segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Live da Sociedade Paulista de Reumatologia sobre as atualizações sobre a Covid 19

🚨 Daqui a pouco, às 20h, acontece a primeira Live SPR de 2022! 

Nesta edição, vamos discutir as principais atualizações sobre a Covid-19: variantes, recomendações para isolamento, vacinação em crianças, 4ª dose vacinal e muito mais!

Teremos a presença das médicas:

🗣️💬 Nafice Araújo - Presidente da SPR
Reumatologista, médica assistente no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

🗣️💬 Nancy Bellei - Infectologista da Universidade Federal de São Paulo


Acompanhe pelo Instagram (@reumatologiasp) e participe enviando suas dúvidas!
👇
https://instagram.com/reumatologiasp?utm_medium=copy_link

#LiveDaSociedadePaulistaDeReumatologia
#SPR
#ReumatologiaSP
#Covid19
#Vacinação
#VacinaçãoEmCrianças
#VacinasDeReforço
#Imunossuprimidos
#DoençasReumatologicas
#DoençasAutoImunes
#Lúpus
#Artrite
#Sjogren
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerPrevenção
#LúpuseVacinas
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

sábado, 29 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde contrata 1,7 mil profissionais de saúde para Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Ministério da Saúde contrata 1,7 mil profissionais de saúde para hospitais federais no Rio de Janeiro

Ao todo, seis unidades federais na capital fluminense devem ser atendidas pela iniciativa

Os seis hospitais federais no Rio de Janeiro (RJ) vão receber um reforço no atendimento realizado para a população. Mais de 1,7 mil profissionais de saúde serão contratados pelo Ministério da Saúde para atuarem nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os novos profissionais permitirão a abertura de 100 novos leitos de enfermaria e 35 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para todas as especialidades. A rede hospitalar federal já oferta leitos de alta complexidade, como os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Serão beneficiados:
Hospital Federal dos Servidores;
Hospital Federal de Ipanema;
Hospital Federal Bonsucesso;
Hospital Federal da Lagoa;
Hospital Federal do Andaraí e;
Hospital Federal Cardoso Fontes.

A boa gestão dos hospitais federais é uma das prioridades da atual gestão do Ministério da Saúde. “Essa rede deve ser referência no atendimento à população do Rio de Janeiro e de todo o país. A estruturação dos hospitais federais é essencial para que possam dar a resposta certa para o SUS”, ressalta o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Para o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Pedro Pinheiro, essa é uma ação importante da gestão na Pasta para os hospitais locais. “O Ministério da Saúde tem dado todo o suporte necessário para o fortalecimento e ampliação do atendimento realizado pelos hospitais federais. Essas unidades formam a rede de apoio que é o SUS para todos os brasileiros”, afirmou.

Ministério da Saúde

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/ministerio-da-saude-contrata-1-7-mil-profissionais-de-saude-para-hospitais-federais-no-rio-de-janeiro

#MinistérioDaSaúde
#LúpusTemQueTerAtendimentoEspecializado #LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas #LúpusTemQueTerDiagnósticoPrecoce #LúpusTemQueTerTratamentoPrecoce #LúpusNãoTratadoCorretamentePodeMatar 😓 #LúpicosNecessitamDeAtendimentoEspecializado #LúpicosNecessitamDeAtendimentoMultidiciplinar
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde Janeiro Roxo - Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de Hanseníase do mundo

Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de Hanseníase do mundo

Anúncio do Ministério da Saúde faz parte da série de ações do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença

Doença transmissível e de caráter crônico, a hanseníase é um problema de saúde pública que ainda gera estigmas e discriminação devido ao desconhecimento. Com objetivo de chamar atenção para o tema, o Ministério da Saúde apresentou, nesta terça-feira (25), uma série de ações do Janeiro Roxo, mês escolhido para informar a população e desmistificar a doença.

No Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico e tratamento são oferecidos de forma integral e gratuita e, neste ano, conta com um reforço inédito: a inclusão de novos testes laboratoriais complementares ao diagnóstico da hanseníase, entre eles um teste rápido. Com essas incorporações, o Brasil será o primeiro país do mundo a ofertar em nível assistencial, de forma universal e no sistema público de saúde, um teste rápido para apoiar o diagnóstico, que ainda é essencialmente clínico, baseado na avaliação minuciosa do paciente, especialmente de pele e nervos periféricos.

A novidade foi anunciada durante o evento com participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “O teste rápido para o diagnóstico é uma grande conquista, porque temos um sistema de saúde de acesso universal tão abrangente como nosso, o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar esses exames e oferecê-los gratuitamente a nossa população. Que nós possamos fazer o diagnóstico clínico, confirmar através dos exames sorológicos e através de uma terapia adequada, fazer com que os pacientes sejam curados”, destacou o ministro. O anúncio faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, que será no próximo domingo (30).

Em 2022, o Ministério da Saúde deve investir cerca de R$ 3,7 milhões para essas novas testagens. O GenoType LepraeDR e o NAT Hans, por serem testes de biologia molecular e requererem uma estrutura laboratorial mais avançada, deverão ser ofertados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), inicialmente em 10 estados até o final de 2022. O objetivo é alcançar as 27 unidades federativas até o final de 2023. Já o teste rápido imunocromatógrafico será ofertado nas Unidades Básicas de Saúde.

De 2016 a 2020, foram diagnosticados 155,3 mil casos novos de hanseníase no Brasil. Desses, 86,2 mil ocorreram no sexo masculino, o que corresponde a 55,5% do total. No mesmo período, foram 19,9 mil casos novos de hanseníase com grau 2 de incapacidade física – o mais grave. Em alguns casos, o paciente é encaminhado para serviços de referência para confirmação diagnóstica e, quando necessário, para acompanhamento.

Para evitar agravamento e sequelas, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível. Isso porque a doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, podendo apresentar evolução lenta e progressiva e, quando não tratada, pode causar deformidades e incapacidades físicas
Sobre a doença Hanseníase

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase acomete principalmente nervos periféricos e pele, podendo causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. Embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, sobretudo no Brasil, na Índia e na Indonésia. Os sinais e sintomas mais frequentes são: dormência, formigamento e diminuição de força nas mãos, pés ou pálpebras, e manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensação de calor, de dor ou do tato. A pessoa com algum desses sintomas deve, o quanto antes, buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima.

A doença está na agenda sanitária internacional, contemplada no 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta combater as epidemias de doenças transmissíveis e tropicais negligenciadas até 2030.
A Estratégia Global de Hanseníase de 2021 a 2030 traz uma mudança significativa na abordagem ao enfrentamento da hanseníase no mundo. A nova estratégia centraliza esforços para a interrupção da transmissão e a eliminação dos casos autóctones, cujo objetivo em longo prazo é o conceito de zero hanseníase: zero infecção e doença, zero incapacidade, zero estigma e discriminação.

No Brasil, a Estratégia Nacional para o Enfrentamento da Hanseníase 2019-2022 traz a visão de um Brasil sem hanseníase, e tem como objetivo geral reduzir a carga da doença no país até o fim de 2022. Para reduzir a carga da doença são imprescindíveis a vigilância e o exame dos comunicantes dos casos da doença. Além disso, os profissionais de saúde devem fazer a busca ativa para diagnosticar e tratar casos novos.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/brasil-tera-primeiro-teste-rapido-gratuito-de-hanseniase-do-mundo

#MinistérioDaSaúde
#JaneiroRoxo
#Hanseníase
#JaneiroRoxoMêsDeConscientizaçãoSobreHanseníase
#HanseníaseTesteRápido
#HanseníaseTemQueTerDiagnósticoPrecoce
#HanseníaseTemQueTerTratamentoPrecoce
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de 10 anos do município de Lençóis Paulista

NOTA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde informa que concluiu nesta quinta-feira (20) a investigação que descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de 10 anos do município de Lençóis Paulista. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado.

A análise, realizada por mais de 10 especialistas, apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e reafirma que todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO EM LENÇÓIS PAULISTA

INFANTIL: A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos segue por agendamento através da Central Saúde (0800 2691 120) até à segunda-feira. Na terça-feira, 25 de janeiro, a imunização será retomada por livre demanda no ESF da Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

ADULTO: A aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose de pessoas com 12 anos ou mais segue de segunda a sexta-feira, na Central de Vacinação do Espaço Cultural, das 16h30 às 20h. Quem não conseguir se vacinar no Espaço Cultural, pode procurar o ESF da Maria Cristina, das 8h às 15h, para receber a dose da vacina contra Covid-19.

http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/noticia/6749/nota-oficial.html

#GovernoDoEztadoSP
#PrefeituraLençóisPaulista
#NotaOficialLençóisPaulista
#CentroDeVigilânciaEpidemiológicaSaúdeSP #SecretariaDeEstadoDaSaúdeSP
#VacinaCovid19EmCriança
#InvestigaçãoVacinasCovid19
#EventosAdversosPósVacinaCovid19
#VacinaCovid19
#DoençaCongênitaRara
#DoençaRara
#DoençasRarasTemQueTerAtenção

#Lúpus #Lúpicos
#LúpusDoençaRara
#LúpusTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Capital prioriza testagem de Síndrome Gripal para pessoas em condições de risco.

Capital prioriza testagem de Síndrome Gripal para pessoas em condições de risco.

A partir deste sábado (15), diagnóstico será realizado de forma clínica ao público geral; testagem será ofertada para pessoas em condições de risco, que serão monitoradas por até dez dias pelas UBSs

Devido à grande demanda nos atendimentos de Síndrome Gripal (SG), as unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passam a realizar, a partir deste sábado (15), o diagnóstico para Covid-19 e Síndrome Gripal de forma clínica. 

A testagem será realizada em pessoas que integrem grupos específicos, considerados em condições de risco.

O novo fluxo será realizado nas unidades hospitalares, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), AMA/UBS Integradas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros (PSs).
Pertencem ao grupo de risco: pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua. 

Para esse público, quem apresentar dois ou mais sintomas gripais, será submetido ao RT-PCR ou teste rápido antígeno, de acordo com a disponibilidade do insumo.

Após o diagnóstico, esse grupo será monitorado por meio de atendimento telefônico e serão analisadas as condições clínicas por sete dias, deverá também ser disponibilizado oxímetro e orientações sobre agravamento dos sintomas. Se houver piora clínica e/ou saturação <93%, dispneia ou taquipneia, aumento de febre por mais de três dias, exacerbação da doença de base e/ou bioquímicos ou imagem alteradas - o paciente deverá ser encaminhado para Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Para pessoas fora do grupo de risco e que apresentarem dois ou mais sintomas gripais, o diagnóstico será realizado prioritariamente de forma clínica, considerando o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas com pessoas confirmadas para Covid-19.

Com o diagnóstico positivo, o indivíduo deverá permanecer em isolamento por sete dias (após início de sintomas) e, se ao final desse período, ele não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, será liberado do isolamento. Caso contrário, deverá permanecer em quarentena até o décimo dia.

Os sintomas gripais agudos são caracterizados por pelo menos dois dos seguintes sinais: febre (mesmo que referida); calafrios; dor de garganta; tosse; coriza; e distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Em crianças, além dos sintomas anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos devem-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita da Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

Consulte o novo fluxograma para atendimento de Síndrome Gripal.


https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=323904

#PrefeituraSP
#CidadeSP
#SecretariaMunicipalDeSaúdeDeSP
#TesteRápidoCovid
#TesteRápidoInfluenza
#SíndromeGripal
#Covid19 #Influenza #HN1 #HN3
#Gripe🤧 #Resfriado🤧
#PacientesDeRisco
#PacientesImunossuprimidos
#DoençasRaras #DoençasAutoImunes
#Lúpus #Lúpicos
#LúpusTemQueTerDiagnósticoPrecoce
#LúpusTemQueTerTratamentoPrecoce
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

Prefeitura de Lençóis Paulista Nota Oficial: Vacinação infantil da Covid está suspensa por 7 dias após criança ter sofrido parada cardíaca

NOTA OFICIAL: Vacinação infantil está suspensa por 7 dias; vacinação de adultos segue normalmente

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião extraordinária, realizada na tarde desta quarta-feira, 19 de janeiro, determinou a suspensão da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos por sete dias, em livre demanda. Pais ou responsáveis que desejam vacinar seus filhos antes da retomada da aplicação, devem ligar na Central Saúde para realizar agendamento. A manifestação do Comitê acontece após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer. Segundo a família, a criança está estável e consciente.

O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. 

Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais. A Secretaria de Saúde está solicitando autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada.

Conforme Nota Oficial expedida anteriormente, na noite de ontem, aproximadamente 12 horas após ser vacinada, uma criança apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou segundo o relato do pai, por isso, foi levada à rede de saúde particular para atendimento profissional, onde foi reanimada. Após ser estabilizada, a criança foi transferida para o Hospital da Unimed, em Botucatu, onde permanece sob observação.

Durante a reunião com o Comitê, a Prefeitura informou aos membros que, através da sua Secretaria de Saúde e da sua Vigilância Epidemiológica, já comunicou à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde e aguarda resposta e instruções dos órgãos responsáveis. A vacinação de adultos segue normalmente na Central de Vacinação e na ESF da Vila Maria Cristina nos horários previamente determinados.

Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista

http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/noticia/6745/nota-oficial-vacinacao-infantil-esta-suspensa-por-7-dias-vacinacao-de-adultos-segue-normalmente.html

#VacinaçãoInfantil
#VacinaçãoInfantilCovid19
#VacinaçãoInfantilCovid19Suspensa
#CriançaTemQueTerAtenção
#VacinaPfizer
#SecretariaDeSaúdeDeLençóisPaulista
#PrefeituraMunicipalDeLençóisPaulista
#Anvisa #GovernoDoBrasil
#SecretariaDeSaúdeDoEstadoDeSãoPaulo
#Vacina #Pfizer
#ComitêDeEnfrentamentoàCovid19

#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

domingo, 16 de janeiro de 2022

INSS suspende temporariamente realização de perícias médicas no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI)

Perícias do Programa de Revisão (PRBI) são suspensas

Segurados agendados para revisão nos benefícios por incapacidade serão remarcados para o segundo semestre

Apedido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Subsecretaria da Perícia Médica Federal do Ministério do Trabalho e Previdência decidiu em conjunto com o Instituto suspender, temporariamente, a realização de perícias médicas no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI). A suspensão vale para agendamentos marcados desde o dia 12 de janeiro de 2022, de acordo com a Portaria Conjunta INSS/SPMF Nº 263, publicada nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União.

As perícias que foram suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022. E o INSS irá comunicar os segurados sobre a nova data de remarcação. Os segurados convocados para o Programa de Revisão que tiveram a perícia suspensa continuarão recebendo o benefício normalmente, até serem atendidos pela Perícia Médica.

Saiba mais: https://bit.ly/3A1vkFp

PORTARIACONJUNTA INSS/SPMF Nº 263, DE 11 DE JANEIRO DE 2022

Comunica a suspensão da realização de perícias revisionais no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão).

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS E O SUBSECRETÁRIO DA SUBSECRETARIA DA PERÍCIA MÉDICA FEDERAL - SPMF, DA SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA, DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA, no uso das atribuições que lhes conferem respectivamente os Decretos nº 9.746, de 8 de abril de 2019, e nº 10.761, de 2 de agosto de 2021, e tendo em vista o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorente da pandemia do coravírus (Covid-19), resolvem:

Art. 1º Comunicar a suspensão da realização de perícias médicas no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão) a partir de 12 de janeiro de 2022.

Parágrafo único. Ressalva-se o disposto no caput exclusivamente para os casos de multirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal - SPMF.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ CARLOS OLIVEIRA

Presidente do INSS

EDUARDO DE OLIVEIRA MAGALHÃES

Subsecretário da Perícia Médica Federal

Para mais informações disque ☎️ 135

#INSSSuspensãoDeRevisãoDeBenefíciosPorIncapacidade ♿
#INSS #PrevidênciaSocial
#PeríciaMédica
#RevisãoBenefícioPorIncapacidade
#INSSBenefíciosPorIncapacidade
#BenefícioPorIncapacidade
#AuxílioDoença
#Disque135

#Lúpus #Lúpicos
#LúpicosAtenção!
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Live no Canal do Dr Von Mühlen com Karla Barcellos, Dr Flávio Nery - O que é ter Lúpus? 🤔

Como combater o Lúpus na sociedade organizada?
Reações ao diagnóstico e enfrentamento emocional.

Live no Canal do Dr Von Mühlen no YouTube
👇 
Link direto: https://youtu.be/5zY8q0kdgfg

Data 13/01/22
Horário : 21hs

Tópicos

1. A surpresa e as reações emocionais ao se ter o diagnóstico de lúpus

2. Como se portar frente à doença e ao médico

3. A confiança nos remédios, efeitos adversos

4. O que é o lúpus em remissão? Como chegar lá?

5. Complicações do lúpus e prognóstico

6. Como fazer o enfrentamento de uma doença crônica em sociedade: organização de grupos, imprensa, mídias sociais, apoio a pacientes com doenças autoimunes.


Karla Barcellos tem 49 anos, é jornalista e mãe de 3 meninos, paciente com Lúpus há 12 anos. Coordenadora da Campanha Lúpus Maio Roxo em Niterói/ RJ desde 2017, ativista da luta pelos Direitos dos pacientes, ...

O Dr. Flávio Nery é médico e reumatologista, responsável pelo Comitê de Reumatologia da Associação Médica Fluminense. Diretor Técnico da Clínica BYO em Niterói (RJ). Responsável pelo ambulatório de Artrite Reumatóide do Hospital Federal da Lagoa.

Canal do YouTube: 
Doutor Von Mühlen explica as doenças mais importantes da Medicina.

https://www.facebook.com/100002073754594/posts/5006478036097939/

#CanalDoYoutubeDoutorVonMühlen
#Lúpus
#DiagnósticoDoLúpus
#LúpuseMedicamentos
#LúpuseRemissão
#KarlaBarcellos
#PacienteDeLúpus
#LúpusMaioRoxo
#DrFlávioNery
#DrVonMühlen
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Afinal, é possível ter Covid-19 e Gripe ao mesmo tempo? 🤔

🗣️ Afinal, é possível ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo? 🤔

🗣️💬 Sim, e a esse fenômeno damos o nome de coinfecção ou infecção simultânea 🦠

Os sintomas são bem semelhantes aos da covid e da influenza, quando as doenças acontecem isoladamente. 

Geralmente, observa-se febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e de garganta. Em casos mais graves, pode haver também falta de ar e a necessidade de internação.

O diagnóstico é feito por meio do painel viral, um exame que permite detectar a presença de diferentes vírus respiratórios, e tem sido realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo nos pacientes hospitalizados por síndrome respiratória aguda grave.
‼️ Seja no caso da Covid-19, da gripe ou da infecção simultânea, as melhores formas de prevenção continuam as mesmas: vacina, máscara, higiene das mãos e distanciamento.

#SaudePrefSP #Flurona #GripeCovid #Coinfecção #InfecçãoSimultânea

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1598735347143771&id=188016291549024

#SecretariaMunicipalDaSaúdeDeSãoPaulo
#SecretariaMunicipalDaSaúdeSP
#CidadeDeSãoPaulo
#CidadeSP
#PrefeituraDeSãoPaulo
#Covid19😷 #Gripe🤧
#Influenza #Covid

#LúpusTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