sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UNIFESP Estão disponíveis vagas para pesquisa e tratamento em diversas áreas

 
Unifesp recruta voluntários ( 19/10/2012 )
 
Estão disponíveis vagas para pesquisa e tratamento em diversas áreas
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:

01 - GESTÃO DE VIDA E BEM-ESTAR

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp recruta voluntários para participarem de uma pesquisa científica sobre um “Programa de Bem-Estar e Felicidade”.

O Programa utilizará técnicas de meditação, relaxamento, treinamento cognitivo comportamental, entre outras, sem uso de medicamentos.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, com ensino médio ou superior completo. São oferecidas 150 vagas.

Inscrições: (11) 5081-5405, 5084-7224, 98684-5519, falar com Márcia (horário comercial).


02- SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp recruta pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, para avaliar a efetividade do Aparelho de Pressão Positiva Contínua (CPAP) e do Aparelho Intra Oral (AIO) na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) de grau leve.

Podem participar pacientes com diagnóstico clínico e polissonográfico de SAOS leve (Índice de Apneia e Hipopneia > 5 e < 15 por hora de sono) e que tenham IMC < 35 (até obesidade grau I). Serão excluídos aqueles com condições dentárias insatisfatórias, portadores de disfunção temporomandibular do tipo articular ou muscular crônica grave, portadores de apneias centrais predominando na polissonografia e pacientes com claustrofobia e doenças otorrinolaringológicas acentuadas, que impossibilitem o uso do aparelho.

Também não serão aceitas pessoas que façam uso abusivo de álcool e de medicamentos psicoativos, que tenham doença clínica, neurológica ou psiquiátrica descompensada ou que apresentem outros distúrbios do sono.

Inscrições: Gabriela Luz (11) 98310-4802 / e-mail: gabriela.luz@unifesp.br ou Thais Moura (11) 97500-7689 / e-mail: thaismoura_@hotmail.com.


03 - INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADOLESCENTES OBESAS

O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA/Unifesp) recruta adolescentes obesas, com idade entre 10 e 19 anos, que apresentem perda involuntária de urina durante esforço físico.

As candidatas passarão por tratamento com exercícios de fisioterapia para o fortalecimento do assoalho pélvico e atendimento clínico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Não serão aceitas pacientes com problemas neurológicos ou do trato urinário diagnosticados. Inscrições: (11) 5576-4360, das 8h às 16h.


42 - RESTRIÇÃO CRÔNICA DE SONO

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) recruta voluntários para identificar as consequências da restrição crônica de sono. Podem participar homens com idade entre 20 e 35 anos, com escolaridade mínima de oito anos. Eles devem ser saudáveis, não dependentes de álcool e drogas, não obesos, e não devem praticar exercícios físicos regularmente.

Os indivíduos selecionados precisam ter disponibilidade de comparecer ao CEPE para a realização dos procedimentos da pesquisa nos dias previamente agendados, além de dormir no laboratório por sete ou oito noites, para a realização de polissonografias, sendo seis delas em dias seguidos.

Os interessados podem entrar em contato com Sandra Queiroz ou Cristina Frange, pelo telefone (11) 5572-0177 ou pelo e-mail sqsandra@cepebr.org, colocando no assunto a palavra “VOLUNTÁRIO”. Os participantes receberão uma cópia dos exames realizados e terão direito de frequentar a academia do CEPE três vezes por semana, em horário comercial, durante três meses.


05 - DEPENDÊNCIA DE COCAÍNA/CRACK

A Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da Unifesp recruta dependentes de cocaína ou crack do sexo masculino e com idade entre 18 e 50 anos, para avaliar a eficácia do medicamento biperideno na diminuição da compulsão em usuários de cocaína/crack.

Os interessados não podem fazer uso de medicamentos psicoativos e nem apresentar transtornos psiquiátricos e dependência de outras drogas (exceto tabaco).

Inscrições: (11) 5549-2500, das 7h às 19h.


06 - TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA DEPENDENTES DE COCAÍNA E/OU CRACK

A Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do departamento de Psicobiologia da Unifesp oferece tratamento psicológico a dependentes de cocaína e/ou crack do sexo masculino e com idade entre 18 e 50 anos.

Os candidatos devem ter o ensino médio completo e não podem fazer uso de medicamentos psicoativos e nem apresentar transtornos psiquiátricos.

Os interessados devem ligar para o telefone (11) 5549-2500.


07 - MULHERES COM OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A Disciplina de Endocrinologia Ginecológica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está recrutando voluntárias para uma pesquisa que visa estudar a menstruação em mulheres com cistos nos ovários.

Podem se candidatar às vagas mulheres com até 20 anos de idade com menstruação irregular e suspeita ou diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, que necessitam de tratamento com remédios.

Serão excluídas do estudo as candidatas portadoras de Diabetes, Pressão Alta, doenças na Tireoide, disfunção dos Rins ou Fígado, tumores, trombose (portadoras ou com antecedentes na família). Também não poderão participar da pesquisa as candidatas que tenham desejo imediato de engravidar.

As selecionadas passarão por exame clínico para verificar peso, altura, medidas corporais e pressão, além de ultrassonografia no início do estudo e exames de sangue no início, meio e fim. Estão disponíveis quatro vagas por semana, sendo uma às segundas feiras, às 13h e mais três às terças feiras, às 13h30. As interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora Margareth Iwata, através do e-mail megiwata@yahoo.com ou pelo telefone do Ambulatório de Climatério e Endocrinologia Ginecológica – (11) 5549-6174.


08 - TRATAMENTO PARA TABAGISMO COM ÔMEGA 3

O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (EPM/Unifesp) está recrutando voluntários para uma pesquisa que visa analisar o combate ao tabagismo com o ácido graxo ômega 3.

Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 20 e 60 anos, com desejo de parar de fumar e que fumam, em média, um maço de cigarro por dia e que tenham estudado no mínimo até a 5ª série do Ensino Fundamental. Serão excluídos os portadores de problemas psiquiátricos e usuários de qualquer tipo de outras drogas.

Estão disponíveis 60 vagas. Os interessados devem entrar em contato com Fran, de segunda à sexta feira, das 14h às 17h, pelo telefone (11) 2149-0162.


09 - SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS E TRATAMENTO COM EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

O Setor de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está pesquisando o efeito dos exercícios físicos em pacientes com Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) como forma de tratamento sem remédios para redução dos sintomas.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres com idade entre 45 e 65 anos com suspeita de SPI e que não pratiquem exercícios físicos regularmente. Serão excluídos da seleção os portadores de fraturas, limitações articulares; como bursite, tendinite, luxação, artrite, artrose e outros problemas de ossos, tendões e músculos. Os pacientes serão divididos em 2 grupos com diferentes tipos de exercícios para verificar seus efeitos. Após o diagnóstico clínico, os pacientes serão incluídos no estudo.

Os interessados podem entrar em contato com Marcelo no e-mail casemiro.marcelo@gmail.com ou deverão procurar o Ambulatório de Neuro-Sono, Disciplina de Neurologia da Unifesp, Balcão 5, às quartas-feiras, situado à Rua Napoleão de Barros, 711, a partir das 13h.


10 - MENINAS COM PUBERDADE PRECOCE

O Setor de Infância e Adolescência, da Disciplina de Endocrinologia Ginecológica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista da Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), recruta meninas que tenham apresentado aparecimento de mamas e pelos antes dos oito anos de idade, e que tenham o consentimento de seus pais ou responsáveis, para participarem de uma avaliação.

A avaliação será realizada nas segundas-feiras à tarde ou terças-feiras pela manhã, com o objetivo de realizar diagnóstico de puberdade precoce. Confirmado o diagnóstico, o tratamento será oferecido gratuitamente no ambulatório, localizado à Rua Embaú, 66, na Vila Clementino, em São Paulo/SP.

Os pais ou responsáveis interessados devem entrar em contato, para agendar a triagem, com Dra. Eline no número (11) 99669-5699 ou com Dra. Felisbela Holanda no (11) 98422-6361.


11 - ATENDIMENTO GINECOLÓGICO GRATUITO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Setor de Infância e Adolescência, da Disciplina de Endocrinologia Ginecológica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista da Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes do sexo feminino, com idade entre cinco e 19 anos.

A avaliação é realizada por uma ginecologista, visando verificar e cuidar da saúde ginecológica destas meninas. São avaliados também o desenvolvimento da puberdade e o crescimento delas, com dicas sobre cuidados com a higiene e orientação quanto a eventuais dúvidas desta fase.

O ambulatório está localizado à Rua Embaú, 66, na Vila Clementino, em São Paulo/SP. Os pais ou responsáveis devem confirmar a participação e agendar a triagem com Dra. Eline no número (11) 99669-5699 ou com Dra. Felisbela Holanda no (11) 98422-6361.


12 - TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

A disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa sobre a combinação de raios laser e quimioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 21 e 70 anos, portadores de cânceres de cabeça e pescoço que voltaram a crescer mesmo depois de outros tratamentos como cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.

Os voluntários passarão por uma avaliação preliminar com os médicos responsáveis pela pesquisa e os candidatos selecionados farão exames pré-operatórios e serão internados no Hospital São Paulo para serem submetidos a uma sessão de quimioterapia e laser terapia sob anestesia geral no centro cirúrgico (tempo do procedimento: 1 hora). O tratamento visa melhorar as condições locais do câncer e a qualidade de vida.

