quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Gigantes farmacêuticas se unem para descobrir a cura do Alzheimer, Diabetes e Lúpus nos EUA


Gigantes farmacêuticas se unem para descobrir a cura do Alzheimer, diabetes e lúpus nos EUA

Dez empresas concorrentes firmaram um pacto se comprometendo a atuar em conjunto na busca por novos medicamentos

Grupos vão compartilhar dados, cientistas, tecidos e amostras de sangue.

O GLOBO
Publicado:
Atualizado:
(EUA) - Um acordo inovador envolvendo entidades públicas e privadas de saúde dos Estados Unidos promete reforçar a esperança de que sejam encontradas as curas de diversas doenças crônicas, como a diabetes e o mal de Alzheimer, entre outros outros problemas ligados ao genoma humano.
Ao todo, dez grandes empresas farmacêuticas concorrentes, que gastam gastam bilhões de dólares a cada ano na busca por descobertas que decretem o fim desses problemas, formaram um pacto se comprometendo a cooperar de forma conjunta na procura por novos medicamentos.
O acordo demorou cinco anos para ser elaborado E foi anunciado nesta terça-feira. Os envolvidos se comprometeram a compartilhar cientistas, tecidos, amostras de sangue e dados. O objetivo é decifrar a biologia por trás do Alzheimer, da diabetes tipo 2, da artrite reumatoide e do lúpus, além de identificar alvos para novos remédios.
O valor do acordo é de aproximadamente U$ 230 milhões - relativamente pequeno perto dos U$ 135 bilhões que a indústria farmacêutica costuma gastar anualmente no país, informa o jornal americano “US News”. Ao reunir os pesquisadores de maior destaque e as melhores descobertas, os responsáveis pela ideia buscam montar um sistema de pesquisa que possa decifrar as doenças, algo que não está sendo possível separadamente.
O pacto é surpreendente pois as empresas do ramo tradicionalmente guardam em segredo suas pesquisas, especialmente na busca de adquirir patentes para proteger os direitos de potenciais futuros medicamentos. O novo acordo proíbe qualquer empresa de usar alguma descoberta em pesquisas particulares até que os resultados se tornem públicos. Todos os resultados serão divulgados para que seja possível o compartilhamento de experiências.
A aliança, chamada de “Accelerating Medicines Partnership” (Parceria para Acelerar Medicamentos, em tradução livre), envolve rivais como a Bristol-Myers Squibb, a Johnson & Johnson e a GlaxoSmithKline. Um número de fundações, incluindo a “American Diabetes Association” e a “Alzheimer's Association” concordaram em apoiar a iniciativa ajudando a recrutar pacientes para testes.
Até a formatação final do acordo, uma série de discordâncias foram debatidas. Houve polêmica a respeito do compartilhamento de resultados, da gestão dos projetos e da desistência, caso as pesquisas não deem resultado. Algumas empresas se recusaram a participar, como a Amgen Inc., que alegou que o projeto se sobrepunha ao seu próprio esforço para usar a genética humana para ajudar a descobrir novos medicamentos.
Mapeamento

O projeto tem como objetivo mapear os caminhos moleculares que cada doença segue e identificar pontos-chave que poderiam ser alvos para o tratamento. Na diabetes tipo 2, por exemplo, os pesquisadores esperam catalogar as mudanças genéticas que aumentam ou diminuem o risco de uma pessoa desenvolver a doença. Ele também irá buscar novos métodos para medir o curso de cada doença ao avaliar se um medicamento potencial está funcionando.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário