quarta-feira, 23 de julho de 2014

MPF/SP: usuários do SUS não atendidos recebem certidão com motivo da recusa

22/7/2014 
Documento poderá ser usado por pacientes no caso de acionarem a Justiça
Atendendo a recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), oito municípios da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, passaram a fornecer uma certidão aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não conseguem atendimento no serviço de saúde solicitado.
O formulário traz o nome do paciente, a unidade de saúde procurada, data, hora e o motivo da recusa de atendimento. Segundo o procurador da República Edilson Vitorelli Diniz Lima, um dos objetivos da medida é que o usuário tenha um documento para, se for o caso, acionar a Justiça.

O fornecimento da certidão de recusa de atendimento foi recomendado pelo MPF em janeiro de 2014 aos municípios da subseção Judiciária de Campinas e ao Estado de São Paulo. As cidades de Amparo, Artur Nogueira, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Sumaré e Vinhedo foram as primeiras a apresentar modelo do documento. 

O município de Campinas, por sua vez, solicitou aumento do prazo para prestar informações sobre o tema e até então não voltou a se manifestar. Já a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e as cidades de Capivari, Elias Fausto, Holambra, Jaguariúna, Jarinu, Mombuca, Morungaba, Paulínia, Pedreira, Rafard, Santo Antônio de Posse e Valinhos ainda não responderam sobre a implementação do procedimento.

Sem explicação - A recomendação do MPF considerou que a negativa do serviço de saúde costuma ser transmitida ao cidadão por atendentes do SUS de forma verbal e breve, não esclarecendo, por exemplo, qual o prazo de agendamento do atendimento solicitado, o tempo de espera para serviços de urgência ou a previsão de contratação da especialidade médica requerida.

Na perspectiva do poder público, a certidão de recusa pode auxiliar o Estado a monitorar os serviços que não estão sendo prestados, criando, assim, um mapa de qualidade. Além disso, os administradores municipais e hospitalares têm o dever de viabilizar o controle da atividade médica por parte de qualquer cidadão, sob pena de responderem conjuntamente pelas irregularidades que venham a ocorrer

As autoridades que ainda não se manifestaram têm até 24 de setembro de 2014 para informarem o acatamento da recomendação e as medidas adotadas para seu cumprimento.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes
11-3269-5068 (5368)
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

