sexta-feira, 28 de junho de 2019

Transmissão ao Vivo 🎬 SALA TIRADENTES Câmara Municipal de São Paulo realizada reunião sobre a Regulamentação da Lei 17.083/19, que institui no Município de São Paulo o Programa de Apoio a Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares.


Online  🎬 Transmissão ao Vivo 
SALA TIRADENTES
Para visualizar o vídeo é necessário ter uma versão atualizada do Adobe Flash Player em seu computador. Instruções: Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome.
Por favor, aguarde. Se houver evento, a transmissão começará em poucos segundos.
Para ver em tela cheia, clique aqui e depois no ícone “fullscreen” no canto inferior direito do video.

🎬 Clique aqui 👇
http://www.saopaulo.sp.leg.br/transparencia/auditorios-online/sala-tiradentes/

É Hoje sexta-feira (28) Câmara Municipal de São Paulo ( Sala Tiradentes - 8º andar - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista), será realizada a reunião sobre a Regulamentação da Lei 17.083/19, que institui no Município de São Paulo o Programa de Apoio a Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares.

SALA TIRADENTES 🕘 09:00 - 12:00 
Reunião sobre Doenças Raras para Debater a Regulamentação da Lei 17.083/19

ENDEREÇO: PALÁCIO ANCHIETA / VIADUTO JACAREÍ, 100 - BELA VISTA - SÃO PAULO-SP - CEP 01319-900 - TELEFONE: 11 3396-4000

Lei Municipal de São Paulo
LEI Nº 17.083 DE 14 DE MAIO DE 2019

Institui, no âmbito do Município de São Paulo, o Programa de Apoio às Pessoas com Doenças Raras, e seus familiares, de acordo com a Política Municipal de Pessoas com Doenças Raras.

(Projeto de Lei nº 197/07, dos Vereadores Gilberto Natalini – PV e Rinaldi Digilio - PRB)

#LeiMunicipalN°17083De14DeMaioDe2019
#ProgramaDeApoioaPessoasComDoençasRaraseSeusFamiliares
#SecretariaMunicipalDaPessoaComDeficiência
#CâmaraMunicipalDeSãoPaulo
#VereadorGilbertoNatalini 
#FebraRaras
#DoençasRaras
#Lúpus
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#BloggerLúpusLesLes
#Blogger #LúpusLesLes

https://les-lupusleslescom.blogspot.com/2019/06/a-camara-municipal-de-sao-paulo.html?m=1

quinta-feira, 27 de junho de 2019

A Câmara Municipal de São Paulo realizada a reunião sobre a Regulamentação da Lei 17.083/19, que institui no Município de São Paulo o Programa de Apoio a Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares.

🧬 Nesta sexta-feira (28), das 9h30 às 12h, na Câmara Municipal de São Paulo ( Sala Tiradentes - 8º andar - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista), será realizada a reunião sobre a Regulamentação da Lei 17.083/19, que institui no Município de São Paulo o Programa de Apoio a Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares.
📧 Confirmação de presença: lucianafeldman@gmail.com

#PraCegoVer: primeira foto de plano de fundo uma molécula de DNA, em tons: branco e azul. Ainda, abaixo da imagem, formato de ondas na cor azul claro e escuro. O restante do plano de fundo está na cor azul. Texto sobre a imagem com todas as informações já citadas na publicação.

SALA TIRADENTES 🕘 09:00 - 12:00 
Reunião sobre Doenças Raras para Debater a Regulamentação da Lei 17.083/19 
ENDEREÇO:  PALÁCIO ANCHIETA  /  VIADUTO JACAREÍ, 100  -  BELA VISTA -  SÃO PAULO-SP  -  CEP 01319-900  -   TELEFONE: 11 3396-4000COMO CHEGAR


http://www.saopaulo.sp.leg.br/transparencia/auditorios-online/sala-tiradentes/


Lei Municipal de São Paulo
LEI Nº 17.083 DE 14 DE MAIO DE 2019


Institui, no âmbito do Município de São Paulo, o Programa de Apoio às Pessoas com Doenças Raras, e seus familiares, de acordo com a Política Municipal de Pessoas com Doenças Raras.

LEI Nº 17.083, DE 14 DE MAIO DE 2019

(Projeto de Lei nº 197/07, dos Vereadores Gilberto Natalini – PV e Rinaldi Digilio - PRB)

#LeiMunicipalN°17083De14DeMaioDe2019
#ProgramaDeApoioaPessoasComDoençasRaraseSeusFamiliares
#SecretariaMunicipalDaPessoaComDeficiência 
#CâmaraMunicipalDeSãoPaulo 
#VereadorGilbertoNatalini 
#Febrararas
#DoençasRaras
#Lúpus
#VivaBemComLúpus 
#BloggerLúpusLesLes 
#Blogger #LúpusLesLes  

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Deputado Waldeck Carneiro cria Projeto de Lei Nº 514/2019 que Dispõe a criação de programa de informação sobre Doenças Auto-imunes no estado do Rio de Janeiro

Por Waldeck Carneiro 
Cuidar da saúde é fundamental, e para que isso aconteça, a população precisa estar sempre bem informada. Pensando nessas precauções, elaboramos o Projeto de Lei que cria o Programa de Informação sobre Doenças Autoimunes no RJ. O projeto envolve a produção de campanhas de divulgação sobre as enfermidades, com o intuito de esclarecer causas, sintomas e diagnósticos, conscientizando pacientes e familiares. O texto ainda inclui a estruturação de um sistema de coleta de dados sobre os casos, e garante a prioridade no fornecimento de medicamentos pelo Poder Público. As doenças autoimunes, como o Lúpus, Diabetes tipo 1, Vitiligo e Psoríase, entre outros, ocorrem quando nosso sistema imunológico produz anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo, atacando tecidos e células sadias do nosso corpo. Por esse motivo, pacientes precisam de atenção, cuidados e apoio. Estamos juntos nessa luta!

Facebook Deputado Estadual Waldeck Carneiro 👇
Facebook Waldeck Carneiro 👇

PROJETO DE LEI Nº 514/2019 EMENTA:

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE INFORMAÇÃO SOBRE DOENÇAS AUTO–IMUNES, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Autor(es): 
Deputado WALDECK CARNEIRO

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

Art. 1º. Fica criado o Programa de Informação sobre Doenças Auto-Imunes, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º. O Programa de que trata o artigo 1º poderá desenvolver, entre outras, as seguintes ações:

I - Campanha de divulgação sobre as doenças auto-imunes, que terá como objetivos:

a) divulgar as causas que podem desencadear as doenças auto – imunes;

b) esclarecer sobre os sintomas provocados por doenças auto-imunes;

c) orientar sobre diagnóstico e tratamento de doenças auto-imunes;

d) conscientizar e apoiar pacientes e seus familiares.

II - Estruturação e criação, por meio do órgão competente, de sistema de coleta de dados sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos de doenças auto-imunes, de modo a esclarecer a população e contribuir para o aprimoramento de pesquisas sobre o tema.

Art. 3º. O Poder Público garantirá prioridade no fornecimento de medicamentos, bem como viabilizará o tratamento adequado para pacientes de doenças auto- imunes.

Art. 4º. O Poder Executivo regulamentará a presente Lei.

Art. 5º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 09 de maio de 2019

Deputado WALDECK CARNEIRO

JUSTIFICATIVA
As doenças auto-imunes ocorrem quando nosso sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo, atacando, por motivos variados, nem sempre esclarecidos, os tecidos e células sadias do nosso corpo.

Assim, faz-se necessária a criação do Programa proposto neste Projeto de Lei para conscientizar e orientar os pacientes sobre sintomas, diagnóstico e outras informações relevantes.

Entrada 09/05/2019 Despacho 09/05/2019
Publicação 10/05/2019

👨‍💻Comissões a serem distribuidas👩‍💻
👇
01.:Constituição e Justiça
02.:Saúde
03.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle


http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1923.nsf/e00a7c3c8652b69a83256cca00646ee5/774362704f94387f832583f5005a9c8a?OpenDocument

#DoençasAutoImunesTemQueTerInformações
#DoençasAutoImunesTemQueTerAtenção
#ProjetoDeLeiEstadualRJPL514/2919
#DoençasAutoImunes
#DoençasCrônicas
#Lúpus #Diabetes #Vitiligo #Psoríase ...
#ProjetoDeLei541de2019  
#ALERJ #PL514/2019
#DeputadoEstadual #RJ 
#WaldeckCarneiro
#DeputadoEstadualRJWaldeckCarneiro
#VivaBemComLúpus #BlogspotLúpusLesLes #LúpusLesLes

domingo, 23 de junho de 2019

Dra Ana Luisa Pedreira Reumatologista 👩‍⚕️💬 Dez coisas que eu gostaria de falar para pacientes com Lúpus

Dez coisas que eu gostaria de falar para pacientes com Lúpus

👩‍⚕️ por Ana Luisa Pedreira

👩‍⚕️💬 1- Quando eu estava no meu primeiro mês da residência em Clínica Médica, acompanhei uma paciente com Lúpus, muito bonita, guerreira e sorridente. Seu quadro se agravou subitamente e foi para UTI. Fui à capela do hospital e rezei para que Irmã Dulce operasse um milagre, pois ela não podia partir tão cedo. Infelizmente meu pedido não foi atendido e me lembro de quando abracei a filha dela que chorava muito. Ela tinha a mesma idade que eu quando perdi a minha mãe. Nunca vou me esquecer desse dia, pois a partir dele aflorou a minha vontade de escolher a Reumatologia para cuidar de pessoas com Lúpus.

👩‍⚕️💬 2- Lúpus é a doença mais fascinante que já estudei na vida. Mas ela é tão absurdamente desafiadora, que, por mais conhecimento que eu tente acumular, continuam surgindo situações diferentes do que está descrito nos livros e artigos. Nesses casos, me sinto extremamente impotente e com a sensação de que nada sei.

👩‍⚕️💬 3- Quando eu dou um diagnóstico de Lúpus, por mais tranquila e calma que eu pareça estar, por dentro estou lutando para não transparecer que também estou triste e preocupada com você. Eu preciso te dizer que tudo vai ficar bem, mas eu sei que dias difíceis virão. Principalmente se você é um (a) paciente do SUS, pois encontraremos algumas barreiras na sua assistência, que vão além da minha vontade.

👩‍⚕️💬 4- Quando você me conta sobre suas dores e lutas diárias e eu digo “eu imagino como deve estar sendo difícil para você...” , na verdade, por mais que eu tente, eu nunca vou conseguir saber realmente o que você passa. Eu preciso que você confie em mim para continuar contando o que sente e que saiba que eu farei o máximo para te ajudar a encarar com coragem cada fase de atividade da doença.
👩‍⚕️💬 5- Quando você me pergunta se Lúpus tem cura, eu preciso dizer que não. Eu não posso te prometer um tratamento mágico. Alguns médicos farão isso, às vezes você pode até gostar mais deles, mas eles estão mentindo para você. Dizer que não tem cura não quer dizer que deixarei de buscar incansavelmente pela remissão dos sintomas e por uma melhor qualidade de vida para você.

👩‍⚕️💬 6- Eu também percebo as mudanças no seu corpo, por conta da doença e da necessidade do uso de corticóides nas fases ativas. Eu gostaria de ter outras opções, mas quando precisamos agir rápido não há outra saída. Eu sei como essas mudanças vão abalar sua autoestima, mas eu preciso dizer para não pensar nisso agora, mesmo sabendo que é inevitável.

👩‍⚕️💬 7- Conversar com outras pessoas com Lúpus e ler relatos na internet é muito importante e vai te ajudar a lidar melhor com a doença. Mas nunca se esqueça que você é única (o), logo não deve comparar e achar que o que aconteceu com o outro irá acontecer com você. Ler sobre casos graves não vai te fazer bem, mas ler sobre estratégias de enfrentamento, sim!

👩‍⚕️💬 8- Algumas vezes quando não consigo dormir pensando no seu caso, ou quando recebo uma mensagem ou ligação no feriado ou final de semana, eu penso que poderia ter escolhido outro trabalho para minha vida. Ou que poderia me envolver menos. Não é sua culpa, mas ser sua médica pode ser emocionalmente desgastante para mim em alguns momentos. Existirão dias em que não vou estar bem e posso ser mais seca ou impaciente. Te peço desculpas por esses dias.

👩‍⚕️💬 9- Você precisa ser protagonista da sua história! Não seja dependente de mim ou de ninguém. Não espere ouvir uma bronca minha para começar a se cuidar. Além dos remédios, você precisa de coragem e resiliência para enfrentar o Lúpus. Isso eu não posso receitar, está dentro de você.

👩‍⚕️💬 10- Por último, você já sabe: cuidado com o sol☀️, use protetor solar🧴, não esqueça de tomar os remédios 💊 e compartilhe comigo se quiser engravidar🤰 e vamos encontrar juntas o momento certo.

👩‍⚕️💬 Obrigada por confiar em mim!

👩‍⚕️ * Ana Luisa Pedreira é médica reumatologista e professora universitária 🥰

Bahia Notícias Saúde 📰 👇
https://www.bahianoticias.com.br/saude/artigo/690-dez-coisas-que-eu-gostaria-de-falar-para-pacientes-com-lupus.html

👩‍⚕️#DraAnaLuisaPedreira
#Reumatologista
#BahiaNotícias #Saúde
#Lúpus #LúpusEritematosoSistêmico  #LúpusDoençaAutoImune
#LúpusDoençaRara
#LúpusTemQueTerAtenção #LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#PorMaisMédicosAssim 👩‍⚕️💞
#VivaBemComLúpus #BlogspotLúpusLesLes #LúpusLesLes 🧚‍♀️

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC), encaminhou, ao Ministro da Saúde, a Indicação nº 754/2019, sugerindo que seja inserido o MICOFENOLATO DE MOFETILA entre os medicamentos para tratamento de Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Mara Rocha encaminha indicação ao Ministério da Saúde, solicitando a adoção do Micofenolato de Mofetila para tratamento do Lúpus.

A Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC), encaminhou, ao Ministro da Saúde, a Indicação nº 754/2019, sugerindo que seja inserido o MICOFENOLATO DE MOFETILA entre os medicamentos para tratamento de Lúpus Eritematoso  Sistêmico.
No texto da indicação, Mara Rocha informa que a Portaria 100/2015, com protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para tratamento do Lúpus Eritomatoso Sistêmico – LES, contem uma grave lacuna, uma vez que nele não consta o MICOFENOLATO DE MOFETILA, um medicamento extremamente importante para o tratamento do LES, pois impede que o paciente tenha que sofrer com sessões de hemodiálise
Na sua argumentação, a parlamentar tucana informa que, em recente estudo com 2.846 participantes, o MICOFENOLATO se mostrou mais seguro que outras medicações atualmente constantes na Portaria 100/2015.
“Recebi esse pedido de pacientes com LES e eles apresentaram diversos documentos comprovando a eficácia do medicamento. Então, resolvi apresentar a Indicação como forma de convencer o Ministro da necessidade de adoção do medicamento”, afirmou a parlamentar tucana.
Facebook Mara Rocha 👇
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=482097525866205&id=280207712721855

Câmara dos Deputados
INC 754/2019Inteiro teor 
Autor 👉 Mara Rocha - PSDB/AC

PLENÁRIO ( PLEN )
  • Apresentação da Indicação n. 754/2019, pela Deputada Mara Rocha (PSDB-AC), que: "Sugere ao Ministro da Saúde que seja inserido o MICOFENOLATO DE MOFETILA entre os medicamentos para tratamento de Lúpus Eritematoso Sistêmico no SUS Excelentíssimo Ministro de Estado da Saúde,". Inteiro teor
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2204848
REQUERIMENTO Nº , DE 2019
(Da Sra. MARA ROCHA)
Requer o envio de Indicação ao 
Ministro da Saúde, sugerindo que seja
inserido o MICOFENOLATO DE MOFETILA 
entre os medicamentos para tratamento de 
Lúpus Eritomatoso Sistêmico no SUS.

Senhor Presidente:
Nos termos do art. 113, inciso I e § 1º, do Regimento Interno da 
Câmara dos Deputados, requeiro a V. Exª. seja encaminhada ao Ministro da 
Saúde a Indicação anexa, sugerindo que seja inserido o MICOFENOLATO DE 
MOFETILA entre os medicamentos para tratamento de Lúpus Eritematoso 
Sistêmico no SUS.

Sala das Sessões, em de de 2019.
Deputada MARA ROCHA

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é uma doença crônica autoimune cuja causa não é totalmente conhecida, sendo diagnosticado com base em critérios clínicos e laboratoriais. Provavelmente resulta da interação de fatores genéticos, hormonais, ambientais e infecciosos que levam à perda 
da tolerância imunológica com produção de autoanticorpos. Pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros 
órgãos.

O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas.

Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes. No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as 
estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença. Desta forma, em uma cidade como o Rio de Janeiro teríamos cerca de 4.000 pessoas com lúpus e em São Paulo aproximadamente 6.000.

😔 A mortalidade de um portador de lúpus é de cinco a dez vezes maior do que na população em geral, mesmo sob tratamento.

De 18% a 33% enfrentam situação tão crítica que se tornam incapazes para o trabalho, ou seja, um terço dos doentes, em idade ativa, não pode exercer atividades laborais.

O Ministério da Saúde, sabendo dos riscos dessa doença, aprovou, através da Portaria 100/2015, o protocolo clínico e diretrizes 
terapêuticas do Lúpus Eritematoso Sistêmico - LES.
Entretanto, ainda que a Portaria 100/2015, tenha sido um avanço para os pacientes portadores de LES, há uma grave lacuna no 
documento, uma vez que nele não consta o MICOFENOLATO DE MOFETILA, um medicamento extremamente importante para o tratamento do LES, pois impede que o paciente de lúpus tenha que sofrer com sessões de hemodiálise.

Ora, apesar da não indicação de bula, o MICOFENOLATO DE MOFETILA tem sido estudado nos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), especialmente naqueles com acometimento renal. E estudos de boa qualidade metodológica demonstram que é uma medicação segura e eficaz no tratamento dos pacientes com nefrite proliferativa (inflamação renal) secundária ao LES. 
Estudo que reuniu vários outros estudos, totalizando 2846 participantes, teve o objetivo de comparar diferentes tratamento 
imunossupressores usados no LES com acometimento renal do tipo proliferativo difuso comprovado por biópsia, inclusive o MICOFENOLATO, avaliando a eficácia e a segurança dessas medicações.

O estudo concluiu que o MICOFENOLATO é tão efetivo quanto a medicação ciclofosfomida em induzir a remissão da nefrite lúpica, sendo mais seguro e levando a um menor risco de dano irreversível aos ovários. Também foi demonstrado que o MICOFENOLATO é mais efetivo do que a azatioprina na terapia de manutenção em prevenir a recidiva da nefrite sem levar a efeitos adversos graves.

Diante de tais dados e, principalmente, em face do grande clamor dos pacientes que sofrem com LES, estamos apresentando a presente Indicação, de forma a inserir o MICOFENOLATO DE MOFETILA entre as
medicações recomendadas na Portaria 100/2015, desse Ministério.

Sala das Sessões, em de de 2019.
Deputada MARA ROCHA


🗣 #LúpicosDoBrasil esse medicamento já é utilizado para o tratamento da Nefrite Lúpica há anos , ele salva a vida e os rins dos pacientes de Lúpus . Precisamos que este medicamento (Micofenolato de Mofetila) e tbm seria bom que junto com o (MM) entrasse tbm na lista do SUS o (Micofenolato de Sódio) (MS) tivessem o nosso Cid M32, assim ficará mais fácil termos acesso à estes medicamentos.

Meu relato 🙎‍♀️
Fiz pulsoterapias combinadas com ciclofosfamida e solumedrol por um tempo e depois só com a (Ciclo) por quase 4 anos ao todo, tive menopausa precoce devido esses medicamentos usada nas pulsoterapias, utilizei nesse período junto com as pulsos altas doses de corticóides, depois trocaram as pulsos pela Azatioprina, tive comprometimentos devido aos efeitos colaterais desses medicamentos, toxidade no fígado e Osteonecroses, só depois de todos esses compromentimentos me foi receitado o Micofenolato de Sódio.
O Micofenolato de Sódio salvou os meus rins, utilizei esse medicamento por 3 anos, ele me livrando das possíveis sessões de hemodiálise e conseguiu colocar a doença em remissão . 🙌 🙌
Na época para eu conseguir esse tratamento com o medicamento Micofenolato de Sódio foi uma burocracia por não ter o nosso Cid, pois ele é fornecido para pacientes transplantados, com isso houve a demora para poder começar o meu novo tratamento.
Infelizmente ainda hoje continua a mesma coisa pois tanto o (Micofenolato de Sódio) quanto o Micofenolato de Mofetila não tem o nosso (CID M32) e os laboratórios desses medicamentos não consta nas bulas deles a indicação para o tratamento da Nefrite Lúpica em paciente não transplantado.  Já liguei algumas vezes solicitando aos laboratórios para que eles incluam essa indicação, mas infelizmente nenhum deles fizeram nada à respeito pois para eles o que importa é que mesmo nós pacientes de Lúpus termos essa dificuldade para receber pelo Governo, esses medicamentos podem serem comprados normalmente mediante receituário médico.👨‍⚕️👩‍⚕️ 📋
Para nós pacientes de Lúpus e com Nefrite Lúpica é muito importante que seja facilitado o acesso aos medicamentos indiciados para o nosso tratamento assim teremos mais chances de termos menos compromentimentos.

🗣 Pessoal a participação de todos é muito importante, vamos deixar os nossos relatos na página da Câmara dos Deputados, votem na enquete, liguem para a Câmara ☎️, a Deputada Mara Rocha está nos dando a oportunidade de nós nos manifestarmos e cobrar do Ministério da Saúde a implementação desse medicamento com o acesso mais fácil para nós pacientes de Lúpus e Nefrite Lúpica.

Deixem tbm os seus relatos no link acima do Facebook da Deputada Mara Rocha para que todos possam ver o nosso apoio em relação ao pedido da implementação desse medicamentos e tbm para que os parlamentares, governo, ... , tenham a noção das nossas reais necessidades.

🗣 Para falar com a Câmara dos Deputados é fácil, podemos participar das enquetes 🧚‍♀️, enviar e-mails 📧 para os Deputados👥,  ligar para a Câmara dos Deputados no telefone ☎️ 0800-619-619 e tbm falar com o Ministro da Saúde Henrique Mandetta e com o SUS pela Ouvidoria Geral .

🗣 #LúpicosBoraLáParticipar🧚‍♀️ 📑 ☎️ 📧

INC 754/2019 O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

🗣📑Lúpicos, Amigos e Familiares tbm podem participar, Clique aqui e participe! 👇
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2204848

Como falar com a Ouvidoria-Geral do SUS?

A Ouvidoria-Geral do SUS disponibiliza os seguintes canais:
O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o atendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.
🧚‍♀️Obrigada Dep Mara Rocha por estar intercedendo por nós #PacientesDeLúpus ✋💜
#DeputadaMaraRocha
#GovernoDoBrasil 🇧🇷
#JairMessiasBolsonaro 👤
#CâmaraDosDeputados🏛
#MinistérioDaSúde🏥
#MinistroHenriqueMandetta
@LuizHenriqueMandetta
#Lúpus #LES #LED
#LúpusEritematosoSistêmico
#LúpusMaioRoxo💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus  🤚💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus✋💜
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas🏛
#LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto💊💉
#LúpicosNecessitamDeMedicamentosDeUsoContinuo💊💊💊
#LúpusMedicamentosDeAltoCusto🤑👉💊💉
#MicofenolatoDeMofetila
#MicofenolatoDeSódio
#LúpicosTemQueTerProteção🧴☀️🦟
#ProtetorSolar🧴☀️
#Repelente 🧴🦟...
#VivaBemComLúpus💜
#BlogspotLúpusLesLes📰
#LúpusLesLes🧚‍♀️

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Unifesp Campus Baixada Santista está recrutando voluntários para pesquisa🔬sobre tratamento de osteoartrite/artrose de joelho🦵

Unifesp oferece vagas para voluntários em diversas áreas da saúde

TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE/ARTROSE DE JOELHO🦵

O Campus Baixada Santista da Unifesp está recrutando voluntários para pesquisa 🔬sobre tratamento de osteoartrite/artrose de joelho.
Os interessados, com idade entre 50 e 80 anos, devem apresentar osteoartrite/artrose na articulação do joelho. As dores sentidas devem acontecer em uma das seguintes ações: subir e descer escadas, ajoelhar, sentar e levantar, correr e/ou manter-se em pé por, pelo menos, dois minutos. Os participantes devem possuir radiografia do joelho, de preferência dos últimos seis meses.
Não podem ter diabetes e hipertensão arterial, embora, se estiverem sob tratamento com medicamentos, podem ser inclusos.
Também não podem ser praticantes de atividade física frequente, alcoólicos, fumantes ou com diagnóstico de câncer e/ou fibromialgia.

Os candidatos serão submetidos, durante o período de 10 semanas, a reabilitação por meio de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, além da aplicação de laser terapêutico.

As inscrições devem ser feitas pelos contatos (WhatsApp®) 📲 (13) 98803-9301 ou e-mail 

Unifesp 👇
https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/1578-voluntarios

#PesquisaUnifesp👩‍⚕️👨‍⚕️🔬
#PesquisaUnifespBaixadaSantista🔬
#UnifespTratamentoDeOsteoArtrite
#UnifespTratamentoDeArtroseDeJoelho 🦵
#UnifespVagasParaVoluntáriosPesquisa
#UnifespCampusBaixadaSantista
#OsteoArtrite
#ArtroseDeJoelho

#Compartilhando
#Lúpus
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes 

segunda-feira, 10 de junho de 2019

USP Própolis traz benefícios para tratamento de doença renal crônica

Própolis traz benefícios para tratamento de doença renal crônica

Substância, que funciona como um complemento, diminui marcador inflamatório e evita perda de proteína na urina 

O extrato de própolis, substância extraída da resina da abelha, possui propriedades anti-inflamatória, imunomoduladora, anticâncer e antioxidante, bem como demonstrou ter efeito antiproteinúrico em modelo experimental de doença renal crônica.

Estudo clínico buscou avaliar as propriedades da substância no tratamento da doença.

No Brasil, 120 mil brasileiros fazem hemodiálise e o própolis pode ser um tratamento complementar para esses pacientes.

Para entender melhor, o Jornal da USP no Ar conversou com Marcelo Augusto Duarte Silveira, nefrologista do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP e participante do Grupo de Insuficiência Renal Aguda e Hemodiálise.
A perda de proteína na urina e o aumento do mecanismo de inflamação são alguns dos marcadores de progressão da doença renal crônica. Ambos tiveram boa relação com o própolis. “Avaliamos 32 pacientes. Percebemos um resultado muito positivo, com redução do marcador inflamatório e uma menor perda de proteína, evitando que 40% de proteína fosse perdida. No início eles perdiam cerca de 1.000mg/dia. Ao final de 12 meses passaram a perder cerca de 600mg/dia”, conta Silveira.

A doença renal crônica tem como duas principais causas a diabete e a pressão alta, então o paciente tem que tomar medicamentos para controlar ambas também. Assim, o própolis seria um tratamento coadjuvante, complementar, que “age imunomodulando um fator de transcrição dentro do núcleo da célula que produz localmente marcadores inflamatórios. Ela age como uma via em que as outras medicações não agem”, explica o médico.

A pesquisa, que teve início em 2015, utilizou o extrato de própolis verde como base de padronização. Este é apenas um dos 13 tipos de própolis existentes no Brasil, que variam de acordo com o clima e mata da região. 

O consumo da substância foi feito por meio de comprimidos, desenvolvidos a partir de uma parceria com a Apis Flora, de Ribeirão Preto.

“Um fato interessante é que a abelha utiliza o própolis para proteger a colmeia, e nele não cresce fungo nem bactéria”, afirma o pesquisador. Ele complementa dizendo que se trata de uma substância milenar. “Nas guerras greco-pérsicas, era utilizada para tratar feridas de soldados. No século XVII, já fazia parte de medicamento oficial em Londres. Então é algo bem antigo e utilizado por diversos povos ao redor do mundo, para diferentes finalidades.”

Por Jornal da USP 👇

domingo, 2 de junho de 2019

Lúpus Ambulatório de Reumatologia Unifesp Hospital São Paulo Ouvidoria

#HospitalSãoPaulo 
#Unifesp
#AmbulatórioReumatologiaUnifesp
#DiciplinaDaReumatologiaUnifesp
#OuvidoriaHospitalSãoPaulo
🗣#FicaDica
🗣Srs gestores de ambulatórios, pacientes com doenças reumáticas muitas das vezes têm dificuldades de ficarem de pé em filas!
#Lúpus #LES #LED #LúpusEritematosoSistêmico
Srs gestores do ambulatório da Reumatologia Unifesp Hospital São Paulo, houve uma mudança no Ambulatório da Reumatologia onde agora os pacientes têm  que ficar de pé para à entrega do cartão de consulta e do lado de fora da sala de espera do ambulatório. ☹😤

Pacientes de Lúpus muitas das vezes têm  dores articulares, compromentimentos físicos, compromentimentos com à exposição ao sol, frio, ... , muitas das vezes o paciente tem até mesmo mais de uma doença auto-imune ou alguns outros transtorno como o Fenômeno de Reynaud, Esclerodermia, ...
#LúpusTemQueTerAtendimentoAdequado!

Retiraram as senhas reutilizáveis que antes eram distribuídas no balcão de atendimento e que o paciente podia ficar aguardando sentados dentro da sala de espera até chegar a vez da entrega do cartão e depois da entrega podiam continuar sentados do lado de dentro da sala de espera ou do lado de fora como assim o paciente desejasse, mas agora com essa mudança os pacientes têm que ficar de pé aguardando chegar a sua vez para a entrega do cartão de consulta, mas muitas das vezes a fila é grande e com isso a demora faz com que o paciente que já tem a sua saúde comprometida se agravar ainda mais, além disso o paciente depois que entrega o cartão tem que ficar aguardando do lado de fora da sala de atendimento até que chegue a sua vez para ser atendido por um médico.  😰
Fiquei sabendo que retiraram as senhas porque alguns pacientes esqueciam de devolver o número e que as senhas eram feitas pelos atendentes do ambulatório com as custas deles próprios 😳🤔 , penso eu que um número dá perfeitamente para ser reposto sendo que as senhas eram reutilizáveis visando assim a econômica de gastos com senhas descartáveis, mas as custas dessas reposições devem ser de responsabilidade do próprio hospital com o dinheiro fornecido pelo SUS e não dos atendentes!
Também fui informada por alguns pacientes que as cadeiras de espera foram retiradas da sala de espera porque os pacientes ficam conversando e que atrapalharia o atendimento dos recepcionistas e dos  médicos. 🤔😳☹
Se essa informação for verdade penso eu que nós pacientes não temos culpa do espaço da sala de espera ser apertado, não têm como o paciente ficar aguardando por horas e ficarem calados.🤷‍♀️ 🤦‍♀️ 🤐🤐🤐

🗣💬 Conversar distraí o paciente, muitos de nós tem que acorda de madrugada para irmos nas consultas e muitas das vezes a espera é  por horas para sermos atendidos.🤦‍♀️

🗣💬 Conversar nos ajuda à  passar  o tempo, ficamos menos estressados pela demora do atendimento, ...

Se o problema é à perda de algumas senhas e se não querem repor, que então coloquem painel eletrônico para retirada de senhas e aguardo das chamada.

#LúpusTemQueTerAtendimentoAdequado

🗣 #LúpusTemQueTerAtenção!

Consultas ambulatoriais tem que ter espaço adequado para o atendimento dos paciente!

♿ Pessoas com Deficiência tem que ter atendimento preferencial!

👩‍⚕️👨‍⚕️ Srs gestores do Ambulatório da Reumatologia dêem atendimento adequado aos seus pacientes!

👩‍⚕️👨‍⚕️ 🏥 Dêem atendimento adequado de interconsulta no período da noite e madrugada no pronto Socorro #PS quando assim for solicitado por o médico responsável do pronto Socorro e que se não houver um médico reumatologista que possa avaliar o  paciente que então o próprio médico responsável do pronto Socorro que ele se responsabilize pelo paciente dando andamento adequado para as queixas dos paciente e não  fazerem o que  estão fazendo no período noturno onde o paciente necessita de uma interconsulta e que  as vezes são  informados que  se o paciente quiser aguardar lá que tudo  bem  mas que o atendimento de interconsulta só  acontecerá de manhã  assim  como  aconteceu com uma de nossas Amigas Lúpicas,  que  mesmo com  à carta em mãos  do professor da reumstologia indicando a necessidade da paciente fazer exames pré operatório de emergência e para  a mesma ser internada,  mas  por  não  ter um  médico reumatologista a disposição para interconsulta teve que retornar para a sua casa gestante preste a ter o  seu  neném e correndo o risco  de ter  complicação devido ao descaso no atendimento de emergência  .

🙋‍♀️💬 Eu como paciente e tendo deficiência física #DEFis por compromentimentos de  diagnósticos tardios, desde que o ambulatório da reumatologia mudou de endereço para a rua da Varpa, eu mesmo tendo a Lei que me ampara a ter atendimento "preferencial" eu nunca tive esse tipo de atendimento.

🙋‍♀️💬 Eu também não posso ficar muito tempo de pé, ando com muletas canadense, tenho compromentimentos articulares. 😥

Peço para os Srs gestores que nos de mais atenção  e que nos  de um atendimento adequado e que  tomem providências para que os pacientes não se sintam menos acolhido por vocês.

Srs gestores 👥 e 👨‍⚕️👩‍⚕️ médicos, o paciente 🙋‍♀️😰🤧😷🤒🤢🤮 não escolhe ter a doença e tão pouco ficar doente necessitado de cuidados fora dos seus horários de expedientes, o paciente não tem como prever à horas que iremos necessitar de um atendimento de urgência ou de emergência, o que nós paciente desejamos e que se acaso necessitarmos de um atendimento multidisciplinar que este seja atendido, visando assim para que o paciente venha a ter sequelas ou algum tipo de compromentimento para o resto da vida.

😷 Ser paciente de Lúpus e estar em atividade da doença também para nós  muitas das vezes não é fácil. Só queremos poder ter a tal vida normal que alguns médicos dizem que podemos ter quando ainda estamos em atividade da doença.

Srs pacientes👱‍♀️🧔👩‍🦰👨‍🦳, quem não estiverem contentes com o atendimento ou se quiserem fazer alguma reclamação, elogio, sugestão, ... , podem falar diretamente com os gestores ou até mesmo com a Ouvidoria do local de atendimento, no caso aqui é no ambulatório da Reumatologia ou na Ouvidoria do hospital São Paulo, Unifesp.

"Clique aqui  para encaminhar suas manifestações à Ouvidoria" hospital São Paulo.

🤔 O que é a Ouvidoria?

É o canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição.

Nossa Missão👂🗣💬
“Propiciar comunicação eficaz entre o Hospital São Paulo e seus clientes internos e externos, contribuindo para a melhoria contínua de seus processos e o aprimoramento dos serviços prestados”.

Nossos Valores
Ética, transparência, cordialidade, comprometimento e equidade.

Quais as Atribuições da Ouvidoria?
Receber e examinar, sugestões, reclamações, elogios e denúncias do cidadão, quando não forem solucionadas pelos setores, departamentos e direções responsáveis.
Encaminhar aos setores, departamentos e ou direções, a manifestação do cidadão, acompanhando as providências adotadas e garantir o retorno da mesma.
Apoiar tecnicamente e atuar com as áreas internas, visando a solução do problema apontado pelo cidadão.

O que a Ouvidoria não Faz?
A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.

Quem pode Utilizar os Serviços da Ouvidoria?
Todo cidadão do público interno e externo pode registrar sua manifestação na ouvidoria.

Como entrar em Contato com a Ouvidoria?

Pelo e-mail: 📩
ouvidoria@dhsp.epm.br,

Telefone
☎📲 55 11 55764576

Pessoalmente 👇
Rua Napoleão de Barros, 715 - 1º Andar - CEP: 04024-002, Vila Clementino - São Paulo, SP.

Que tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria do Hospital São Paulo?
• Elogios,
• Denúncias,
• Reclamações,
• Sugestões

Quais são os trâmites que percorrem as manifestações dos cidadãos?

• Registro das manifestações;

• Análise das manifestações;

• Resolução imediata dos problemas, quando possível, pelo próprio Ouvidor;

• Envio da manifestação ao setor envolvido;

• Resposta do setor;

• Análise da resposta do setor;

• Entrevista com ouvidor ou envio da resposta ao manifestante.

Em quanto tempo receberei a resposta para a minha manifestação?

Através de e-mail você receberá a notificação do recebimento da manifestação, a informação de que a possível solução será dada no período de 20 dias úteis.

Solicitação de pacientes internados terão prioridade nos prazos.

Em casos complexos, como denúncias, os prazos poderão ser maiores.

Em caso de denúncia, preciso me identificar?
Sim. A identificação é necessária e de acordo com o disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Portanto, o preenchimento dos dados de forma completa e exata, é importante para a tramitação correta do processo. Nas situações de não identificação, a Ouvidoria do Hospital São Paulo é obrigada a arquivar a manifestação.

Ao encaminhar alguma manifestação, o cidadão deverá estar ciente de que todos os envolvidos serão informados do conteúdo da demanda.

Quais informações devem constar na manifestação?

Clique aqui.

Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.

http://www.hospitalsaopaulo.org.br/ouvidoria

#OuvidoriaHspSP
#SPDM
#OuvidoriaUnifesp
#DireitoDoPaciente
#Lúpus
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#LúpusTemQueTerTratamentoNoTempoCerto!
#LúpusàDoençaNãoEspera
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes