terça-feira, 25 de outubro de 2016

Acre sanciona lei de política para conscientização sobre lúpus

Acre sanciona lei de política para conscientização sobre lúpus
Trabalho inclui campanhas e implantação de sistema de coleta de dados.

O governo do Acre 
sancionou a lei n° 3.170, que institui a política de 
conscientização e orientação sobre o 
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e 
Lúpus Eritematoso Discóide (LED). O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A política, de acordo com o texto, inclui realização de campanha de divulgação com objetivo de explicar sobre a doença, informar sobre as precauções aos pacientes portadores, disponibilizar orientação psicológica e ainda tratamento médico adequado.

O trabalho deve contar com a confecção e distribuição de cartazes, panfletos e folders para divulgação; e ainda promover encontros visando a "conscientização e preservação da autoestima no tratamento da doença".

A lei também determina a implantação de um "sistema de coleta de dados sobre os portadores das patologias" por meio de informações repassadas por hospitais públicos, postos de saúde e entidades privadas de saúde. A ideia com isso é contribuir para "o aprimoramento das pesquisas científicas" sobre o assunto.

Associação de pacientes da doença diz que não sabia sobre determinação.
Janete Zaira, da Associação de Pacientes de Lúpus do Acre (Aplac), falou que o órgão tomou conhecimento do teor da lei somente por meio da publicação no DOE e que deve se posicionar sobre o assunto após um estudo sobre o documento.
http://www.aplac.com.br/

Sobre o lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico (LES),conhecido somente como lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou de forma agressiva. A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e por estarem em todo o corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

17/10/2016 22h39 
Por Caio Fulgêncio
Do G1 AC
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/10/acre-sanciona-lei-de-politica-para-conscientizacao-sobre-lupus.html

#G1 #CaioFulgêncio
#Acre #Lúpus #APLAC
#Compartilhando 
#LúpusLesLes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário