quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lúpus tem poder destrutivo sobre a carreira

    Lúpus tem poder destrutivo sobre a carreira
Postado por Iredo em October - 25 - 2011
O lúpus tem um efeito profundamente negativo na vida profissional dos portadores da doença. A constatação é de um levantamento realizado com mais de 2.000 pacientes com lúpus, cujos resultados foram apresentados na Reunião Anual da Liga Européia Contra o Reumatismo (EULAR), em Londres.
“Segundo os dados da pesquisa realizada por David Isenberg, diretor de Reumatologia da Universidade College de Londres, o lúpus é uma doença que tem o potencial de destruir carreiras, quando observamos  o número de pacientes que têm de parar de trabalhar, mudar de emprego ou pedir licença médica devido à doença”, afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
A pesquisa de Isenberg, que reuniu dados  de pacientes europeus com lúpus, foi distribuída on-line em cinco línguas européias, usando e-mails, redes sociais (facebook, twitter e salas de chat sobre lúpus),  websites de organizações de pacientes com lúpus e revistas nacionais sobre a doença. As perguntas visavam a coleta de informações sobre o diagnóstico do lúpus, o trabalho e a carreira do paciente, a avaliação de sua fadiga, a diminuição da sua qualidade de produção no trabalho e sua condição de saúde, levando em conta as características específicas relacionadas com o lúpus.
Os resultados mostraram que:
  • 70% dos que responderam às perguntas relataram que o lúpus afetou sua carreira:
  • 27% teve que tirar licenças médicas de longo prazo;
  • 28% teve necessidade de solicitar um auxílio de invalidez da segurança social de seu país;
  • somente 52% estavam empregados atualmente;
  • 28% dos participantes relataram que tiveram a necessidade de mudar de carreira, como resultado de sua condição, no primeiro ano, após o diagnóstico;
  • dos entrevistados que estavam empregados, 60% relatou que a doença levou a uma redução do seu horário de trabalho.
Consequências para  saúde e para a carreira
“Com a nossa experiência clínica, percebemos que é preciso desmistificar a doença para o paciente. O lúpus afeta a habilidade do paciente para o trabalho. Eles sofrem  com as consequências financeiras de deixar de trabalhar e ainda precisam enfrentar o problema psicológico, após o diagnóstico: como conduzir a carreira? Muitos são forçados a mudar de direção e de planos traçados há muito tempo”, explica o reumatologista Sérgio Bontempo Lanzotti.
Por isto, os profissionais de saúde desempenham um papel muito importante de apoio a estes pacientes. “A partir da pesquisa, podemos inferir que o primeiro ano. após o diagnóstico do lúpus. é um momento-chave para ajudar os pacientes a permanecerem em seus empregos. Os profissionais de saúde podem alertar os pacientes sobre o ritmo de vida profissional  e a consequente fadiga,  mostrar-lhes como usar a maquiagem para camuflar as erupções de pele e, ainda, encaminhá-los para a terapia ocupacional, se necessário. Com estas medidas e outras mais particularizadas, é possível controlar bem a doença, evitando crises sucessivas, que possam levar o paciente a parar de trabalhar”, alerta o diretor do Iredo.
Ainda segundo Lanzotti, há outras boas perspectivas farmacológicas no horizonte, que podem evitar que o paciente com lúpus tenha que interromper sua vida profissional, como a depleção de células B e os inibidores de alfa-interferon, que têm o potencial de aprimorar a  qualidade de vida do paciente e a sua capacidade de continuar trabalhando.

Um comentário:

  1. Nossa eu lendo essa matéria me fiquei perguntando se ainda a pessoas que tem uma firma e quando descobrem que o seu funcionario esta doente se eles dão o apoio que os funcionarios merecem?
    Pois o que eu vejo é que quando uma pessoa fica doente o que eles fazem logo é mandar o funcionario embora , pois quem deles é que querem um funcionario que muitas das vezes acabam reclamando de dores, cansaço,faltas, etc…
    Acho que a ajuda dos proficionais da Saúde seria muitoo bem vinda ++ o que vemos hoje é que quando se tem uma doença como o Lúpus se fomos tratarmos em Hospitais publicos não temos nada disso, pois falo por mim mesma que sempre fui muito ativa ++ com a demora de um diaguinostico correto me levou a me afastar da minha vida proficional pois cheguei no limite que até uma caneta para mim ficava dificíl de escrever alguma coisa imagine o resto!! e nem quando fui diaguinosticada com o LES não tive nenhuma ajuda psicologica, pois essa doença as vezes nós compromete muito e a 1°coisa que afeta é o nosso psicológico e ai imagine como ficamos!! :( e as vezes o tratamento tbm é muito agressivo e ai vem aquela fase do inchaço , me diz qual é a pessoa que se sente bem com esse inchaço todo? Realmente para nós que temos essa doença acho que o que deveria ter era, uma ajuda *beneficiaria dos Governantes*, para que quando essa fase da atividade do Lúpus estivesse Ativa pudessemos passar por ela em tranquilidade em relação pelo menos a termos o tratamento correto e sem a preucupação de como iremos nos mantermos nesse periodo de Atividade da doença.
    (**O lúpus tem um efeito profundamente negativo na vida profissional dos portadores da doença**), ( ++ vcs sabem exatamente o porque disso , eu vou dizer , é porque o Lúpus as vezes é muito agressivo e as vezes o seu tratamento também ) :(

    ResponderExcluir