terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pacientes morrem após ressonância magnética .

Pacientes morrem após ressonância magnética em hospital particular

Três vítimas passaram por exames no Hospital Vera Cruz, em Campinas.
Vigilância em Saúde interditou o setor da unidade por tempo indeterminado.

EPTV  G1

Três pessoas morreram entre a tarde e a noite de segunda-feira (28) após realizarem exames de ressonância magnética no hospital particular Vera Cruz, em Campinas (SP). A Vigilância em Saúde interditou o setor responsável pelo procedimento da unidade por tempo indeterminado e pretende investigar se o contraste, composto químico utilizado no exame, tem relação com as mortes.

Segundo o corpo clínico do hospital, dois homens, de 36 e 39 anos, e uma mulher, de 25 anos, morreram de parada cardiorrespiratória após passar pelo exame. Dois começaram a passar mal minutos depois do exame e um paciente chegou a deixar a unidade médica, mas retornou assim que começou a sentir dores. O hospital afirma que as causas ainda são desconhecidas e que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML). Outros 83 pacientes realizaram ressonâncias no mesmo dia, no entanto, não apresentaram nenhum tipo de reação.
As vítimas efetuaram ressonância magnética de crânio, entre as 16h30 e 18h, em salas e com técnicos diferentes. Elas tinham situações clínicas diferentes e não foram diagnosticados com doenças em estágio avançado. Ambos preencheram um formulário declarando que não apresentavam nenhuma restrição e estavam desacompanhados de familiares e conhecidos.
Após a constatação das mortes, a direção do Vera Cruz suspendeu as atividades no setor e acionou a polícia. As salas e os materiais utilizados durante os procedimentos foram lacrados, de acordo com a direção da unidade. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial da cidade.
De acordo com a direção do hospital, a empresa responsável é terceirizada e atua no local há 20 anos. São feitos por mês cerca de 1,8 mil ressonâncias e nenhuma ocorrência deste tipo foi registrada na unidade. O Vera Cruz também informou que está colaborando com os órgãos competentes.

Vigilância
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, após a comunicação das mortes feita pelo hospital à Vigilância em Saúde, foi solicitada o envio de técnicos para a área de diagnósticos e também o Centro de Vigilância do Estado foi notificado.

 
Pacientes
A remoção dos corpos foi feita pelo IML às 2h desta terça, segundo o Serviços Técnicos Gerais (Setec). Por recomendação da vigilância, os corpos passaram por autópsia.

Entre as vítimas estão a administradora de empresa de Campinas Mayra Cristina Augusto Monteiro, 25 anos, que deixa uma filha de 4 anos. O enterro está previsto para às 16h30 no Cemitério da Conceição.

Também faleceu o paciente de Santa Rita de Cássia, o zelador Manuel Pereira de Souza, 39 anos, casado e pai de uma filha de 6 anos. Ele será enterrado na Bahia, em um distrito da cidade natal. O terceiro paciente é Pedro José Ribeiro Porto Filho, 36 anos, morador de Campinas. O local do enterro ainda não foi divulgado.


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/01/pacientes-morrem-apos-ressonancia-magnetica-em-hospital-particular.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário