terça-feira, 30 de agosto de 2022

Senado Aprova Obrigatoriedade de Cobertura de Tratamentos Fora do Rol Taxativo da ANS

Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

Fonte: Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (29) o projeto de lei que derruba o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde (PL 2.033/2022). Pelo texto, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estejam na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O projeto veio da Câmara dos Deputados e foi aprovado sem mudanças. Sendo assim, ele segue agora para a sanção presidencial.
O “rol taxativo” vem de uma interpretação da lei que rege os planos de saúde (Lei 9.656, de 1998). Ela diz que a cobertura dos planos deve ser estabelecida pela ANS, que mantém o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Reps). 

Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia julgado que os planos só estariam obrigados a financiar tratamentos listados no Reps.

O projeto de lei apresentado em reação à decisão do STJ determina que o Reps será apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde. Um tratamento fora da lista deverá ser aceito, desde que ele cumpra uma das seguintes condições:

• tenha eficácia comprovada cientificamente;

• seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); e

• seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

O senador Romário (PL-RJ), relator do projeto, registrou o grande público nas galerias do Plenário para acompanhar a votação. Ele destacou que a causa reuniu famílias e entidades de defesa do direito à saúde, e classificou a decisão do STJ como “injusta” e “a pior possível”.
— Hoje é um dia histórico, um dia em que a sociedade brasileira se mobiliza e vence o lobby poderoso dos planos de saúde. O rol taxativo é o rol que mata. Vidas humanas importam e a ninguém pode ser recusado um tratamento de saúde — afirmou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou Romário pela relatoria e comemorou a aprovação do projeto. Ele também registrou a participação de cidadãos durante a votação.

— Cumprimento especialmente as mães que aqui estão, imbuídas dessa luta muito justa, muito humana e que teve o reconhecimento do Congresso Nacional.

Todos os senadores que se manifestaram falaram a favor do projeto e viram a sua aprovação como uma vitória. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) explicou que um dos efeitos prejudiciais do “rol taxativo” era demorar para reconhecer doenças raras.

— A maioria das doenças raras levam anos para ter uma CID [Classificação Internacional de Doenças]. Os pais estavam perdendo o tratamento dos seus filhos, com eficácia terapêutica confirmada.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a aprovação do projeto de lei é uma resposta à pressão exercida pelos planos de saúde, que se colocavam a favor da manutenção do “rol taxativo”.

— O lobby dos planos de saúde é o mais poderoso do Congresso Nacional. Ele captura as agências que deveriam ter a responsabilidade de regulá-lo, como é o caso da ANS. Eu imagino as pressões que [o senador Romário] deve ter sofrido. A ganância deles não pode ser maior do que a vida.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) observou que o texto aprovado não está “liberando geral” e exigindo a cobertura de qualquer tratamento de saúde, pois há critérios para a adoção. O senador Flávio Arns (Podemos-PR) também fez essa ressalva, apontando que a decisão pelo tratamento caberá aos médicos.
— A saúde apresenta um quadro de diversidade extrema, com detalhamentos que têm que ser abordados com competência pelos profissionais da saúde que vão indicar o que de melhor pode acontecer para [o paciente] — disse Arns.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/08/29/senado-aprova-obrigatoriedade-de-cobertura-de-tratamentos-fora-do-rol-da-ans

#DireitoàSaúde
#SenadoAprovaoFimDoRolTaxativo
#DepFederalCezinhaDeMadureira
#SenadoAprovaPL2033de2022
#FimDoRolTaxativo
#SenadorRomário
#PL2033de2022FimDoRolTaxativo
#PlanoDeSaúde
#ANS
#SenadoFederal
#RolTaxativoMata
#VidasHumanasImportam
#DoençasRaras
#DoençasAutoimunes
#DoençasCrônicas
#VitóriaDosPacientes
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋


segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Hoje #LiveSPR - Entendendo o Universo Intrigante das Vasculites

Live da Sociedade Paulista de Reumatologia

Entendendo o Universo Intrigante das Vasculites

Quando? 

Hoje 29/08/22 às 20hs 

Onde? 🤔

Pelo Instagram da Sociedade Paulista de Reumatologia

@reumatologiasp

#LiveSPR 22-23

Dr Alexandre Wagner - Reumatologista 
@alexandre_wagner73

Dra Ana Beatriz Bacchiega - Reumatologista 
@anabeatrizsantosbacchiega

Não percam!
#BoraParticipar !

#ReumatologiaSP
#SociedadePaulistaDeReumatologia
#DrAlexandreWagner
#Reumatologista
#ReumatologistaDaUnifesp
#ReumatologistaDoHospitalSP
#AmbulatórioDeReumatologia
#DraAnaBeatrizBacchiega
#DraAnaBeatrizBacchiegaReumatologista
#Reumato
#Reumatologia
#Lúpus
#Vasculite
#DoençasAutoimunes
#LúpuseVasculite
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes
 



Fiocruz Minas - Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19

Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar 
Covid-19

Por: Fiocruz Minas (16/08/2022)

Um estudo da Fiocruz Minas constatou que a vitamina B12 regula processos inflamatórios que, durante a infecção pelo vírus Sars-CoV-2, se encontram desregulados e levam ao agravamento da Covid-19. A pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença com amostras de sangue de pessoas saudáveis (voluntários sem Covid-19), analisando a expressão de todos os genes pelas células de defesa, os leucócitos, em cada um dos grupos. As análises mostraram que os pacientes com Covid-19 tinham expressão alterada de muitos genes, embora estivessem em tratamento com corticoides há cerca de 11 dias. Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação.
Fiocruz Minas constatou que a vitamina B12 regula processos inflamatórios que, durante a infecção pelo vírus Sars-CoV-2, se encontram desregulados e levam ao agravamento da Covid-19 
(foto: Fiocruz Minas)

Todos os dados gerados pela pesquisa foram publicados em um artigo, em formato ainda em preprint, enquanto é aguardado o processo de revisão pelos pares que antecede a publicação da versão definitiva. Segundo o estudo, a B12 atenua um quadro conhecido como tempestade inflamatória, causado por uma resposta imune excessiva do organismo. A B12 atua, então, como um regulador desse evento, ao aumentar a produção da molécula doadora universal de uma substância chamada metil, capaz de desativar genes que favorecem a inflamação.

“A B12 aumenta o fluxo da via de aminoácidos sulfurados, favorecendo a produção do doador universal do metil. Com isso, temos uma maior capacidade de metilação das células, que leva à hipermetilação de regiões reguladoras de genes pró-inflamatórios. Essa hipermetilação impede a expressão de genes inflamatórios, atenuando a inflamação. É como se tivéssemos um trilho de trem e colocássemos muitos obstáculos nesse trilho para impedir a passagem do trem. No nosso caso, a linha férrea seria o gene, os obstáculos seriam o metil, e o trem seria a máquina enzimática que nossa célula usa para fazer a leitura do DNA. Ou seja, quanto mais metil nos genes, menos a máquina enzimática consegue expressar os genes inflamatórios e, com isso, é possível controlar a inflamação”, explica o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo.

Estudos anteriores haviam demonstrado que a Covid-19 afeta a metilação dos genes inflamatórios dos leucócitos. Esta pesquisa da Fiocruz Minas mostra, de forma pioneira, que é possível atuar na regulação desse processo fundamental para a regulação da atividade dos genes por meio de fármacos, no caso, a vitamina B12.

Para verificar a segurança da B12, a equipe da pesquisa introduziu o tratamento com a vitamina nas amostras de indivíduos saudáveis e constatou que não houve nenhuma alteração nos níveis de expressão dos genes avaliados. Isso mostra a segurança do tratamento, ao atestar a não toxidade da B12, e comprova a eficiência da vitamina especificamente para a regulação dos genes com expressão alterada na Covid-19.

“É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com Covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, localizado em Belo Horizonte, onde foram recrutados os pacientes para o fornecimento das amostras, além dos dados clínicos e laboratoriais necessários para as análises. O estudo contou ainda com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-mostra-eficacia-da-vitamina-b12-para-atenuar-covid-19

#FiocruzMinas #Fiocruz
#Pesquisa #Covid19
#PesquisaCovid19
#PesquisaVitaminaB12
#Vitamina #VitaminaB12
#ProcessoInflamatório
#UFMG #UNIFESP
#Pesquisadores
#PesquisadoresDaUFMG
#PesquisadoresDaUNIFESP
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋



segunda-feira, 22 de agosto de 2022

CampanhaSalveaAbrapes🌻🤞 Abrapes Associação Brasileira de Esclerodermia e Doenças Relacionadas

Abrapes
Associação Brasileira de Esclerodermia e Doenças Relacionadas

Esclerodermia Abrapes Brasil 
🌻 O que é a Esclerodermia?
A esclerodermia (skleros: duro e derma: pele) é uma doença que se caracteriza por fibrose (endurecimento) da pele e dos órgãos internos, comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos e formação de anticorpos contra estruturas do próprio organismo (auto-anticorpos). A doença afeta pessoas de todas as partes do mundo e sua causa não é conhecida.

#CampanhaSalveaAbrapes🌻🤞
 #SalveaaAbrapes🌻🤞

🗣️📢 Ajudem a tirar a ABRAPES do vermelho e ajudar com os custos operacionais!

🗣️📢 É por uma grande causa!
 
Dá uma espiadinha nos produtos oficiais da ABRAPES!
👁👁
😍 Um mais lindo que o outro!







🤔 E aí, qual a sua preferida? 🌻😁

Aproveite deixa seu joinha e compartilhe esse post! 👍

ABRAPES Agradece a todos que estão abraçando essa Campanha. #OBRIGADO!🌻😉

Pacientes, Familiares, Membros e Amigos da família ABRAPES, ajudem aí, é por uma boa causa!
🌻Faça seu contato e pedido aqui!
👇 📩
produtosoficiaisabrapes@gmail.com

Valores e consulta de frete nos story do Instagram da Abrapes 📲

#InstagramAbrapes🌻 @esclerodermiaabrapesbrasil

🛍️ 👕🛍️🛍️ 👕🛍️🛍️ 👕🛍️🛍️ 

#FacebookAbrapes🌻
@Abrapes - Associação Brasileira de Esclerodermia e Doenças Relacionadas

#Abrapes🌻
#AbrapesAssociaçãoBrasileiraDeEsclerodermiaeDoençasRelacionadas
#Esclerodermia
#EsclerodermiaAbrapesBrasil
#EscleroseSistêmica
#FenômenoDeRaynaud 
#EsclerodermiaDoençaRara
#EsclerodermiaDoençaAutoimune
#EsclerodermiaDoençaCrônica 
#EsclerodermiaTemQueTerPolíticasPúblicas 🌻 
#TodosPelaAbrapes
#TodosPelosRaros
#RosarioPresente
#PacientesComEsclerodermia
#PacientesComEscleroseSistêmica 
#RosarioPresenteSempre
#DoençasReumáticas
#DoençasRaras
#DoençasCrônicas 
#DoençasAutoimunes
#Lúpus
#LúpusEritematosoSistêmico 
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Hospital A.C. Camargo Manterá Atendimento aos Pacientes do SUS - Acordo entre a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e Representantes do Hospital

Hospital A.C. Camargo manterá atendimento a pacientes da rede pública na capital

Acordo entre a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e representantes do hospital foi firmado na manhã desta quinta-feira (18), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes

O hospital oncológico A.C. Camargo seguirá atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (18), após reunião com representantes do Governo do Estado e da fundação que administra o hospital. O acordo estabelece que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo complementarão os recursos que o Ministério da Saúde, responsável pela definição da tabela SUS, repassa ao hospital.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do diálogo para concretização do acordo. “Eles não só irão continuar o atendimento SUS nesse que é um dos maiores hospitais não só do Brasil, mas do mundo, e que detém grande tecnologia no combate ao câncer, mas, também, na reunião ficou definida a ampliação das complexidades atendidas.

Os detalhes para renovação do contrato e ampliação dos atendimentos serão definidos nos próximos meses.
“O acordo prevê que nós vamos focar o A.C. Camargo no atendimento de alta complexidade. É onde nós temos mais bem-estar, a estrutura está mais preparada para isso e a remuneração desse atendimento de alta complexidade vai ser o suficiente para o A.C. Camargo encontrar a sua sustentabilidade”, disse o diretor-geral da A.C. Camargo Câncer Center, Victor Andrade.

“Em nenhum momento o A.C. Camargo disse que não poderia contribuir com recursos próprios para o atendimento ao SUS. Apenas ele tem que ter um limite da sua sustentabilidade. A instituição também está disposta a colocar alguns recursos que ela obtém do seu atendimento ao público privado, atendemos todos os públicos privados e quase todas as operadoras, e o recurso gerado por esses atendimentos a gente vem usando no SUS. Estamos dispostos a continuar utilizando, mas ele tem que ter uma sustentabilidade de longo prazo. O que a gente está entrando em acordo aqui é que A.C. Camargo, prefeitura e o estado vão juntos encontrar essa sustentabilidade de longo prazo”, concluiu Victor Andrade.

“Todos saem ganhando com a manutenção dessa parceria, especialmente a população. Temos trabalhado para ampliar e aprimorar a assistência em saúde e continuar contando com o suporte de um hospital da importância do A.C. Camargo é de suma importância nesse processo”, pontou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Cabe destacar que além do A.C. Camargo, a rede municipal de saúde conta com outros prestadores de serviço para tratamento de câncer.

Ampliação da rede de atendimento

A gestão municipal continua expandindo a rede de tratamento oncológico. Em maio deste ano a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou à população o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, no HM Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho – Vila Santa Catarina, que dispõe de tratamento de alta complexidade, com implemento inclusive de robótica, inédito em um hospital municipal do SUS.

A unidade, gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, tem capacidade ambulatorial para atender 10 mil pacientes por mês, além de realizar 8 mil exames radiológicos e 450 cirurgias. A estrutura física do centro oncológico, que é um dos legados pós-pandemia no município, é composta por 115 leitos de internação clínica e cirurgia oncológica, 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 23 consultórios.

O centro também dispõe de dois equipamentos de tomografia, um de ressonância magnética, sete salas de intervenção por ultrassom, uma sala de histeroscopia, uma de cistoscopia, duas salas para endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, além de uma farmácia oncológica de alto custo administrada pela SMS.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/hospital-a-c-camargo-mantera-atendimento-a-pacientes-da-rede-publica-na-capital

Atenção Mudança de Endereço do XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência 2022

SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

⚠️ ATENÇÃO MUDANÇA DE ENDEREÇO:

🧑‍🦽 Neste sábado, 20 de agosto, acontece o XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência 2022
A partir das 8h às 18h
Onde? 🤔
No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Vila dos Andrades. 

Mais informações: https://bit.ly/3wbo6xR.

NOTA: Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência 2022

Alteração do local do evento
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD) informa que o local do XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência deste sábado, 20/08, foi alterado para o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), que fica na Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila dos Andrades.

O Encontro Paulistano seria realizado no Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), localizado na Rua Formosa, 215, mas teve que ser transferido ao novo endereço devido a um evento de grande porte, que será realizado no Vale do Anhangabaú, na mesma data, e que por isso fechará o acesso no entorno.

Portanto, para garantir a plena realização do XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência e a segurança do acesso de todos os participantes, o CMPD decidiu alterar o local de realização deste que é o principal e mais importante evento do Conselho.

A programação permanece a mesma:

08h às 11h – Credenciamento.
09h às 10h – Abertura do evento, informes sobre o processo eleitoral
10h às 10h30 – Eleição da Comissão Eleitoral, composta de 07 (sete) membros, sendo 01 (um) com conhecimento de Braille.
12h às 13h – Intervalo.
14h – Término da votação e início de apuração.
14h30 às 16h00 – Entrega e leitura das Moções.
16h00 às 17h – Declaração dos eleitos
17h30 - Encerramento

Agradecemos a compreensão e contamos com a presença de todos no próximo sábado.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/conselho/noticias/?p=333646

#SecretariaMunicipalDaPessoaComDeficiência 
#XXXIIEncontroPaulistanoDasPessoasComDeficiência
#PessoasComDeficiência 
#ConselhoMunicipalDaPessoaComDeficiênciaDeSãoPaulo
#CentroCulturalDaJuventudeRuthCardoso
#PessoaComDeficiência 
#DeficiênciaFísica 
#Lúpus
LúpusPodeCausar
#DeficiênciaFísica
#Acessibilidade #SP
#CidadeSP
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Live da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul - Risco Cardiovascular no Paciente Reumático

Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul

Live
Risco Cardiovascular no Paciente Reumatológico;
O que você precisa saber sobre o assunto

Live 16 de Agosto as 19:30 hs

@sociedadedereumatologiars
Com a participação da 
👩‍⚕️ Dra Bruna de Lima Porto
- Médica Reumatologista especialista em Reumatologia pela SBR

-Membro da Comissão de Mídias da SRRS
CRM 39737 - RQE 36741

👨‍⚕️ Dr André Galvão
- Médico Cardiologista do Hospital
Conceição de Porto Alegre (RS);
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC; 
- Diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do RS
SOCERGS - Biênio 2022/2023

CREMERS 16827 - RQE 8455

#Saúde  #Cardiologia #Live

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0aTfKwdKQ4ATN2qhm2wRedXk5CBPFJ3aVxjbkbwLPVA1aG9JjRASx2isEb1Jq93nvl&id=100069833379709

#SociedadeDeReumatologiaDoRioGrandeSoSul
#Reumatologista
#Reumatologia 
#ReumatologiaRS
#Saúde 
#Cardiologia #Cardiologista #SociedadeBrasileiraDeCardiologiaRS
#PacienteReumatológico
#DoençasReumáticas
#DoençaReumatológica
#Lúpus 
#LúpuseDoençasCardiológicas
#LúpusDoençaReumática 
#DoençasReumáticasTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerAtendimentoMultidisciplinar
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

Hospital A.C.Camargo deixa de atender pacientes do SUS Unidade é referência no tratamento de câncer na cidade de São Paulo

São Paulo: Hospital A.C.Camargo deixa de atender pacientes do SUS
Unidade é referência no tratamento de câncer na cidade de São Paulo

Agência Brasil - Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência

Referência no tratamento de câncer na cidade de São Paulo, o hospital A.C.Camargo anunciou que vai deixar de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de dezembro.

O hospital, que é mantido pela Fundação Antônio Prudente e está prestes a completar 70 anos de existência, informou que não vai renovar o atual convênio com a prefeitura de São Paulo. “O A.C.Camargo garante a análise individualizada para cada paciente junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, construindo um plano de transição que minimize os possíveis impactos. A instituição ressalta que a grande maioria dos pacientes que contavam com o atendimento no A.C.Camargo já finalizou seu tratamento oncológico e está em fase de acompanhamento clínico”, disse a instituição em nota.

Uma das razões apontadas para o fim desse tipo de atendimento é a defasagem na tabela do SUS. “Essa readequação do impacto social beneficiará todo o país, sendo a melhor contribuição possível em razão da defasagem da tabela SUS, que ameaça diretamente a existência da instituição”, diz a nota.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou que foi informada pelo hospital sobre a intenção da interrupção do convênio a partir do dia 9 de dezembro. A pasta afirmou que tem se reunido com a diretoria do hospital para avaliar a possibilidade de continuidade da assistência à população.
Fachada do Hospital A. C. Camargo Cancer Center, Unidade Antônio Prudente, na Liberdade. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Enquanto isso, informa a secretaria, a assistência em oncologia aos pacientes da rede municipal continuará sendo prestada por outros prestadores, como o Hospital Municipal (HM) Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho, a Vila Santa Catarina, além de unidades reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços em Saúde (Cross), do governo estadual.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a tabela do sistema público "não constitui a principal nem a única forma de financiamento do SUS".

"Em relação aos valores da Tabela SUS, desde a Norma Operacional Básica, regulamentada pela Portaria GM/MS nº 2203/96, definiu que os valores da Tabela SUS seriam referenciais mínimos (piso), podendo ser complementados pelos gestores estaduais e municipais, de acordo as demandas e necessidades de cada território", diz a nota do ministério. "O Ministério da Saúde reforça que a gestão e o financiamento SUS é compartilhado entre União, estados e municípios. Cabe aos gestores locais o planejamento e a organização de sua rede assistencial e a execução das ações e serviços de saúde", acrescentou.

*Matéria atualizada às 17h30 para inclusão da nota do Ministério da Saúde sobre a tabela do SUS.

Edição: Aline Leal

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/sao-paulo-hospital-accamargo-deixa-de-atender-pacientes-do-sus

#HospitalACCamargo
#SUS #MinistérioDaSaúde
#SãoPaulo
#GovernoSP
#PrefeituraSP
#Saúde #SaúdeSP
#Câncer
#TratamentoDeCâncer
#TratamentoDeCâncerSP
#CâncerTemQueTerTratamentoNoTempoCerto
#ASaúdeNãoEspera
#GestoresDaSaúdeAtualizemaTabelaDoSUS
#CânceraDoençaNãoEspera
#Lúpus
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusPodeDesenvolverCâncer
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

sábado, 13 de agosto de 2022

Convite - XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência 2022

🧑‍🦽 Vem aí o XXXII Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de agosto de 2022, das 8h às 18h
Onde? 🤔
👇 
CRECI - Centro de Referência da Cidadania do Idoso 
Rua Formosa nº 215 
Vale do Anhangabaú.

O evento é uma das ferramentas de atuação popular na construção de políticas públicas para as pessoas com deficiência a serem implementadas na cidade de São Paulo.
No Encontro Paulistano, acontecem as eleições para presidente e conselheiro municipal da pessoa com deficiência. ♿

Confira a programação completa. Mais informações:
👇
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia/conselho.

#XXXIIEncontroPaulistanoDasPessoasComDeficiência2022
#EncontroDasPessoasComDeficiência 👨‍🦽👩‍🦼👩‍🦯
#SMPED
#PrefeituraSP
#CidadeSP
#SecretáriaMunicipalDaPessoaComDeficiencia ♿
#CRECI
#CENTROdeReferênciaDaCidadaniaDoIdoso 🧓👴
#PessoaComDeficiência 👩‍🦯👩‍🦼👨‍🦽 
#PessoaComDeficiênciaTemQueTerPolíticasPúblicas 
# DeficiênciaFísica 👩‍🦯👩‍🦼👨‍🦽
#PessoaComDeficiênciaTemQueTerAtenção 👩‍🦯👩‍🦼👨‍🦽
#PolíticasPúblicasParaPessoasComDeficiência 👩‍🦯👩‍🦼👨‍🦽

#Lúpus
#LúpusPodeCausarDeficiênciaFísica 
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas
#InclusãoSocial 👩‍🦯👩‍🦼👨‍🦽
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Deputada Soraya Santos cria um Novo Projeto de Lei para Incluir Lúpus na Lista de Doenças Isentas de Carência da Previdência Social - PL 2143 de 2022

Deputada Soraya Santos cria um novo Projeto de Lei para Incluir Lúpus na Lista de Doenças Isentas de Carência da Previdência Social  
PL 2143/2022

PROJETO DE LEI Nº 2143 de 2022
(Da Sra. Soraya Santos)

Situação: Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados

Ementa
Apresentação
03/08/2022

Altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e da outras providências, para incluir o lúpus entre as doenças que fazem jus aos direitos e benefícios de que tratam.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º O art. 151 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 151. Até que seja elaborada a lista de doenças mencionada no inciso II do art. 26, independe de carência a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez ao segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido das seguintes doenças: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), Lúpus, a partir do momento em que a doença incapacite para o trabalho ou contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua aplicação.

JUSTIFICAÇÃO

O Lúpus é uma doença crônica autoimune que faz com que o sistema imunológico do paciente passe a atacar seus próprios tecidos e órgãos, ocasionando diversas anormalidades clínicas e laboratoriais, sendo capaz de afeta diversos sistemas do corpo, articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

A doença afeta a saúde e o bem-estar do paciente, gerando grandes impactos em sua vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, no país, 65 mil pessoas sofrem com a doença, sendo a sua incidência nove vezes maior em mulheres.

A depender da fase da doença o paciente enfrenta sintomas como fadiga, febre, dores nas articulações, problemas na tireoide, dificuldade de respirar, dor de cabeça, sensibilidade à luz solar, bem como confusão mental e perda de memória, convulsões e nefrite. Em sua forma mais grave, leva ao risco de morte.

Pode-se observar, portanto, que o lúpus é uma doença que interfere no dia-a-dia do paciente, o incapacitando para as atividades cotidianas e, muitas vezes, para o trabalho. Portanto, é de suma importância que a legislação preveja a dispensa para carência na concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez a partir do momento que o cidadão fique incapacitado para as funções laborais, conforme laudo médico.

Certa do mérito da proposta solicito aos nobres pares a aprovação do presente projeto de lei.

Sala das sessões, em de agosto de 2022.

Deputado Soraya Santos

PL/RJ

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2333620

#LúpusProjetoDeLei2143de2022
#CâmaraDosDeputados
#DeputadaSorayaSantos
#ProjetoDeLeiEmAtençãoAoLúpus
#PL2143de2022
#PL2143de2022IncluirLúpusNaListaDeDoençasIsentasDeCarênciaDaPrevidênciaSocial
#LúpusPL2143de2022
#LúpusEritematosoSistêmico
#Lúpus
#LúpusPL2143de2022
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas
#LúpusTemQueTerIsençãoDeCarênciaNaPrevidênciaSocial 
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpicosNecessitamDosBenefíciosDaPrevidênciaSocial 
#PrevidênciaSocial
#LúpusINSS
#INSS
#LúpusPrevidênciaSocial
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

domingo, 7 de agosto de 2022

CNN Brasil Sinais Vitais mostra como identificar sintomas da Síndrome de Burnout

Saúde Mental no Trabalho 
Assista #AoVivo 19:30 
 CNN Brasil Sinais Vitais mostra como identificar sintomas da Síndrome de Burnout

#CNNBrasil 
@drrobertokalil

Exaustão emocional, falta de energia e baixa realização profissional são apenas alguns dos sintomas que caracterizam a síndrome de Burnout.

A condição, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “resultante de um estresse crônico associado ao local de trabalho que não foi adequadamente administrado”, passou a ser reconhecida como fenômeno ocupacional.

“O Burnout vem caracterizado em três dimensões que é a exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização profissional. A exaustão emocional, a característica dela é um esgotamento. A imagem que a gente pode fazer é de um palitinho de fósforo que queimou até o final. Então, se esgotou em termos de combustível, acabou”, explica a psicóloga Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

A Síndrome de Burnout é o tema do CNN Sinais Vitais desta semana. A reprise do programa, apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, vai ao ar neste domingo (7), às 19h30, reforçando o conteúdo diversificado com a marca CNN Soft ...

#YouTube #CNNBrasilSoft
https://youtu.be/l571pGZ7wyo

#Saúde
#SaúdeMental
#SaúdeMentalNoTrabalho
#Estresse
#Depressão
#SíndromeDoPânico
#ExaustãoEmocional

#LúpusTemQueTerAtenção
@vivabemcomlupus
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