quinta-feira, 17 de abril de 2014

Participe do Programa Cadastro-Inclusão de Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida


Prefeitura reabre censo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Cadastro Inclusão pretende mapear perfil de moradores da cidade. 

Do G1 São Paulo 10/04/2014 10h43 - Atualizado em 10/04/2014 12h39

A Prefeitura de São Paulo reabre, nesta quinta-feira (10) o Cadastro Inclusão, que pretende mapear o perfil das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que moram na cidade. Com o censo, a Prefeitura quer aperfeiçoar políticas públicas direcionadas a esas pessoas.
O cadastro é feito somente pelo site www.cadastroinclusao.sp.gov.br (disponível a partir das 14h). As pessoas devem preencher uma ficha informando o tipo de deficiência, faixa etária, gênero, grau de escolaridade, tipo de trabalho e habitação, além de quais serviços públicos têm acesso. Segundo a Prefeitura, todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem participar do programa, inclusive crianças.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/prefeitura-reabre-censo-para-pessoas-com-deficiencia-e-mobilidade-reduzida.html 
----------------------------------------------------






Perguntas Frequentes:
O que é:
Cadastro online de dados que permite identificar o perfil socioeconômico e comportamental de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, moradoras da cidade de São Paulo.
Objetivo:
Oferecer subsídios à Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Público-alvo:
Todas as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, moradoras da cidade de São Paulo, poderão participar deste programa, sejam elas crianças (por meio do preenchimento dos pais e/ou responsáveis), jovens, adultos e idosos.
Histórico:
Em 2012, a Prefeitura lançou o Censo Inclusão, que consistia em duas etapas. A primeira foi encerrada em agosto no ano passado, quando foram recebidos 42 mil questionários, entre aqueles enviados aos domicílios paulistanos e os que foram respondidos diretamente no site. Deste total, 35 mil foram considerados válidos. A segunda etapa é a continuidade da captação dos dados, que será permanente e por meio do Cadastro Inclusão na internet.
Cadastro Novo:
- Acessar o site www.cadastroinclusao.sp.gov.br.
- Clicar no botão “Acessar Cadastro-Inclusão”.
- Clicar em “Novo Cadastro”.
- Preencher os campos obrigatórios: Nome completo / data de nascimento / nome completo da mãe ou do responsável.
- Digitar as letras que aparecem no campo de validação e clicar em “Continuar”.
- Preencher o email no campo “Login”.
- Escolher e digitar uma senha e clicar em “Confirmar”.
- Ler atentamente as recomendações e clicar em “Concorda”.
- Preencher os dados pessoais e clicar em “Confirmar”.
- Responder as 27 questões.
- Ao término, conferir a tela com as respostas, clicar no campo “Atesto que...”, e depois em “Finalizar”.
Para quem já respondeu o Censo Inclusão em 2012:
As pessoas que já responderam o questionário do Censo Inclusão (via formulário impresso ou internet) no ano passado não precisam preencher novamente, a não ser que haja necessidade de atualizar algum dos dados informados.
Para isso, há dois procedimentos diferentes:
1) Se a pessoa respondeu pelo formulário impresso, basta acessar o site www.cadastroinclusao.sp.gov.br, clicar em “Acessar Cadastro-Inclusão”, e depois clicar em “Alterar cadastro enviado por formulário”. Feito isso, inserir as três informações chave: Nome completo, data de nascimento e nome da mãe ou responsável. O cadastro será aberto, permitindo a alteração das informações.
2) Se a pessoa respondeu o cadastro pela internet, basta acessar o site www.cadastroinclusao.sp.gov.br, clicar em “Acessar Cadastro-Inclusão”, e depois em “Corrigir Cadastro”. Preencher o email no campo “Login”, a senha cadastrada no ano passado, digitar as letras que aparecem no quadro de validação e clicar em “Confirmar”. Caso não lembre mais da senha ou do seu login, a pessoa deve clicar em “Acessar Cadastro-Inclusão” e depois em “Esqueci meu login e senha”. Em seguida, preencher os campos obrigatórios: Nome completo / data de nascimento / nome completo da mãe ou responsável. Inserir o telefone de contato, preencher as letras que aparecem no quadro de validação e clicar em “Confirmar”. Um atendente entrará em contato com a pessoa para orientá-la sobre a recuperação da senha.
OBS: É possível que a pessoa entre com os dados e o site não localize seu formulário. Isso pode acontecer porque alguns questionários não foram preenchidos corretamente ou foram preenchidos de maneira ilegível, dessa forma não foi possível incorporá-los ao programa. No entanto, o site permite que seja preenchido um novo formulário.
Características do cadastro:
- 27 perguntas de múltipla escolha que abordam o tipo de deficiência, faixa etária, gênero, grau de educação, tipo de trabalho e habitação, quais serviços tem acesso em áreas como saúde, transporte, esporte e cultura, entre outras.
- RG e CPF não são campos obrigatórios, mas há necessidade de informar um endereço de email, além do nome completo, data de nascimento e nome da mãe ou responsável.
Recursos de acessibilidade:
Há diversos recursos como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual e possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo. O site ainda disponibiliza vídeos contendo a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre o Cadastro
O Cadastro-Inclusão é um programa da Prefeitura de São Paulo para identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito do Município de São Paulo. Instituído pela Lei nº. 15.096 de 05 de janeiro de 2010, e regulamentado pelo Decreto nº. 52.241 de 14 de abril de 2011, tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O Cadastro-Inclusão ficará aberto até 2015
O Cadastro-Inclusão deverá conter informações quantitativas sobre os tipos e graus de deficiência encontrados e informações necessárias para contribuir para a qualificação, quantificação e localização das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A coordenação desse programa é responsabilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Se você, ou alguém da sua família, possui alguma dessas características, é fundamental que preencha esse formulário, para que possamos melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação, cultura, lazer entre outras.

