domingo, 9 de março de 2014

O que é Vasculite?

Dr. Arthur Frazão (Médico) 

Vasculite, também chamada de Angeíte, é a inflamação das paredes dos vasos sanguíneos que pode afetar somente um vaso ou pode ser grave e afetar diversos vasos e até mesmo diferentes órgãos e sistemas do corpo.

A principal consequência da vasculite é a interrupção do fluxo sanguíneo do vaso afetado que pode resultar numa isquemia e por isso ela deve ser tratada o quanto antes.

Como qualquer vaso sanguíneo do corpo pode ser afetado, a vasculite pode gerar sintomas muito diferentes, estando relacionados com a região afetada pela doença ou o órgão que foi comprometido.

A vasculite pode ainda ser um dos sintomas de doenças como nodoso, púrpura de schönlein-henoch, doença de Buerger, periarterite nodosa, arterite temporal ou doença do soro e neste caso é necessário tratar a doença de base para que a cura da vasculite seja alcançada.

Fotos da vasculite
Sintomas da vasculite
Os sintomas clássicos da vasculite geralmente são:
Manchas vermelhas na pele que é sinal de extravasamento de sangue;
Sensação de formigamento ou perda da sensibilidade da região afetada pela vasculite e
Dor nas articulações próximas à região afetada pela doença.

Outros sintomas que também podem estar presentes na vasculite são:
Febre;
Perda do apetite;
Mal estar;
Emagrecimento de 4 kg ou mais sem causa aparente;
Dor abdominal e
Cansaço.

De acordo com o local da vasculite, ela pode ainda gerar:
Crostas nasais, sinusite, dor nasal, surdez, voz rouca quando afeta ouvidos, olhos e garganta;
Tosse, chiado ao respirar, tosse com sangue, falta de ar, pneumonia resistente à antibióticos, quando afeta o sistema respiratório;
Dor, vermelhidão, comprometimento da visão, quando afeta os olhos.
Dor abdominal, quando afeta o trato gastrointestinal;
Urina turva, urina com sangue ou presença de proteínas na urina, quando afeta os rins;
Parestesia e fraqueza, quando afeta o sistema nervoso;
Doenças cardíacas, infarto, quando afeta o coração.
Causas da vasculite

As causas da vasculite ainda não são totalmente esclarecidas mas sabe-se que ela pode ser causada por:
Efeito colateral de algum medicamento como Penicilamina, Propiltioracil, Hidralasina, Minociclina;
Uso de drogas como cocaína ou anfetaminas;
Pode estar relacionada a presença de micro-organismos como o vírus da hepatite B ou C, em indivíduo que possuem poliartrite nodosa; parvovírus B19 como ocorre na granulomatose de Wegener, e doença de Kawasaki;
Reação de hipersensibilidade;
Predisposição genética;
Falha na regulação de mecanismos imunológicos que participam da resposta a alguns causadores de alergia;
Exposição à sílica.
Diagnóstico da vasculite

Para o diagnóstico da vasculite deve-se associar a história do indivíduo, os sintomas apresentados e recomenda-se que se faça alguns exames tais como:
Exame de sangue (hemograma) completo, VHS;
Coagulograma;
Uréia, eletrólitos, creatinina, clearance de creatinina,
Testes da função hepática, PCR;
Eletroforese de proteínas e imunoglobulinas;
ANCA, FAN, ENA,
Fator reumatóide;
Complemento C3 e C4;
Anticorpo anticardiolipina;
Crioglobulinas;
Testes da hepatite B e C;
Exame de urina e urocultura;
Radiografia de tórax.

Além destes exames o médico pode ainda solicitar outros exames para avaliar a função dos órgãos afetados pela doença, como ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadoriza além da avaliação do médico especialista. Estes exames são necessários para poder certificar-se sobre a vasculite e poderão auxiliar na sua classificação, sendo muito importante para o tratamento da doença.

Tratamento para vasculite

O tratamento das diferentes formas de vasculites deve ser realizado de acordo com a natureza e a severidade do quadro clínico. É importante realizar o diagnóstico da doença e classificá-la corretamente para que o tratamento seja bem direcionado. Em alguns casos o médico poderá receitar a toma de corticóides e imunossupressores, mas nas vasculites graves que afetam órgãos e sistemas o indivíduo deverá permanecer internado no hospital para que receba o tratamento adequado.
Vasculite tem cura?

A vasculite nem sempre tem cura, pois em alguns casos a doença pode ser auto-imune e neste caso o indivíduo deverá seguir o tratamento proposto por toda a vida. Contudo, em alguns casos a vasculite tem cura, vai sempre depender do que originou a doença.

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
http://www.tuasaude.com/vasculite/

Um comentário:

  1. Eu já tive vasculite no meu caso apareceu algumas bolinhas vermelhas do lado do meu pé, até ai elas não doia e não me incomodavam,e como já estava sendo medicada tudo tava bem, + depois de 1 tempo começou a doer o meu dedo da mão , parecia que eu estava com o canto da unha infeccionada + eu nada tinha feito e nem tinha tirado cutícula para justificar aquela dor que parecia que pulsava o meu dedo, eu tinha que ficar com o dedo dentro da água para parar a dor, + fui logo no PS e lá tbm fiquei internada, porque ai eles viram aquelas bolinhas do pé e o dedo da mão ai falaram que era tudo devido a vasculite tive que tomar medicações intravenosas e fazer drenagem no meu dedo e depois de 1 tempo a minha unha caiu.E graças a Deus depois desse episódio eu nunca mais tive.

    ResponderExcluir