sexta-feira, 10 de julho de 2015

Lúpus foi tema de Encontro em Londrina no dia 04/07/15


Encontro Lúpus
Lúpus foi tema de encontro em Londrina
Escrito por
Dayane AlbuquerqueSeg
06/07 /15
Combater o preconceito e agilizar o diagnóstico na rede de saúde estiveram entre os objetivos do encontro que reuniu cerca de 100 pessoas

A secretária ressaltou que o retorno do encontro foi muito positivo e que a intenção é continuar dando suporte aos pacientes lúpicos do município. “Nossa intenção é promovermos outras
mobilizações, para debater e conscientizar sobre a doença”, disse.

Entre os presentes estiveram a diretora da 17ª Regional de Saúde,
Teresinha Sanches, que representou o secretário de Saúde do Estado do Paraná,
Michele Caputo Neto;
os vereadores professor Fabinho (presidente da Câmara Municipal de Londrina),
Elza Correia,
Lenir de Assis e
Sandra Graça;
o presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Antônio Caetano de Paula; o presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Antonio da Rocha Loures e a
Presidente da Associação 

É Hora de Viver de Londrina, Sandra de Souza



Mais um passo foi dado na luta de quem vive com o Lúpus!
O 1º Encontro Regional para a Conscientização sobre o Lúpus foi realizado na manhã do dia 04/07/15, com o objetivo de desmistificar e explicar os sintomas e formas de tratamento da doença.
A vereadora Elza Correia, autora da Lei nº 12.148/2014 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, acredita que os esclarecimentos do Encontro podem sensibilizar o poder púbico e fazer avançar o processo de implantação de políticas públicas e divulgação de informações nas Unidades Básicas de Saúde acerca da doença.
Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar no calendário oficial do Município
a Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico, a ser celebrada, anualmente, no mês de Maio, na semana que contenha o dia 10.
Institui, no calendário de Comemorações Oficiais do Município, Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar no calendário oficial do Município.
A CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º Passa a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do Município a Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico, a ser celebrada, anualmente, no mês de maio, na semana que contenha o dia 10.
Art. 2º A Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico tem como finalidade promover campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e cursos sobre essa doença no âmbito do Município de Londrina.
Art. 3º Como instrumento auxiliar para atender aos objetivos da Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico serão realizados eventos educativos, culturais e de lazer para sensibilização e mobilização da população para a seriedade do tema.
Art. 4º A programação e as atividades da Semana de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico poderão ser coordenadas pelo Município, a seu critério, em parceria com outras esferas do Poder Público, Instituições e Organizações não governamentais com ações que priorizarão:
I – oportunizar a discussão permanente sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico;
II – ampliar e estimular o conhecimento sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico;
III – envolver atividades nas áreas de educação, psicologia, medicina, fonoaudiologia, educação física, terapia educacional, empregabilidade e empreendedorismo em torno da temática do Lúpus Eritematoso Sistêmico;
IV – divulgação de experiências, reflexões e práticas profissionais para combater a precariedade de conhecimento sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico; e
V – orientação e apoio àquele que tem essa doença e seus familiares, como forma de melhorar as condições de crianças e adultos que sofrem do transtorno.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Londrina, 25 de agosto de 2014.
ALEXANDRE LOPES KIREEFF PAULO ARCOVERDE NASCIMENTO
Prefeito do Município Secretário de Governo
Ref. Projeto de Lei nº 140/2014
Autoria: Elza Pereira Correia, Lenir Cândida de Assis, Sandra Lúcia Graça Recco, Joaquim Donizete do Carmo, Gerson Moraes de Araújo, José Roque Neto, Fábio André Testa, Péricles José Menezes Deliberador, Douglas Carvalho Pereira, Gustavo Corulli Richa, Roberto Yoshimitsu Kanashiro e Ederson Junior Santos Rosa

Esse texto não substitui o publicado no Jornal Oficial, edição nº 2513, caderno único, fls. 2, de 27.08.14.

Um comentário:

  1. Meu Agradecimentos a Vereadora Elza Correia por estar nos ajudando a tirar o #Lúpus do Escuro.
    Ao Prefeito de Londrina
    E tbm a #AssociaçãoÉHoradeViver
    E a Nossa Amiga de Luta
    #SandradeSouza
    Ea todos que estão entrando nesta nossa luta
    #LúpusTemqueterAtenção
    #LúpusUnidosSomosMaisFortes
    #Lúpusleslesblogspot♡

    ResponderExcluir