Os interessados podem entrar em contato nos telefones (11) 98752-4598 ou (11) 98729-7268, ou no endereço eletrônico mpaiva@unifesp.br ou j.ribeiro@unifesp.br.


13 - INGESTÃO DE CHOCOLATE E EXERCÍCIO FÍSICO

O Departamento de Biociências da Unifesp recruta homens, com idade entre 18 e 30 anos, para avaliar os efeitos da ingestão de chocolate após exercício físico extenuante.

Os candidatos devem ser saudáveis, não podem ter doenças crônicas, não podem ser fumantes e nem consumir nenhum tipo de medicação.

Os voluntários passarão por cinco testes: eletrocardiograma com cardiologista, ergoespirometria, e outros três testes que consistirão em exercícios físicos em esteira. Eles serão realizados no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp). Nestes três últimos testes, os voluntários irão ingerir chocolate. Haverá coleta de sangue.

Os interessados podem enviar e-mail para: luanna.rosa@hotmail.com.


14 - SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATO E GLUTAMINA E EXERCÍCIO EM ALTITUDE

O Departamento de Biociências da Unifesp recruta homens, com idade entre 18 e 30 anos, para avaliar os efeitos da suplementação de carboidrato e glutamina sobre parâmetros imune e inflamatório durante e após exercício em altitude simulada.

Os candidatos devem ser saudáveis, não podem ter doenças crônicas, não podem ser fumantes, nem consumir nenhum tipo de medicação e não ter se exposto a altitude nos últimos seis meses.

Os voluntários passarão por seis testes: eletrocardiograma com cardiologista, ergoespirometria, e outros quatro testes que consistirão em repouso, exercícios físicos em esteira e recuperação. Eles serão realizados no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp). Haverá coleta de sangue, lactato e saliva.

Os interessados podem ligar para o telefone (11) 99780-9804 ou enviar um e-mail para alinecaris@hotmail.com.


15 - OSTEOATRITE E SONO

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) recruta homens, com idade entre 40 e 70 anos, que tenham osteoartrite de joelho, para identificar a relação entre a doença e o sono. A osteoartrite de joelho pode alterar o padrão de sono, tendo como consequência uma má qualidade de vida.

Os candidatos devem ter boa saúde e escolaridade mínima de oito anos. Eles não devem ser dependentes de álcool e drogas, obesos e nem devem ter realizado cirurgia de joelho.

Os indivíduos selecionados precisam ter disponibilidade para comparecer ao CEPE, para a realização dos procedimentos da pesquisa nos dias previamente agendados, além de dormir no laboratório por uma noite, para a realização do exame de polissonografia.

Ao término da pesquisa, os participantes receberão uma cópia dos exames realizados e poderão realizar um programa de exercícios supervisionados por fisioterapeutas na academia do CEPE, duas vezes por semana, durante três meses.

Os testes irão ocorrer em dois endereços: Rua Marselhesa, 500 e na Rua Napoleão de Barros, 925, ambos na Vila Clementino, em São Paulo, próximos à Estação Santa Cruz da Linha Azul do Metrô.

Os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores: Andressa, Roberta ou Junior, pelo telefone (11) 5572-0177 ou pelo e-mail roberta.pitta@cepebr.org.


16 - CRISE ASMÁTICA

A Disciplina de Medicina de Urgência da Unifesp recruta voluntários, com idade entre 13 e 50 anos, que tenham crise asmática. O candidato pode ser fumante e não deve ter febre.

Os interessados podem ligar no telefone: (11) 96351-1412, falar com Dr. Demetrius, ou comparecer pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ao Pronto-Socorro do Hospital São Paulo (consultório 2, no 1º andar), localizado à Rua Pedro de Toledo, 720, na Vila Clementino, em São Paulo/SP.


17 - TRATAMENTO DE DOR LOMBAR AGUDA COM ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA

A disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está recrutando voluntários para uma pesquisa que visa avaliar os efeitos da estimulação elétrica nervosa nos casos de lombalgia (dores na coluna lombar) aguda.

Podem participar do estudo pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos com queixas de lombalgia aguda (dores na coluna lombar que começaram há, no máximo, duas semanas). Não serão recrutados os pacientes cujas dores sejam de origem inflamatória, tumoral ou infecciosa, usuários de marcapasso cardíaco e aparelhos de eletrochoque, recém-operados da coluna, portadores de irritação de raízes nervosas, gestante e pacientes em litigio.

Os voluntários selecionados serão avaliados por um médico reumatologista e um fisioterapeuta, por meio de testes físicos e questionários.

Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Vaneska Cruz nos telefones (11) 98256-4748 e (11) 97687-2659 ou pelo endereço eletrônico vaneska.fisio@gmail.com. Estão disponíveis 50 vagas.


18 - EXERCÍCIO FÍSICO E ENXAQUECAS

O Programa da Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da Unifesp recruta voluntários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, para participarem de pesquisa sobre efeito do exercício físico na enxaqueca.

Os candidatos não devem tomar medicação para o coração (Propranolol, Atenolol, Carvedilol, Verapamil), nem praticar atividade física regularmente. Eles participarão de um programa de 12 semanas de condicionamento físico como parte do seu tratamento ou de uma única sessão de condicionamento físico para obter orientações da maneira adequada de se exercitar. Serão realizados, gratuitamente, exames cardiológicos (aptidão física) e exame de sangue.

Para informações e agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones: (11) 5576-4778 / 99465-1187 (Dr. Arão); ou pelos e-mails: dr.reinaldo@ig.com.br / araoliva@gmail.com. Os interessados também podem ir pessoalmente ao Ambulatório de Dor de Cabeça da Unifesp, localizado à Rua Napoleão de Barros, 771, Térreo, Balcão 5 da Neurologia (Seg./Qua./Sex. às 8:00h).


19 - TRATAMENTO COMPLEMENTAR DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

O Departamento de Psicobiologia recruta crianças do sexo masculino, com idade entre sete e 14 anos, que tenham Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, para avaliação de possíveis benefícios do exercício físico e do consumo dos ômegas 3 e 6 sobre o comportamento e a memória.

É necessário que as crianças não pratiquem exercícios físicos regulares em academias ou clubes. Não haverá nenhum custo ao participante.

Inscrições: pesquisaTDAH@gmail.com / (11) 5549-2500, das 7h30 às 18h30.


20 - EFEITOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM HIPERTENSOS

O Departamento de Medicina Translacional está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido) na pressão arterial pós-exercício em indivíduos hipertensos. Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários).

Os voluntários devem ter disponibilidade na parte da manhã para realização dos testes no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício, localizado na rua Marselhesa, nº 500, Vila Mariana, 9º andar do prédio do Instituto do Sono. Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há cinco vagas disponíveis.

Os interessados podem entrar em contato com Marcos Antonio do Nascimento, entre 8h e 17h, no telefone 5576-4983, ramal 04 ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br.


21 - AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE HOMENS BRASILEIROS

A disciplina de Reumatologia recruta homens, nascidos no Brasil, com o objetivo de avaliar a taxa de gordura corporal e massa óssea, para traçar um perfil comparativo com estudos americanos. São oferecidas 500 vagas.

Os voluntários devem ter mais de 20 anos, devem ser saudáveis, com peso de até 120 kg e altura máxima de 1,90m. Não devem ter doenças conhecidas (com exceção da hipertensão) e nem usar suplementos alimentares para ganho de massa muscular.

Não serão admitidos aqueles que apresentem doenças crônicas, obesidade e que façam uso contínuo de medicamentos (anti-hipertensivos são aceitos).

O exame será realizado por densitometria, que emite radiação de baixa intensidade e é indolor. Ele terá duração de aproximadamente 50 minutos e deverá ser agendado previamente.

Para mais informações, acesse: www.dexaemhomens.blogspot.com As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 98386-5811 ou pelo e-mail: dramarcelaushida@gmail.com.


22 - EFEITOS DA CAFEÍNA SOBRE A MEMÓRIA NA COGNIÇÃO

O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) está desenvolvendo uma pesquisa para verificar os efeitos da cafeína sobre a memória e a atenção.

Podem participar do estudo homens com idade entre 18 e 35 anos, de nacionalidade brasileira, com ensino superior completo ou incompleto, índice de massa corpórea (IMC) entre 18,5 e 24,9 com boa saúde, não fumantes e que consumam ao menos uma xícara de café por dia.

Os voluntários passarão por um teste de humor, atenção e memória, com duração média de três horas, além de ingerirem cafeína equivalente a três xícaras de café. Haverá também coleta de sangue dos participantes.

Os interessados deverão preencher o questionário de triagem disponível no link http://tinyurl.com/psicobio ou entrar em contato com Juliana Lanini, pelo endereço eletrônico julianalanini@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 98991-2924.
17/10/2012 10:24
Copyright ©2006-2012 - Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo
Rua Sena Madureira, 1500 - 4º andar CEP 04021-001 - Tel.: (11) 3385-4116

http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4c95e1fc 

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Excelente blogue, parabéns!

    Voltarei.
    Abraço

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony Madureira,Agradeço o seu elogio e sei que o seu Blog tbm é excelente rsrsr Volte quantas vezes vc quiser e um Abraço a vc tbm :)

      Excluir