiam a doença.

“A importância deste estudo é o fato de que o tabagismo e o estilo de vida foram analisados, antes do início da doença, confirmando que o ato de fumar é um fator de risco para artrite reumatóide, além de fornecer informações adicionais sobre o impacto do tabagismo sobre os mecanismos de desencadeamento da doença” , diz o diretor do Iredo.

Outro grupo de pesquisadores suecos debruçou-se sobre a análise do ato de fumar, durante o tratamento da artrite reumatóide. Assim como no primeiro estudo, esta equipe de pesquisadores retirou informações de um estudo sueco de base populacional. Eles analisaram dados de 1.756 pacientes com artrite reumatóide e dividiram as informações em grupos distintos: pacientes que nunca fumaram, pacientes que fumaram no passado e pacientes que ainda fumam (no momento do diagnóstico).

Após análise dos dados, os pesquisadores descobriram que o tabagismo está associado com a não-resposta para o tratamento da doença com o emprego de metotrexato e de terapia anti-TNF. 40% dos participantes que ainda fumavam não responderam ao metotrexato, em comparação a 28%, que nunca havia fumado. No grupo dos pacientes tratados com a terapia anti-TNF, 40% dos pacientes que ainda fumavam não responderam ao tratamento, em comparação a 25%, que nunca fumou.

“Os resultados indicam que pacientes com artrite reumatóide que fumam têm maior risco de não se beneficiarem com o tratamento da doença”, destaca o reumatologista Sérgio Lanzotti.

Tabagismo x Lúpus
O terceiro estudo examinou como o tabagismo pode estar associado com a maior atividade do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), bem como a maiores danos aos órgãos de pessoas com a doença. “A atividade da doença é uma medida dos sintomas do lúpus, visando a avaliação da resposta imunológica em curso e dos prejuízos e danos que a doença está provocando aos órgãos dos pacientes”, explica Sérgio Lanzotti.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica que pode afetar pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso, e / ou outros órgãos do corpo. “Os sintomas mais comuns incluem erupções na pele e o aparecimento de artrite, freqüentemente acompanhada de fadiga e febre. A doença acomete principalmente mulheres, entre vinte e trinta anos, em idade fértil”, diz o reumatologista.


No grupo estudado, os fumantes apresentaram maior atividade da doença lúpica e mais danos aos órgãos em comparação aos não-fumantes. Os fumantes que apresentaram mais atividade da doença relatavam mais edemas e dores em mais de duas articulações, bem como uma menor resposta imunológica. Entre os fumantes, mais pacientes apresentaram problemas de pele irreversíveis relacionados ao lúpus.

“O estudo incentiva reumatologistas a recomendarem com vigor que os pacientes lúpicos parem de fumar”, diz Sérgio Lanzotti.

 
Quer parar de fuma?





O que você ganha parando de fumar

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
• 5 vezes maior de sofrer infarto
• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer.

Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!


http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=parar&link=oqueganha.htm



SUS mantém tratamento para quem quer largar o fumo



Atendimento pode ser feito, de graça, em postos de saúde de todo o país.
Anti-depressivos são fornecidos para o paciente em casos mais graves.

Medicamentos que suprem a ausência do tabaco no organismo.

Adesivos e gomas de mascar de nicotina são fornecidos sem custo para o paciente e ajudam a combater a síndrome de abstinência. Algumas pessoas têm um grau de dependência maior, a chamada dependência psicológica.

Geralmente, estes pacientes precisam de outro medicamento, também fornecido de graça, o anti-depressivo Bupropiona.

Em casos mais graves, o paciente é encaminhado para um tratamento ainda mais especializado, num Centro de Atendimento Psico-Social (Caps).

Meirelles explica ainda que pacientes que não querem o tratamento em grupo pode receber atendimento individualizado. "Alguns conseguem parar de fumar depois do primeiro mês de reuniões." Ele afirmou que não existem dados sobre o percentual de pacientes que conseguem ter sucesso no tratamento, mas que os números mundiais ficam entre 40% e 45%.

Quem mora em um município que não oferece o serviço pode procurar atendimento em cidades vizinhas, segundo o médico.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL44783-5598,00.html

Um comentário:

  1. EU CONSEGUI E SEI QUE VC TBM CONSEGUIRA :)
    Fui fumante por + de 20 anos e já se faz quase 7 anos que eu não fumo ++ para mim foi facil e tbm não tive abstinencia pois foi Jesus que me libertou, quando completei 37 anos isso foi dia 1/11/2004 e no dia 4/11/04 tive uma forte dor de garganta não conseguia nem falar , fiquei muitoo mal,fui ao medico e deram medicações para melhorar aquela dor + no outro dia a minha garganta começou a inchar Já era efeito do LES e eu nem sabia, tive que ir para pronto socorro, e la fiquei internada por 4 dias sem eles saberem o que eu tinha, fiquei muitoo inchada , e la dentro mesmo internada, pedi para o nosso Bom Deus que me libertasse desse vicio do cigarro, e ai quando me deram alta fui para a casa e com a Graça de Deus não tive ++ vontade de fumar, o cheiro do cigarro chegava até me fazer mal, parecia que eu ficava sufocada, e ai quando depois de dias em casa fui a outro hsp e la diagnosticaram o LES, e nesse hsp fiquei enternada por + 8 dias,e desde o dia 4/11/04 eu nunca ++ coloquei nenhum cigarro na minha boca, sei que quando queremos mesmo alguma coisa conseguimos, então confie em Deus e em vc pois sei que vc tbm consiguirá :)

    ResponderExcluir