domingo, 24 de junho de 2018

Determinando os fatores de risco que aumentam as hospitalizações em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico

Dr. Carlos P. Capistrano
Reumatologista da SRRJ
Determinando os fatores de risco que aumentam as hospitalizações em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença complexa que está relacionada a morbidade e mortalidade significativas. 
O LES está associado a uma inflamação multissistêmica como resultado de uma alteração imunológica, podendo afetar a pele, sistema nervoso, coração, pulmões, rins, sistema musculoesquelético e outros órgãos. Com o diagnóstico e reconhecimento mais precoces, e o desenvolvimento de novas medicações menos tóxicas, a mortalidade do LES diminuiu nos últimos anos. Ainda assim esta doença está associada a uma taxa de hospitalização mais frequente.

Vários instrumentos validados estão disponíveis para medir a atividade da doença, mas um risco aumentado de internação não é avaliado, sem falar que alguns dados que podem ser obtidos de forma fácil, como a frequência de consultas perdidas, não são incorporados por estes instrumentos.

Este estudo avaliou todos os pacientes de um único centro médico acadêmico que eram classificados pelo Código Internacional de Doenças (CID-10) para LES (M.32) e que foram vistos pelo menos uma vez entre 2010 e 2017. De um total de 3552 pacientes, 813 foram selecionados aleatoriamente para revisão de prontuários, usando um gerador de números aleatórios. Destes, 226 estiveram em contato com um ambulatório de Reumatologia e preencheram os critérios de classificação do Colégio Americano de Reumatologia para LES.

Houve 160 pacientes sem hospitalizações relacionadas ao LES e 66 pacientes que necessitaram da hospitalização. Em análise multivariada, considerando idade, gênero e etnia, creatinina sérica > 1,20mg/dL, contagem de leucócitos > 10.000/µL, hemoglobina < 11g/dL, plaquetas < 180.000/µL, uso de drogas que provoquem elevada imunossupressão, ausência de até 20% das consultas e ausência de pelo menos 20% das consultas foram associados a um aumento do risco de hospitalizações.

O estudo concluiu que devam ser considerados a creatinina sérica, a contagem de leucócitos, hemoglobina, plaquetas, imunossupressão de alto risco e a proporção de consultas perdidas como sendo úteis na identificação de pacientes com LES com risco aumentado de hospitalizações, sendo que a falta de consultas, assim como o acesso aos cuidados de saúde, estão diretamente relacionados ao aumento do risco de hospitalizações.

Referência: D Li, et al. Lupus (2018) 27, 1321-1328
Autor: Dr. Carlos P. Capistrano
Reumatologista da SRRJ

http://reumatorj.com.br/2018/06/21/determinando-os-fatores-de-risco-que-aumentam-as-hospitalizacoes-em-pacientes-com-lupus-eritematoso-sistemico/

Srs Govenantes, são muitos os motivos que levam os pacientes a terem as recaídas, muitas das vezes o paciente nem tem condições de sustentar essa doença que por vezes requer várias consultas, muitos medicamentos e muitas das vezes o paciente tem que escolher entre o tratamento e o seu trabalho, isso quando o paciente ainda consegue conciliar as 2 coisas ao mesmo tempo, e sem contar que muitos pacientes nem conseguem consultas e por várias vezes o tratamento é interrompido por falta de medicamentos ou pela burocracia para o paciente ter o direito aos medicamentos de alto custo.
Penso que se não houvesse tudo isso que aí sim os pacientes teriam uma melhor adesão ao seu tratamento.
A vida de um Lúpico não é fácil, estar doente e ainda por cima ter que ficar indo de um lado para o outro em busca de seus direitos as vezes se torna muito desgastante e por isso que eu penso que a culpa de tudo isso é a falta de sensibilidade dos nossos representantes que deveriam ajudar aos pacientes e não complicar ainda mais a vida do paciente.
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#LúpusTemQueTerAtendimentoPrioritário
#LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto
#LúpicosNecessitamdeIsençãoDeTarifaNoTransportePúblico
#LúpusTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#Blogspot #LúpusLesLes 😉

sábado, 23 de junho de 2018

Lúpus - Lúpicos - Vacinação contra gripe neste sábado em 70 unidades de saúde

A vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza 😎 estará disponível em cerca de 70 unidades de saúde que funcionarão neste sábado (23/06) em toda a capital paulista.

A lista com os locais e o horário de atendimento está disponível neste link: 👇
http://www.prefeitura.sp.gov.br

No sábado, a dose será destinada aos atuais grupos prioritários:

🤰gestantes,

👧crianças com idade entre 6 meses e 5 anos,

💉população indígena,

👴pessoas com 60 anos ou mais,

👧mulheres em período de até 45 dias após o parto (puérperas),

👩‍🏫👨‍🔬profissionais de saúde e educação,

😷💉pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades.

👫👶👴👵
A partir de segunda-feira (25), o público-alvo será estendido com a inclusão de dois grupos: crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. A ampliação se dá em decorrência da baixa adesão à vacina entre os grupos iniciais.

Durante a semana, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.

#VacinaçãoContraGripe #VaiSUS

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo 🚩 👇
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=642335826117066&id=188016291549024 

Compartilhando
#Lúpicos 🐺 
#FicaDica 👀 👇
Faz parte do tratamento do #Lúpus a imunização contra o vírus da gripe , segundo as orientações do 👇
Ministério da Saúde
Secretaria de Atenção à Saúde

PORTARIA Nº 100, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2013

ANEXO
PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Realizar vacinação anual contra o vírus da gripe💉😷

#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerProteçãoContraVírusDaGripe 

#LúpicosSeProtejam
#EuJáTomeiaMinhaVacina💉
#LúpicaImunizadaeProtegida😉

#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes

Ministério da saúde recomenda no protocolo clinico do Lúpus ➡ Realizar vacinação anual contra o vírus da gripe 💉😉

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Inverno aumenta risco de meningites bacterianas em crianças Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Inverno aumenta risco de meningites bacterianas em crianças
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), surgem por ano cerca de 1.2 milhão de casos de meningites bacterianas. Sequelas atingem até um terço dos pacientes
Por Redação 👇
O Taboanense
No próximo dia 21 de junho estaremos oficialmente no inverno. Além do frio, da chuva e de dias mais secos, essa estação é propícia para a propagação de doenças como as meningites bacterianas. Segundo a neuropediatra, Dra. Andrea Weinmann, no inverno é mais comum casos de meningites causadas por bactérias. Já as virais tendem a ser mais prevalentes no verão.

A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença tem diferentes origens, mas as meningites infeciosas, que podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários, são as mais comuns. A meningite, entretanto, pode também ser causada por doenças sistêmicas, como câncer ou lúpus, por exemplo ou ainda como consequência de certos medicamentos”, explica Dra. Andrea.

O risco de desenvolver uma meningite bacteriana é maior em crianças menores de cinco anos e em adultos com mais de 60 anos. Estima-se que em 75% dos casos, as vítimas são crianças com menos de cinco anos.

A meningite bacteriana é uma emergência médica, pois precisa de diagnóstico e tratamento imediatos para reduzir o risco de sequelas, como surdez e atrasos neuropsicomotores. Infelizmente, a taxa de mortalidade também é alta quando se trata de meningite bacteriana.

Principais tipos
“A grande maioria das meningites bacterianas são causadas por um crescimento anormal das colônias das bactérias que habitam a nasofaringe e a orofaringe. As bactérias se multiplicam e resistem às defesas do organismo. Com isso, elas atingem a corrente sanguínea e chegam ao sistema nervoso central, levando assim à infecção das meninges e da medula”, comenta Dra Andrea.

Neisseria meningitidis (meningococo), Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Juntas, essas bactérias são responsáveis por 95% dos casos de meningite bacteriana após os dois meses de idade.

Tosse, espirros e beijos são principais meios de contágio
Todas as meningites bacterianas podem ser transmitidas por contato direto por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta, como tosse, espirros e beijos, sendo que a pneumocócica pode ser transmitida também pelo contato indireto por meio de objetos contaminados pelas secreções nasais e da garganta.

A meningite pneumocócica é considerada a mais grave, pois está associada a altas taxas de mortalidade e de complicações, como hidrocefalia, edema cerebral (inchaço), hemorragia intracraniana, entre outras complicações.

“Até um terço dos pacientes pode apresentar deficiências cognitivas, lentidão cognitiva, surdez, cegueira, deficiências neuropsiquiátricas, paralisia cerebral, convulsões e atraso mental como sequela da doença. Já a meningocócica também é grave, pois evolui muito rápido e precisa ser tratada imediatamente, pois do contrário pode ser fatal”, diz a médica.

Alerta aos sintomas
Infelizmente, os sinais e sintomas em bebês podem ser inespecíficos e isso atrasa o diagnóstico. “Febre alta, recusa alimentar, vômitos, apatia e irritabilidade podem sugerir alguma alteração em crianças menores, principalmente em bebês. Nessa faixa etária, os sinais de irritação da meninge não são tão frequentes”, explica Dra. Andrea.

Já as crianças maiores costumam apresentar sintomas bem característicos, como dor de cabeça, vômitos e febre com início repentino ou insidioso.

A criança pode apresentar também sensibilidade à luz (fotofobia), sonolência e letargia. No exame clínico procuramos os sinais clássicos da irritação das meninges, como rigidez da nuca e flexão involuntária dos membros inferiores quando o pescoço é fletido (flexionado), além do sinal de Kernig (impossibilidade de estender a perna em um grau específico quando a perna é flexionada)”, afirma a neuropediatra.

“Um sintoma clássico da meningite meningocócica é o exantema, que são manchas ou pontos avermelhados que podem evoluir para petéquias de cor mais escura ou púrpura”, comenta Dra. Andrea.

Os pais devem ficar atentos a essa lista de sintomas e procurar um pronto-socorro o quanto antes, mesmo que seja para descartar uma meningite.

O médico irá fazer o exame clínico e solicitar, na maioria dos casos, o exame de Líquor, entre outros. O início da terapia antibacteriana endovenosa deve ser imediato, por isso a criança é internada ainda no atendimento do pronto-socorro.

A evolução do quadro vai depender de uma série de fatores como, por exemplo, qual bactéria causou a meningite, o estado de saúde geral da criança, o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o início do tratamento, entre outros.

Vacinas devem estar em dia
Felizmente, hoje é possível imunizar a criança contra a maioria dos agentes causadores das meningites bacterianas. Um bom exemplo é a queda da incidência da meningite por Haemophilus influenzae.

A maior parte das vacinas está incluída no calendário do Sistema Único de Saúde e algumas só podem ser feitas em clínicas particulares. “A imunização sem dúvida é a melhor forma de prevenir as meningites, portanto os pais precisam estar atentos ao calendário de vacinação e imunizar a criança corretamente”, diz
Dra.Andrea.

Pais de crianças que frequentam creches e escolas, principalmente as menores de cinco anos, precisam redobrar a atenção aos sintomas, assim como perguntar nos estabelecimentos sobre a saúde das outras crianças. No caso de alguma criança apresentar um quadro de meningite, é preciso se informar sobre qual foi o tipo e se certificar que a vacinação está em dia, além claro de monitorar possíveis sintomas.

Compartilhando
#InvernoTemQueTerAtenção
#Vacinas 💉
#Meningite  #Meningocócica 😷
#Bacteriana #Vírus
#Bactérias
#Fungos #Protozoários #Doenças #Sistêmicas
#Lúpus #Câncer

#VivaBemComLúpus
#LúpusLesLes

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Unifesp recruta voluntários asmáticos para programa que visa a melhora da qualidade de vida

Unifesp recruta voluntários asmáticos para programa que visa a melhora da qualidade de vida
O Campus Baixada Santista oferece um projeto de extensão que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos asmáticos por meio de um programa de educação, avaliação e orientações.

Com o objetivo de compartilhar informações que permitam maior autonomia do participante no controle de sua doença, o programa ajudará a população a entender o que é a asma, reconhecer seus sintomas, fatores desencadeantes, como realizar exercícios respiratórios e praticar atividade física de forma adequada. Haverá também a avaliação do nível de controle da asma, da função pulmonar e da capacidade de exercício.

Desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia, com a supervisão das docentes Liria Yuri Yamauchi e Milena Vidotto, ambas do Departamento de Ciências do Movimento Humano, o projeto está em andamento com vagas abertas. Serão realizados três encontros semanais, com duas horas de duração cada.

As atividades acontecerão no 
3º andar do Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano (EPIMOV)
localizado na 
Rua Silva Jardim, 136 - 
Vila Matias - Santos/SP.

Para obter mais informações e se inscrever, envie uma mensagem para 
📳WhatsApp 13- 98139-3261 ou 
📩 e-mail para unifesp.asma@gmail.com 
com o seu nome, idade e telefone para contato.
#UNIFESP 👇

Cmpartilhando
#VivaBemComLúpus
#LúpusLesLes 😉

domingo, 10 de junho de 2018

Deputada Fernanda Pessoa Apresenta Projeto de Lei N°138\18 em solicitação ao pedido da Garce e da Sociedade Cearense de Reumatologia para CRIAR O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LÚPUS

DEPUTADA APRESENTA PROJETO PARA CRIAR O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LÚPUS
Começou a tramitar nesta terça-feira (05\06) projeto de lei n. 138\18 de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) que pede a criação do Dia Estadual de Sensibilização e de Orientação sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico.

A data deve ser celebrada no dia 10 de Maio de cada ano.
” Nosso objetivo ao instituir o Dia Estadual, é chamar a atenção da sociedade sobre esta doença que tem difícil diagnóstico” avaliou.

Fernanda Pessoa é autora também do projeto 50\2017 que sugere a Criação do
“I Centro Especializado em Atendimento a pacientes portadores de Lúpus e Artrite Reumatoide”.
O projeto foi aprovado e recebeu parecer favorável no dia 23 de novembro de 2017, pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Para ser executado precisa da aprovação do governo do estado.
No Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, não há exatidão de números, mas as estimativas indicam a existência de cerca de 65.000 pessoas com lúpus. Mais comum no sexo feminino, acredita-se que a doença atinja uma a cada 1.700 mulheres no Brasil.

Por Fernanda Pessoa👇
http://www.fernandapessoa.com/deputada-apresenta-projeto-para-criar-o-dia-de-conscientizacao-sobre-lupus/
👇
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1786495518081746&id=169285529802761

Garce e Sociedade Cearense de Reumatologia buscando melhorias para os pacientes de 
Lúpus e Artrite 
😉 👇👏👏👏
📣 O GARCE e a Sociedade Cearense de Reumatologia unidos na conquista por Políticas Públicas e Direitos para Lúpus e Artrite Reumatoide no Ceará.
Hoje, (15 de maio/18) estivemos na Assembléia Legislativa do Ceará no gabinete da Deputada Fernanda Pessoa, entregando-lhe a minuta da Lei sobre o Lúpus 13.849 a qual foi atualizada por membros da Linha de Cuidado para o Lúpus no Ceará. A referida Lei irá beneficiar a demanda de pacientes lúpicos do nosso estado. Somando as nossas conquistas foi “Aprovada” na Assembléia Legislativa do Ceará a Criação do 
“I Centro Especializado em Atendimento a pacientes portadores de Lúpus e Artrite Reumatoide”.
O referindo documento encontra-se no gabinete do Senhor Governador Camilo Santana para assinatura. Iniciaremos a construção da Lei para Artrite Reumatoide no Ceará.
#garce #scr #politicaspublicas #advocacy #tratamentos #linhadecuidado #conquistaGARCESCR
Por Garce 👇 👏👏👏👏✋💜
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1035449796613966&id=208614072630880

GARCE
Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará
Deputada Fernanda Pessoa,
GARCE e Sociedade Cearense de Reumatologia, 
Parabéns por estarem buscando melhorias para os pacientes de Lúpus e Artrite.
#NósPacientesDeLúpuseArtriteAgradecemos  😉👏👏👏👏 
#UnidosSomosMaisFortes 💞
compartilhando
#VivaBemComLúpus
#LúpusLesLes ✋💜

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Bom Dia SP , VC no SP, Lúpus 🐺 Falta de Medicamentos de Alto Custo em São Paulo

#LúpicosDeSP #BoraLáPedirAjudaParao BomDiaSP
Participe📲📩💻🎥👇
#BDSP #VcSP
Pacientes de Lúpus e Nefrite estão aguardando a mais de 4 meses pelos medicamentos Micofenolato de sódio , Rituximabe , na Farmácia de alto custo no Bom Retiro , tambem está em falta o Residronato para o tratamento da osteoporose e Metotrexato para  para o tratamento da artrite na Farmácia de alto custo AME Maria Zélia.
Por favor nos ajude ai cobrando do governo de SP para que ele venha solucionar o mais rapido possivel.
Nós pacientes Lúpicos necesstamos desses medicamentos para o uso contínuo e a falta deles podem nos causar grandes complicações.
Agradeço a atenção de todos e aguardo resposta.

#G1 #GLOBO
#GloboNosAjudemAi 😉
#FaltaDeMedicamentosEmSP
#GovernoSP
#SecretariaDeSaúdeEstadualSP
#MinistérioDaSaúde
#LúpusTemQueTerAtenção!
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
LúpusTemQueTerMedicamentosDeUsoContinuo 💊💉💊
#VivaBemComLúpus
#LúpusLesLes

Participe! 😉
📣 📲 📩 💻 🎥 
Pergunta, foto ou vídeo para o Bom Dia SP, SP1 e SP2

Você pode enviar fotos e vídeos por Whatsapp ou Viber pelo número (11) 94200-4444. Também pode usar o Twitter para enviar seu comentário.

Para enviar seu comentário para a tela interativa do Bom Dia SP, SP 1 ou SP2, você deve usar o Twitter e escrever sua opinião usando as hashtag #BDSP, #SP1 e #SP2, respectivamente.

Você também pode mandar vídeos e fotos para o Bom Dia SP, o SP1 e o SP2 de duas formas:
- na internet, use o VC no SP;

- no celular, use Whatsapp ou Viber, pelo número (011) 94200-4444.

Dicas: o ideal é gravar o vídeo com o celular deitado, porque a imagem ocupa toda a tela e aparece por inteiro. Na hora de enviar o vídeo ou a foto, não se esqueça de escrever também algumas informações como o nome da rua e do bairro onde a imagem foi feita e alguns detalhes sobre o assunto. Se possível, enviar também o nome de quem gravou o vídeo, para a equipe do Bom Dia SP dê os créditos aos telespectadores.

Antes do envio, você deve ler os termos de uso disponíveis aqui.👇 😉
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/envie-sua-sugestao-pergunta-foto-ou-video-para-o-bom-dia-sp-sp1-e-sp2.ghtml