 Questionário

Questão 1Qual(is) tipo(s) de deficiência(s) ou restrição de mobilidade você possui?
Questão 2Quando você adquiriu?
Questão 3É interditado judicialmente?
Questão 4Causa da deficiência ou restrição da mobilidade:
Questão 5Sobre a escrita do Português, você considera que:
Questão 6Sobre a leitura do Português, você considera que:
Questão 7Frequenta escola ou faculdade?
Questão 8Tipo(s):
Questão 9Escolaridade:
Questão 10Quais as principais dificuldades em seu ambiente escolar:
Questão 11Sua escola oferece:
Questão 12Trabalha?
Questão 16Se não trabalha, qual(is) o(s) motivo(s)?
Questão 17Renda pessoal:
Questão 18Mobilidade:
Questão 19Quais formas utiliza para comunicação?
Questão 20Utiliza assistência à saúde:
Questão 21Faz algum tipo de tratamento, acompanhamento ou reabilitação relacionado à deficiência ou restrição de mobilidade?
Questão 22Frequenta algumas destas atividades?
Questão 23Pratica atividade física/esportiva?
Questão 24Tipo(s) de transporte utilizado(s):
Questão 25Com relação à moradia:
Questão 26Qual(is) tipo (s) de meios de comunicação você utiliza?
Questão 27Assinale quem prestou as informações:

  - Acessar o site para fazer o Cadastro  www.cadastroinclusao.sp.gov.br.

Um comentário:

  1. Pronto, já me cadastrei, Assim quem sabe a prefeitura olhe um pouquinho + para a gente né? rsrsr
    Porque muito ainda tem que se melhorar.Principalmente em relação a acessibilidade, Ônibus com + acentos para Defis e que não tenha degraus, bancos de espera em pontos de ônibus, termos prioridade na filas, em postos de Saúde, comércio etc...

    ResponderExcluir