terça-feira, 22 de julho de 2014

ALERTA: Meningite também pode ser transmitida por caramujos




17/07/2014

ALERTA: Meningite também pode ser transmitida por caramujos


Tempo de áudio – 02'40''
LOC/REPÓRTER: A meningite é uma doença que ataca as três membranas responsáveis por proteger a medula espinhal, o encéfalo e outras partes do sistema nervoso central. Em casos graves, pode deixar sequelas e até matar. A doença é provocada por vírus e bactérias, mas também pode ser causada por um verme que vive em moluscos. De acordo com a bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz, Silvana Thiengo, o principal transmissor desse tipo de meningite no Brasil é o caramujo gigante africano:
TEC/SONORA: bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz - Silvana Thiengo
"Que é um caramujo que foi introduzido no Brasil para ser utilizado na alimentação, mas as pessoas desistiram, não têm hábito de comer caramujo no Brasil e eles se proliferaram. Hoje em dia, a gente tem relatos desse caramujo em todo o Brasil, praticamente todo o Brasil está infestado, e eles estão dentro das populações, próximos das casas, nos quintais, nos jardins, nas praças. Então o contato com as pessoas é muito facilitado."
LOC/REPÓRTER: A dona de casa, Eliza Dias, adora cuidar da horta que tem em casa. Depois  que ficou  sabendo sobre os  riscos do contato com os caramujos , ela conta que vai redobrar os cuidados .
TEC/SONORA: dona de casa – Eliza Dias
"Eu nem sequer usava luva. Às vezes ia misturar o adubo e mexia com as mãos com a ajuda de uma pazinha e encontrei vários e muitos, mas, na minha opinião, achava que aquilo era bom para a planta e aí eu só misturava, não tirava nenhum. Agora é luva e se eu vir algum já tiro logo."
LOC/REPÓRTER: A bióloga Silvana Thiengo, vinculada ao Instituto Oswaldo Cruz, explica que a pessoa contrai a meningite transmitida por caramujos se consumir verduras, legumes e frutas contaminadas com as larvas do verme encontradas no muco do molusco. Para evitar a contaminação, Silvana Thiengo recomenda medidas preventivas.
TEC/SONORA: bióloga e chefe do laboratório de estudos de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz - Silvana Thiengo
"Lavar bem as hortaliças antes de serem consumidas e depois deixar de molho numa solução que tenha hipoclorito de sódio que é uma colher de sopa de água sanitária, misturada num litro de água durante 30 minutos e depois dar mais uma lavadinha na água filtrada e, sempre que for fazer catação do caramujo, é importante que você use sacos plásticos, luvas, que você proteja as mãos para não ter o contato direto com aquela baba, com aquele muco do molusco onde pode estar a larva do parasito."
LOC/REPÓRTER: A bióloga Silvana Thiengo, vinculada ao Instituto Oswaldo Cruz, explica ainda que  é importante recolher  os ovos do caramujo, que costumam ficar semienterrados. Segundo ela, os ovos também podem estar contaminados com o verme responsável por causar a meningite.
Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Clique Aqui para ouvir o Áudio
http://www.webradio.saude.gov.br/noticia.php?codigo_noticia=PDMS140523#.U87YcDnnUko.blogger

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivonotícias e podcasts da Web Rádio Saúde

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PAI EU CONFIAREI (Bruna Karla) FABIANA ANASTÁCIO


Pai, Eu Confiarei

Eu sei que a caminhada
É tão difícil de seguir
É tão bom estar sorrindo
Quando tudo vai bem
Eu quero ver tua fé
Quando o mundo te esquecer
Lembrarás que Eu Sou o teu Deus?
Deixarás te levar? (Confio em Ti)
Vai em Mim descansar? (Confio em Ti)
Lembrarás das promessas que Eu te fiz? (Que eu te fiz)
Quando for impossível (Clamarás À Mim)
Clamarás a Mim?
Lembrarás que Sou teu Pai
Ou me esquecerás?
Senhor eu confio em Ti
E se chorares (Confio em Ti)
E se te machucares (Confio em Ti)
Lembrarás das promessas que Eu te fiz?
(Que eu te fiz)
Quando for impossível (Clamarás a Mim)
Clamarás a mim?
Lembrarás que sou Teu pai ou me esquecerás?
Senhor, eu confio em Ti
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei

Farmácia Popular do Governo Federal (Medicamentos disponíveis)

Medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular do Governo Federal

 O programa de medicamentos Farmácia Popular do Brasil, patrocinado pelo Governo Federal, tem o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de  "Aqui tem Farmácia Popular".
A disponibilidade dos medicamentos e de fraldas para idosos se dá seguinte forma:
  • Medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma que integram o "Saúde Não Tem Preço" (clique aqui para conhecer a listagem)

  • Medicamentos disponibilizados nas unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular (clique aqui para conhecer a listagem)

  • Medicamentos disponibilizados para venda nas drogarias e farmácias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular clique aqui para conhecer a listagem)

  • Lista de fraldas geriátricas disponíveis no Aqui Tem Farmácia Popular (clique aqui para conhecer a listagem)
Para ter acesso aos medicamentos, basta se dirigir a um dos endereços portando os seguintes documentos:
  • CPF;
  • Documento com foto; e  
  • Receita médica válida (validade de 180 dias).      

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

http://www.capesesp.com.br/web/guest/farmacia_popular 
Logo
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasília-DF / CEP: 70058-900
Telefone: (61) 3315-2425
Selo Carta Sus