sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Por G1 SP
Golpistas ligam para família de pacientes e pedem dinheiro para procedimentos

Ao menos quatro casos são investigados na capital; Associação de hospitais privados recomenda que vítimas tenham acompanhamento do departamento jurídico.

Golpistas se passam por médicos para enganar parentes de pacientes internados em hospitais
A polícia de São Paulo investiga ao menos quatro casos de um golpe em que integrantes de um grupo ligam para a casa de familiares de pacientes que estão internados em hospitais, informam que são da equipe médica e que precisam de dinheiro para fazer um procedimento de urgência. Assustados, os familiares acabam depositando o dinheiro.

Em um dos casos mostrados pelo Bom Dia São Paulo, um homem que não quis se identificar foi informado que sua mãe de 86 anos tinha sido atropelada e foi internada no Hospital Santa Paula, na Zona Sul de São Paulo, na terça-feira (6).

Depois, recebeu um telefonema, o qual o Bom Dia São Paulo teve acesso, de uma pessoa que se passou por médico do hospital dizendo que a mãe precisava passar por um procedimento de urgência porque poderia desenvolver leucemia.
“Só que pra ‘mim’ [sic] fazer o agendamento desses exames, eu preciso da autorização da família e saber se a família tem condições de fazer esses exames "particular", né?
Aham.

Eu tenho autorização de fazer esses exames particular? 

Então, me explica algumas coisas antes por favor tá? qual valor?

O valor dos exames, com a medicação tudo incluso, ficou no valor de 3980 reais, certo?”

Depois de desligar o telefone, o homem procurou seu médico que lhe informou se tratar de um golpe. 

“Desliguei, falei que ia conversar entre a minha família, que eu retornaria para ele pra dar o procedimento no assunto, peguei meu telefone, liguei pro meu médico, meu médico falou que isso era um golpe e aí sim eu fui ouvir a gravação novamente e vi que a pessoa falava errado, Que ele não tinha postura de medico, usava gírias, que você na hora da emoção, você não nota -- num segundo momento vai notar”, disse.
O Bom Dia São Paulo ligou de volta para o suposto médico e o telefone caiu na caixa postal. Para a vítima do golpe, os golpistas tem integrantes nos hospitais envolvidos. “O estelionatário sabia o nome da minha mãe, o meu convênio, o convênio dela, o nome dos médicos. Então, isso não é normal. Eles têm tantas informações que você acha que tem que fazer o depósito.

Também no hospital Santa Paula há uma outra vítima do golpe. Uma mulher que tem o marido internado por aneurisma também recebeu um telefonema dos golpistas pedindo R$ 3 mil.

Eles ligaram dizendo que tinham realizado um exame nessa, na tarde da terça-feira, de última hora, descobriram que ele estava com leucemia, e que ele dava 100% de cura porque tinha sido descoberto agora no início. Tive uma sensação de impotência, de desespero, o que você puder fazer pra ajudar, você vai fazer. eu não quis, eu nem perguntei o valor, antes de ele falar o valor, eu falei "pode colocar a medicação".

As duas vítimas que conversaram com o Bom Dia São Paulo disseram que ouviram histórias parecidas de outros pacientes. A Polícia Civil reforça que é fundamental que as pessoas registrem o boletim de ocorrência.

O Hospital Santa Paula reconheceu que esse tipo de golpe existe e que, por isso, está distribuindo um informativo com detalhes para os pacientes se protegerem. Também reforçou que o hospital não pratica cobranças por telefone.

A Associação Nacional de Hospitais Privados diz que foi informada sobre esses casos e que aconselha os hospitais a sempre entrarem em contato com os pacientes. Também recomenda que as vítimas do golpe recebam acompanhamento do departamento jurídico do hospital.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/golpistas-ligam-para-familia-de-pacientes-e-pedem-dinheiro-para-procedimentos.ghtml

#Atenção #Compartilhando
#LúpusLesLes

Nenhum comentário:

Postar um comentário