quarta-feira, 29 de julho de 2015

Osteonecrose

O que é a osteonecrose? 
A osteonecrose ocorre quando o osso perde a sua vascularização, e o osso morre. 
A osteonecrose também é conhecida como necrose asséptica, necrose avascular ou necrose isquêmica.


O que ocorre na osteonecrose?
O osso é uma estrutura viva e quando perde a vascularização o osso morre, as células ósseas morrem. Com a morte dos osteócitos o osso pode ficar mais fraco e quebrar ( imagine as colunas de um prédio que começaram a quebrar).

Como é evolução da osteonecrose?
A osteonecrose óssea é uma doença autolimitada, ou seja, tem começo meio e fim. Progride sempre para a cura. Importante entender que a cura do osso não significa que a região voltae a ser como era antes. Quando dissemos que ela evoluiu para cura queremos dizer que o osso morto será substituído por osso vivo, num processo lento que cura meses ou anos.

Como fica o osso após a cura da osteonecrose?
Durante a evolução da osteonecrose o resultado final depende muito da área do osso que foi afetada. quando a área é pequena o osso não perde a resistência estrutural e não colada. Ocorre cura e não ficam sequelas. Quando á área é grande o osso perde a resistência estrutural e pode afundar, perdendo a sua forma e levando a uma artrose secundária a deformidade óssea.

Como é tratada a osteonecrose?
O ponto importante é manter o osso na sua forma original enquanto ocorre o processo se remodelação do osso.O que é o processo de remodelação óssea?
A remodelação óssea é a substituição do osso necrotico, morto, por osso novo, sadio.

A osteonecrose pode ser tratada com cirurgia?
Sim, existem várias técnicas cirúrgicas para tratar a osteonecrose. O tipo de cirurgia é específico para cada osso do corpo afetado. Por exemplo na cabeça do femur ,nos estágios iniciais podemos realizar uma cirurgia descompressiva e colocar enxerto na região para acelerar o processo. 
Nos casos mais graves e adiantados pode ser necessário realizar uma prótese de cabeça de fêmur.

Existem outras formas de tratamento?
Sim, como precisamos manter a forma do osso, algumas vezes retiramos o stress da articulação. 
No caso dos membros inferiores o paciente pode usar um par de muletas e nos casos dos membros superiores evitar as posições que provoquem carga sobre a região do osso afetado.

Quais locais do organismo são mais afetados pela osteonecrose?
A osteonecrose pode acometer virtualmente qualquer osso porém ela é mais comum na cabeça do fémur, cabeça do úmero, osso semilunar na mão, ossos do pé ( navicular, 1 e 2 metatarsianos e Talus) e no Joelho.

Quais as causas do osteonecrose?
As causas da osteonecrose não são completamente conhecidas uma boa percentagem é classificada como idiopática, porém alguns fatores estão associados a uma maior incidência: uso crónico de corticoide, alguns tipos de anemia, uso cronico de álcool, lesões articulares, alguns tipos de artrite a também alguns tipos de câncer.
Ortopedista -Médico do Esporte
Minha foto RJ Brasil 
http://www.marcosbritto.com/2010/06/osteonecrose.html

2 comentários:

  1. Infelizmente esta é a minha situação Atual :( Osteonecrose em tornozelo , joelho e punho .

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente meu pai também sofre muito com a esteonecrose no maxilar ... gostaria de saber mais a respeito desse tratamento....

    ResponderExcluir