quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e SUS terá mais dois novos medicamentos contra hepatite C

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e SUS terá mais dois novos medicamentos contra hepatite C

25/07/2012 07h15 - Atualizado em 25/07/2012 12h43

 

Testes contra hepatite 

 

 

 

 

são realizados no 

 

 

 

 

dia mundial de luta 

 

 

 

 

contra a doença

 

Unidades de Saúde vão realizar também atividades educativas.
Testes para o diagnóstico serão realizados em 58 unidades de saúde.


No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza, nos dias 26 e 27 de julho, testes rápidos para o diagnóstico da hepatite C em 58 unidades de saúde em toda a cidade. Também haverá um estande no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da prefeitura, com a realização do teste para a detecção da doença.

O exame será precedido por uma palestra rápida de aconselhamento sobre o que são, como se transmitem e como podem ser evitadas as hepatites virais. As pessoas com exames positivos serão encaminhadas às unidades de saúde para confirmação dos resultados e, posteriormente, acompanhamento e tratamento da doença.

Não foi possível exibir o vídeo!
Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Tenterecarregar a sua página.
Código do Erro - load-error
A hepatite C é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. A maior parte dos casos da doença pode ocorrer por contaminação do sangue em transfusões realizadas antes de 1993, mas a transmissão ainda ocorre por meio de objetos contaminados com sangue, como instrumentos de manicure, em procedimentos odontológicos, realização de tatuagens, colocação de piercings, etc.
Também nos dias 26 e 27 de julho, a Fiocruz, em parceria com a SMSDC, estará realizando o Fique Sabendo, com testagem rápida para as hepatites B e C e palestras informativas para a população.
A lista com as 58 unidades que vão fornecer a testagem rápida está no site da SMSDC. Os interessados também podem se informar sobre os endereços no telefone 1746.
Campanha no HU da UFRJ
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFFF/UFRJ) também está promovendo uma campanha para conscientização e detecção da hepatite C nos pacientes referenciados do hospital. Entre os dias 23 e 27 de julho, das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de anti-HCV nos ambulatórios.
Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no ambulatório do fígado onde realizará outros testes complementares. Com a campanha, o hospital espera realizar 3.500 exames.

Estações de metrô recebem campanha
As estações de metrô Carioca e Pavuna, do Rio de Janeiro, recebem entre 23 e 27 de julho, a campanha "Hepatite C. Quebre o silêncio". A ação integra o programa Caravana da Hepatite C, que vai realizar diversas campanhas pelo Brasil para incentivar o diagnóstico precoce da doença.
A Caravana acontecerá, simultaneamente, em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA) e Fortaleza (CE) durante os meses de julho e agosto, para alertar sobre o impacto que as hepatites causam na saúde da população em geral. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os tipos B ou C da doença - um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids. No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país.
A campanha pretende rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem se manifestar sintomaticamente.
Uma equipe de enfermeiros estará disponível para fazer o teste rápido de detecção da doença, com duração de aproximadamente 10 minutos, e orientar a população sobre como se prevenir e possíveis tratamentos.
O teste que será aplicado é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seu resultado será informado de forma individual, para garantir a privacidade e sigilo da informação. Todas as pessoas com teste positivo serão aconselhadas e encaminhadas para consulta com médicos especialistas.
Serviço:
Campanha "Hepatite C. Quebre o Silêncio" no Rio de Janeiro
Locais e datas: Estação Carioca (23 a 27/07) Estação Pavuna (30/07 a 03/08)
Horário: das 9 às 17h
 SUS terá mais dois novos medicamentos contra hepatite C
Mais de 5 mil pacientes serão beneficiados. Ministério lança ainda concurso cultural de prevenção contra hepatites em salões de beleza, estúdios de tatuagem e ação em partida de futebol
Dois novos medicamentos contra hepatite C serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais modernos e eficazes, o Telaprevir e o Boceprevir devem beneficiar 5,5 mil pacientes, todos portadores de cirrose e fibrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante lançamento de campanha nacional contra hepatites virais na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília (DF). “Essa é mais uma das atividades realizadas em conjunto com os atores do sistema saúde para romper com o silêncio em relação às hepatites virais no mundo inteiro. Esta é uma doença silenciosa sem sinais ou sintomas e por isso precisamos nos esforçar para ações de prevenção e diagnóstico”, disse Padilha
O ministro ainda apresentou os dados epidemiológicos mais atualizados das hepatites A, B, C, D e E. Cerca de 33 mil casos de hepatites são notificados anualmente.
Com o tema “As hepatites podem estar onde você menos espera”, a campanha marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no sábado (28). Prevê uma série de ações de diagnóstico e prevenção, entre as quais, a ampliação de testes rápidos de diagnóstico e a promoção de um concurso que vai premiar trabalhos artísticos realizados por manicures e tatuadores em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites. O concurso incentiva boas práticas para prevenção da doença em salões de beleza e estúdios de tatuagens, e divulgação de cartazes e folders orientando a população em diferentes locais e eventos.
Os novos medicamentos, direcionados ao tipo C, que devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo. O telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% − o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamentos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a 72 semanas. Os novos medicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.
“Esse é um passo decisivo para o tratamento das hepatites que vai possibilitar aos brasileiros a oportunidade de receber o que há de melhor em relação ao tratamento das hepatites no país”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No Brasil, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.
A campanha do ministério envolve também os outros tipos de hepatite A, B, D e E. Os dois públicos prioritários são pessoas de até 29 anos, que serão incentivadas a tomar as três doses da vacina contra hepatite B, e acima de 45 anos, que deverão fazer o teste rápido de diagnóstico das hepatites B e C. Serão disponibilizados 2,3 milhões de unidades do teste rápido de diagnóstico das hepatites B e C no SUS, para serem distribuídos em um ano (de agosto de 2012 até agosto de 2013), conforme a demanda dos estados. “Convidamos estados e municípios a se engajarem para a ampliação da testagem, uma importante ação para o diagnóstico precoce das doenças, num estágio em que as chances de cura são altas”, reforçou o ministro. No ano passado, foram distribuídos 30 mil testes rápidos. E só no primeiro semestre deste ano, mais de 400 mil testes rápidos foram disponibilizados. Equipes de saúde estão sendo treinadas para essa nova tecnologia e ações educativas divulgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário