sexta-feira, 30 de abril de 2021

Síndrome ASIA - Live da SBR com os Doutores Erivelton Lopes e Emília Sato

Live da SBR com o tema Síndrome ASIA

O que o Reumatologista precisa saber . 🤔

🗣💬 Esse tema também é muito importante para nós pacientes de Lúpus e doenças Auto-imunes.
A live da SBR aconteceu ontem Dia 29/04/21 que teve início às 20:00hs, mas não fique triste se vc perdeu essa live, ela ficou salva em 2 vídeos no Instagram da @sociedadereumatologia😉

Informações importantes para quem esteja pensando em fazer algum procedimento estético como a colocação de implantes com silicone.

O Reumatologista Dr Erivelton Lopes @erivelton.reumato da Comissão de tecnologias e mídias da SBR recebeu a Dra Emília Sato @emiliasato50 para uma conversa sobre o tema.
#SíndromeASIA

#ASIA #CirurgiaPlástica #Silicone

#SociedadeBrasileiraDeReumatologia
#SBR 

Parte 1
https://www.instagram.com/tv/CORJtdcnk0F/?igshid=1l8hrayn7pfa

Parte 2
https://www.instagram.com/tv/CORJtdcnk0F/?igshid=1l8hrayn7pfa

A Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se uniram em uma campanha para compartilhar com o público geral informações seguras e esclarecimentos acerca de mitos sobre a Síndrome ASIA (Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants), comumente chamada de ‘síndrome do silicone’.

ASIA é uma síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvante. Adjuvantes são diferentes substâncias que podem estimular a resposta imunológica. Algumas substâncias, como o silicone, podem atuar como um adjuvante. Assim, embora muito raramente, o silicone das próteses mamárias pode ser o gatilho para o desenvolvimento de resposta inflamatória ou autoimune em pessoas com predisposição genética.

Diagnóstico – Descrita pela primeira vez em 2011 pelo médico israelense Yehuda Shoenfeld, a suspeita da síndrome ASIA geralmente recai em pacientes com implante de prótese mamária de silicone com queixas como dores articulares, musculares, fadiga, podendo ter algumas queixas neurológicas. Entretanto, não há nenhum exame laboratorial, de imagem ou critérios diagnósticos validados e aceitos mundialmente para esta síndrome.

“Embora a ocorrência da ASIA induzida por silicone seja rara, como a prótese mamária de silicone vem sendo realizada nas últimas décadas com maior frequência, vale o alerta que pode desencadear resposta inflamatória ou autoimune em pessoas geneticamente predispostas”, esclarece a especialista Dra. Emília Sato, professora titular de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Entre os pacientes que apresentam maiores riscos de desenvolver a síndrome ASIA, acredita-se, estão aqueles que apresentam predisposição genética, deficiência da vitamina D., relato de reação autoimune a adjuvantes (silicone), condições autoimunes já diagnosticadas (ex. artrite reumatoide), história de alergia e doenças atópicas e história familiar de doenças autoimunes.

Prevenção – Para se evitar esta complicação, o cirurgião plástico, antes de fazer o implante de silicone, deve verificar antecedente pessoal e familiar de possível doença autoimune, reação prévia a adjuvantes, e, eventualmente, solicitar avaliação de reumatologista para casos duvidosos.

“Doença do silicone e síndrome ASIA não são a mesma enfermidade. A doença do silicone é um termo usado pelas próprias pacientes para descrever um conjunto de sintomas que atribuem ao uso do implante, também conhecido em inglês como Breast Implant Illness (BIIs). Dentre os sintomas, fadiga, depressão, mau funcionamento intestinal, dores articulares etc. Por se tratar de um quadro recém descrito, essa associação entre o silicone e o desenvolvimento de sintomas que simulam doenças imunológicas ainda estão em estudo e a OMS (Organização Mundial de Saúde) ainda não reconhece esse termo como uma doença real. Além desse fato, não foram identificados ainda exames que comprovem a afecção, dificultando a sua diferenciação e sintomas habituais decorrentes do estresse, por exemplo. Apesar de usado, muitas vezes, para englobar a Síndrome ASIA, BII e ASIA têm quadros distintos”, explica a Dra. Marcela Cammarota, diretora de Comunicação da SBCP.

#ReumatologiaSBR 
#ReumatoNaMidia #SBR2021 #ComissaoTecnologiaeMidiasSBR #ConectaSBR
#SociedadeBrasileiraDeReumatologia

#Unifesp #HospitalSãoPaulo
#AmbulatórioReumatologiaUnifesp
#ReumatologiaUnifesp
#Reumatologia
#Reumatologista
#DrEriveltonLopes
#DraEmiliaSato

#ReumatologistaUnifesp

#Lúpus #LúpusEritematosoSistêmico 
#DoençasAutoimunes
#DoençasRaras #DoençasCrônicas 
#DoençasReumáticas 
#CirurgiaPlástica 
#Silicone 
#LúpusTemQueTerAtenção
#DoençasAutoImunesTemQueTerAtenção
#LúpusEmAtividade
#LúpusEmRemissão
#PacientesDeLúpus
#LúpusMaioRoxo
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#Blogger #LúpusLesLes🦋

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Campanha em atenção aos #PacientesDeLúpus - V Encontro da Consciência ao Lúpus

V ENCONTRO DA CONSCIÊNCIA AO LÚPUS

Participe !
#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus ✋💜


@KarlaBarcellos
Envie a para o whataspp 21995567542
Foto 📸
Nome completo
Idade
Município/ Estado


#LúpicosUnidosSomosMaisFortes 👊 💜🐺 🦋

#LúpusMaioRoxo
💜

#JuntosSomosMaisFortes
#LúpicosUnindooBrasil🇧🇷
#Lúpus
#LúpusEritematosoSistêmico
#LúpusDoençaRara
#LúpusDoençaAutoImune
#LúpusDoençaReumática
#LúpusDoençaCrônica
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#10DeMaioDiaNacionalDeAtençãoàPessoaComLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus

#LúpusNãoéContagioso
#LúpuséUmaDoençaInflamatóriaSistêmica 

#LúpusNãoTemCuraMasTemTratamento 
Aqui está algumas Amigas que já abraçaram a nossa campanha de atenção ao Lúpus 2021💜 🥰

@AndréaVeloso
@SuzeFrançaAzurza
@MônicaWilmaLima
@RayaniLodi
@CamilaMaia
@SimoneTenório
@MaryCarriel
E Eu @SandraSteL🦋








#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

segunda-feira, 26 de abril de 2021

#LúpusMaioRoxo💜 V Encontro da Consciência ao Lúpus Niterói RJ/2021

#LúpicosBoraLáParticipar 😉

Participe você também do V Encontro Da Consciêntização ao Lúpus

O Mês de Maio vem ai! Como não dará para fazermos as manifestações presenciais por causa da pandemia, então o jeito é chamar atenção para a nossa causa é fazer as manifestações via online pelas redes sociais.

Esse ano não foi fácil, mas não podemos parar... As nossas necessidades continuam, os nossos tratamentos não podem ser interrompidos, aliás não é só o vírus que pode matar ou causar complicações; o Lúpus por ser uma doença rara, auto-imune, sistêmica, inflamatória e crônica, também pode nos causar grandes comprometimentos e até mesmo podendo levar a óbto se o tratamento for interrompido. Tudo que o Covid-19 pode causar, nós pacientes de Lúpus já conhecemos, e muitos de nós já vivemos com tudo isso, pois quando o Lúpus está ativo ele também pode nos causar problemas pulmonar, renal, cardíaco, vascular, neurológicos, etc..., as vezes passamos por tudo isso junto ao mesmo tempo, e não vemos nossos gestores da saúde se preocupando tanto assim com o Lúpus como deveriam. Se eles soubessem de fato o que nós passamos para tentar dominar esse lobo que há dentro de nós, com certeza eles dariam mais atenção para nós.

Nós pacientes de Lúpus, muitas vezes mesmo estando debilitados, temos que lutar diariamente pelos nossos direitos.

Lutamos para ter um tratamento adequado.
Lutamos para ter os nossos medicamentos no tempo certo.
Lutamos para ter direito ao diagnóstico precoce.
Lutamos para ter o tratamento precoce.
Lutamos por respeito.
Lutamos para ter as políticas públicas voltadas para nós, mas que infelizmente elas por vezes se arrastam por décadas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, nas Câmaras Municipais e Estaduais.


Então por tudo isso temos que nos unir diariamente para cobrar dos nossos representantes, Senadores, Deputados, Vereadores, Governadores, Prefeitos e Presidente, para que eles dêem atenção para essa doença que por vezes pode até ser pior do que a Covid-19.

Nessa pandemia vimos os nossos medicamentos sumir das prateleiras, vimos muitos estados e municípios deixarem os pacientes de Lúpus na mão. Deveria ser o dever deles nos proteger, mas pelo contrário, eles se esqueceram de nós! Muitos estados e municípios também deixaram os pacientes sem tratamento, e com isso muitos pacientes tiveram a sua doença agravada por descaso dos nossos gestores.

Por tudo isso é que temos que participar e mostrar para todos o quanto o Lúpus Eritematoso Sistêmico pode ser grave se não tivermos as políticas públicas voltadas para nós.

#LúpicosParticipemDaCampanha #LúpicosUnidos

Envie a sua Foto 📸 para o Whatsapp 21-995567542 da nossa Amiga e Guerreira @KarlaBarcellos

Foto/Idade/Município/Estado

#AdorDeUmeaDorDeTodos

VENHA FAZER PARTE DESSA CORRENTE PELA VIDA ✋💜

https://m.facebook.com/storyphp?story_fbid=4170362163042868&id=100002073754594

#BoraLáParticipar 😉
#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus✋💜

@SandraStel🦋

#LúpusMaioRoxo💜


#LúpicosUnidosSomosMaisFortes 💞


#LúpicosUnindooBrasil✋💜

@KarlaBarcellos é a idealizadora da Campanha online do Rio de Janeiro em atenção ao Lúpus 
V Encontro da Consciência ao Lúpus 
Niterói/RJ 2021
 
Aqui está alguns dos participantes que já mandaram as suas fotos para poderem participar da nossa campanha, estamos esperando por você para podermos mostrar para os nossos representantes e gestores que nós existimos e que também necessitamos de atenção.

Participantes
🦋

@JaciraConceição
#LOBA

#EuLutoPelosNossosDireitos 
#SandraSteL

@GeniRamos

@AndréaVeloso

@MariRezi

@RitaCristinaCosta

@KáTiaFonseca

@WagnerRevoredo

@SuzeFrançaAzurza

#LúpusTemQueTerAtenção

#10DeMaioDiaMundialDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus #10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoacomLúpus

#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 22 de abril de 2021

#LiveMusical no Instagram do GARBA - Grupo de Apoios aos Pacientes Reumáticos do Sul da Bahia

GRUPO DE APOIO AOS PACIENTES REUMÁTICOS DO SUL DA BAHIA- Garba

Hoje Dia 22/04/21 foi transmitido pelo instagram do @garba.ios, uma Live Recreativa com Vivian Tcheller, uma associada do GARBApaciente de Lúpus que vem atráves da sua linda voz mostrar toda sua trajetória desde o diagnóstico até hoje.

Uma história de superação e amor a vida! 

A Live ficou salva no Instagram, vamos prestigiar e fazer deste momento especial um momento descontraído.

 Programação da Conscientização do Mês de Maio, sobre 
Lúpus Eritematoso Sistêmico 
já está por vir nos próximos dias. 

Todas as associações vão fazer suas lives e vamos como sempre apoiar uns aos outros.


#LiveNoInstagram @garba.ios 📲
👇
https://instagram.com/garba.ios/live/17852531876519588?igshid=15qr7tqhqh1yh

Rolou até sorteio😉





Facebook da Garba
https://www.facebook.com/garbailheus/

#GrupoDeApoioAosPacientesReumáticosDoSulDaBahia #GARBA 
#LiveDaGarba
#LiveMusical🎶
#VivianTcheller
#PacienteDeLúpus
#LúpicaCantora🎤
#MaioRoxo💜
#LúpusMaioRoxo💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus 
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoacomLúpus 
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#Lúpus #LúpusEritematosoSistêmico  
#NãoDeixeoLúpusPararOsSeusSonhos
#LúpicosBoraProsseguir
#ÉPossívelViverBemComLúpus
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado 
#LúpusTemQueTerAtenção
#AssociaçãoDePacientesLúpicos 
#AssociaçãoDePacientesReumáticos 
#LúpusDoençaAutoImune 
#LúpusDoençaReumática 
#LúpusDoençaCrônica 
#VivaBemComLúpus 
#BlogspotLúpusLesLes 
#BloggerLúpusLesLes 
#LúpusLesLes🦋


Pré-Cadastro #VacinaJá SP


Pré-cadastro no site “Vacina Já” economiza 90% no tempo de atendimento para imunização

Vacinação de cadastrados está sendo feita em um minuto, em média, a medida ajuda a evitar aglomerações nos locais de aplicação

Este questionário foi elaborado para coletar informações cadastrais para vacinação para COVID-19
foi desenvolvido para agilizar a campanha de imunização contra a COVID-19 no Estado. Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. 

O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade, além de auxiliar a evitar aglomerações.

Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho.

Nesta primeira etapa da vacinação contra a COVID-19, são prioridade: profissionais da saúde, população indígena, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência. A expansão da campanha para demais públicos será realizada com base em dados técnicos e desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde.


➡ Para evitar filas e aglomerações na hora de se vacinar, é importante fazer o pré-cadastro vacinaja.sp.gov.br ou pelo 
WhatsApp no número 
+55 11 95220-2923 
ou no link http://wa.me/5511952202923?text=oi.

Atenção: O Governo do Estado de São Paulo não envia mensagens de texto (SMS) com links ou realiza contato telefônico para solicitar ou validar dados e informações.
 
Eu @SandraSteL🦋 já fiz o meu
Pré-cadastro, agora é só esperar chegar a minha vez 💉😷 😁

Cadastro concluído com sucesso! 💉😷😉🦋

É possível ajudar a combater a fome ao se vacinar!
 Você pode doar qualquer alimento da cesta básica no posto de vacinação dos municípios participantes da campanha Vacina contra a Fome. Acesse https://www.vacinacontraafome.sp.gov.br/ e veja se a sua cidade é uma das participantes.

#VacinaJáSP💉
#CadastroVacinaJá 📲
#VacinaContraCovid19
#VacinaCovid19
#Pandemia #Coronavírus #Covid19
#GovernoSP #PrefeituraSP
#PacientesImunossuprimidos😷 
#Lúpus #DoençasAutoImunes
#DoençasRaras #DoençasCrônicas 
#DoençasReumáticas
#PacientesDeLúpusTemQueTerProteção 😷💉
#LúpusTemQueTerAtenção 
#Lúpicos
#PacientesDeLúpus
#LúpicosPacientesImunossuprimidos
#LúpicosNecessitamDeProteção😷 💉
#CanceleACovid 
#VacinaContraaFome
#DoarUmAtoDeAmorAoPróximo 💞
#SePuderFiqueEmCasa
#UseMáscara😷 
#LúpusMaioRoxo💜
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#BloggerLúpusLesLes 
#LúpusLesLes🦋