segunda-feira, 31 de maio de 2021

Srs Governantes deem atenção ao tratamento do Lúpus

#LúpusMaioRoxo💜 🦋
Srs Governantes deem atenção ao Lúpus! 
#PacientesDeLúpusTemQueTerDiagnósticoPrecoce 

Srs Governantes menos burocracia por favor!
Srs Governantes Lúpus não tratado corretamente pode deixar o paciente com sequelas irreversíveis, podendo causar deficiência física permanente. ♿ 

Lúpus não tratado corretamente pode levar o paciente a óbto. 😞
 
#LúpusTemQueTerPesquisas 👨‍⚕️🔬🧬🧪
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas 🏛
#10deMaioDiaInternacionalDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus

#10deMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus 

Por Portal do Governo Brasileiro

#10DeMaio

O Dia Mundial do Lúpus, comemorado em 10 de maio, é patrocinado pela Federação Mundial de Lúpus - uma coalizão de organizações de pacientes lúpicos de todo o mundo. A data chama a atenção para o impacto que o lúpus tem sobre as pessoas, enfocando a necessidade de melhorar os serviços de saúde para o paciente; aumentar a pesquisa sobre suas causas e sua cura; diagnosticar e tratar precocemente a doença; melhorar os dados epidemiológicos em nível global e obter mais recursos para acabar com o sofrimento causado por essa doença que atinge mais de cinco milhões de pessoas.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Autoimune significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos (vírus, bactérias, germes) dos tecidos saudáveis do corpo, criando autoanticorpos que atacam e destroem o tecido saudável. Esses autoanticorpos causam inflamação e dor e podem danificar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo pele, coração, pulmões, rins e cérebro.

#MaioRoxo 💜

#UnidosNoMaioRoxo 💜 #EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus✋💜

#Lúpus #LES #LED
#LúpusEritematosoSistêmico 
#LúpusDoençaAutoimune
#LúpusDoençasRara #LúpusDoençaReumátologica #LúpusDoençaCrônica
#LúpusDoençaSistêmica 
#LúpusDoençaInflamatória    

#LúpusNãoTemCuraMasTemTratamento
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeMatar
#LúpicosDoBrasil🇧🇷
#LúpicosDeSP
#LúpusLeiEstadual10215De1999📜
#LúpusLeiEstadualSP10215de1999
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpicosTemQueTerProteção😷
#LúpicosTemQueTerRepelentes🧴🦟
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar🧴🌞
#LúpicosNecessitamDaVitaminaD 
#LúpicosNecessitamDeCálcio
#LúpicosNecessitamDeAnticoagulanteNoTempoCerto
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado    
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

sábado, 29 de maio de 2021

Paraná tem Lei Estadual de Consciêntização e Orientação sobre Lúpus


Assembleia Legislativa do Paraná  

Lúpus Semana Estadual de Consciêntização no Estado do Paraná 

#AgoraéLeiNoParaná

Na primeira semana do mês de maio, acontece a Semana Estadual de Conscientização e Orientação Sobre o Lúpus. Instituída pela Lei 19.574/2018, da Deputada Mara Lima (PSC), a legislação prevê a realização de ações de conscientização sobre o Lúpus Erimatoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discóide (LED).
Lúpus é uma doença do sistema imunológico, com sintomas diferentes em cada local do corpo.

Os mais comuns são: febre, perda de peso, fraqueza, manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, dores nas articulações, alterações pulmonares, convulsões, anemia e até alterações de humor.

#AssembleiaLegislativaDoParaná

https://www.facebook.com/387359331299373/posts/3959237757444828/

#LúpusLeiEstadualNoParaná
#LúpusLeiEstadual 
#Paraná
#Lúpus #LES #LED
#LúpusEritematosoSistêmico
#LúpusEritematosoDiscoide
#LúpusDoençaSistêmica  
#LúpusDoençaAutoimune 

#AgoraéLeiNoParaná
#SemanaEstadualDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreoLúpus
#Lei 19574de2018
#LúpusLeiEstadualNoParaná
#LúpusLeiEstadualNoParaná19574de2018
#DeputadaMaraLima
#DeputadaCantoraMaraLima

#MaioRoxo💜
#LúpusMaioRoxo💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusNoParaná
#LúpicosDoParaná
#VivaBemComLúpus 
#BlogspotLúpusLesLes 
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 27 de maio de 2021

ALERJ Aprova Projeto de Lei 514/19 do Deputado Waldeck Carneiro que cria o Programa de Informações sobre Doenças Autoimunes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (25/05), o projeto de lei 514/19, do deputado Waldeck Carneiro (PT), que cria o Programa de Informação sobre Doenças Autoimunes. A medida será encaminhada para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O programa poderá desenvolver campanhas de divulgação sobre as doenças para esclarecer possíveis causas, além de prestar orientações sobre os sintomas provocados por essas doenças e sobre os direitos trabalhistas e previdenciários das pessoas com casos graves. O programa também prevê a criação de um sistema de dados para o aprimoramento de pesquisas.
As campanhas de divulgação deverão levar em conta estratégias de proteção específica de populações vulneráveis, como moradores de favelas e demais áreas populares, para ampliar e garantir o direito daquelas populações a políticas de proteção integral à saúde. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo.
"As doenças autoimunes são difíceis de tratar, pois o organismo produz anticorpos contra seus próprios componentes. Este programa terá uma campanha informativa sobre essas patologias que falará sobre sintomas, tratamentos e diagnósticos. Por outro lado, o Estado produzirá uma base de dados que será consultada por pacientes e familiares, apoiando as pesquisas realizadas sobre o tema. É importante ter políticas públicas para estas pessoas que vivem, muitas vezes, invisibilizadas, principalmente neste momento de pandemia. As doenças autoimunes continuam acontecendo e sacrificando os enfermos", afirma o autor da proposição.

https://bit.ly/2Sw5Zli

#Alerj #AssembleiaLegislativaDoEstadoDoRiioDeJaneiro #GovernoDoEstadoDoRioDeJaneiro

#GovernoRJSancionaAiaPL514de2019

#DoençasAutoimunesTemQueTerPolíticasPúblicas 
#DoençasAutoImunes
#Lúpus #Vitiligo #Artrite ...
#ArtriteReumatoide
#LúpusEritematosoSistêmico

#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#DoençasAutoImunesTemQueTerPesquisas   
#LúpusDoençaAutoimune
#LúpusDoençaInflamatória
#LupusDoençaRara
#LúpusDoençaCrônica
#LúpusTemqueterAtenção
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#LúpicosNecessitamDeVitaminaD
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar
#LúpicosNecessitamDeExamesDeInvestigação
#LúpusMaioRoxo 💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes 🦋

terça-feira, 25 de maio de 2021

Pacientes Lúpicas estiveram em frente do Hospital Universitário HULW na Paraíba em atenção ao 10 de Maio Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus

MAIO ROXO

Ambulatório de Reumatologia do HULW é referência para tratamento de Lúpus Eritematoso na Paraíba

Para chamar atenção acerca da patologia ainda pouco conhecida, foi criado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus (10 de maio), com o objetivo de disseminar conhecimento sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.

Publicado em 10/05/2021
Lesões na pele como manchas avermelhadas, sensibilidade ao sol, dores e inchaços nas articulações, além de perda de cabelo. Esses podem ser sinais do Lúpus, doença autoimune, inflamatória e crônica, que atinge predominantemente mulheres jovens. 

“Somos hospital de atendimento terciário especializado nesta patologia, com média de 100 pacientes por mês, entre atendimentos em enfermaria e ambulatoriais (pacientes novos e em acompanhamento)”, explica Alessandra Braz, médica reumatologista do HULW e professora de reumatologia da Universidade Federal da Paraíba

De janeiro de 2016 a abril de 2021, foram atendidos 854 pacientes com lúpus/nefrite lúpica, segundo dados do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários).
Segundo a médica, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença caracterizada pela ocorrência de diversas alterações clínicas decorrentes principalmente da ação de anticorpos produzidos pelo corpo, os quais atacam células do paciente. Essa manifestação do sistema imunológico pode causar inflamação, dores e danos em tecidos saudáveis nos olhos, rins, articulações, pele, coração e cérebro, entre outras partes do corpo.

Além de sintomas como dores e inchaços nas articulações, alterações na pele (desde manchas vermelhas a manchas com atrofia) e perda de cabelo, qualquer órgão pode ser afetado. “Se não for tratada, pode trazer prejuízos graves à saúde e surgimento de sequelas irreversíveis, como problemas nos rins e consequente necessidade de realização de diálise. O especialista que faz o diagnóstico, acompanha e trata o LES é o reumatologista que diagnostica a doença com base em exame clínico e exames laboratoriais”, ressaltou.

Embora não haja cura para o lúpus, é possível manter o controle, prevenindo assim as crises de atividade da doença. Alessandra Braz explica que o tratamento é feito com cuidados não medicamentosos, como uso de protetor solar, controle de peso, adoção de atividade física regular, e evitar o tabagismo. Existem ainda os medicamentos, que tratam a inflamação e controlam as alterações do sistema imunológico.

O lúpus também não é contagioso e as causas ainda são desconhecidas. “É considerada uma doença idiopática, ou seja, não tem causa definida. Parece decorrer da junção de fatores genéticos que aumentam a predisposição, fatores ambientais, hormonais e imunológicos”, aponta a reumatologista.
Retorno do Serviço – O atendimento no ambulatório de reumatologia do HULW foi retomado, no entanto, o número de pacientes por dia precisou sofrer redução, a fim de evitar as aglomerações e, consequentemente, o risco de contaminação da covid-19. Além da redução na quantidade de atendimentos, os pacientes passaram a ser atendidos por hora marcada. Os pacientes são encaminhados e, no caso da primeira consulta, é necessário agendamento através da Central de Regulação do município.

Maio Roxo

Idealizada por pacientes portadores de lúpus acompanhados no HULW, denominados Grupo Borboletas, uma ação de conscientização foi realizada na manhã desta segunda-feira (10) em frente ao Hospital.

A equipe expôs uma faixa onde estava escrito “Eu luto por atenção e direitos dos pacientes com Lúpus” e distribuiu panfletos durante a atividade.
A paciente Simone Tenório foi uma das pessoas presentes e contou que a maior barreira a ser vencida ainda é o preconceito. Em acompanhamento desde 2013, quando precisou sair de Brasília para fazer tratamento no HULW, ela afirma que sempre foi bem tratada pelos profissionais da unidade de saúde.

Aqui no HU temos somente boas referências, mas nossa batalha é grande para conseguir uma boa prestação de serviços em toda a Rede de Atenção à Saúde, já que somos pacientes SUS e às vezes precisamos procurar outras unidades para tratar problemas que surgem por conta do lúpus”, falou. Também coordenaram a ação a ex-funcionária do ambulatório de Reumatologia do HULW, Cleonice Oliveira, e Elinalda Felipe.

Sintomas mais frequentes
  • Dor nas articulações das mãos, punhos, joelhos e pés
  • Inchaço nas mãos, pés ou ao redor dos olhos
  • Dores de cabeça
  • Febre de baixo grau
  • Sensibilidade à luz solar ou luz fluorescente
  • Inflamação das membranas que recobrem o pulmão (pleuris) e coração (pericardite)
  • Perda de cabelo
  • Lesão na pele em forma de borboleta nas bochechas e nariz
  • Feridas na boca ou nariz
  • Alterações no sangue, como coágulos e baixo número de glóbulos vermelhos (anemia)
  • Reposta alterada do fluxo sanguíneo ao frio: os dedos ficam brancos ou azuis, quando uma pessoa está com frio ou estressada (fenômeno de Raynaud)
  • Fadiga (cansaço frequente)
Por Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hulw-ufpb/comunicacao/noticias/ambulatorio-de-reumatologia-do-hulw-e-referencia-para-tratamento-de-lupus-eritematoso-na-paraiba

#LúpusMaioRoxo💜
#10deMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus 
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#Lúpus  #LúpusEritematosoSistêmico 
#LúpicosDaParaíba  
#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus
#Reumatologia
#ReumatologiaNoHULW 
#Lúpicos #HULW #JoãoPessoa #Paraíba 
#AmbulatórioDeReumatologiaDoHULW
#HospitalUniversitárioLauroWanderley
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerTratamentoadequado 
#LúpusTemQueTerMedicamentoNoTempoCerto 
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpicosNecessitamDeConsultasMultídiciplinar 
#10deMaioDiaMundialDeConscientizaçãoSobreoLúpus
#GrupoBorboletas🦋 
#PacientesDeLúpus
#PacientesQueBuscamPorMelhoriasNoTratamentoDoLúpus 
#SimoneTenório
#VereadoraCleoniceOliveira
#EstelinaMedeiros 
#RosangelaRara 
#ElinaldaFelipe
#DraAlessandraBraz 
#UniversidadeFederalDaParaíba  
#LúpicosEuLutoDaquieVcLutaDaí ✋💜🦋

#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#BlogspotLúpusLesLes 
#LúpusLesLes 🦋

domingo, 23 de maio de 2021

Maio Roxo #LúpusMaioRoxo 💜

#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus
#VEncontroDaConsciênciaAoLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus
#LúpusLeiEstadual10215de1999
#LúpusLeiEstadualSP10215de1999
#LúpusMaioRoxo 💜
#MaioRoxo 💜
#Lúpus
#LúpusEritematosoSistêmico

#LúpusTemqueterAtenção
#LúpusTemQueterPolíticasPúblicas
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#EuLutoPelosNossosDireitos
#MaioRoxoDoençasAutoImunes
#MaioRoxoDoençasInflamatórias

Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, lúpus eritematoso sistêmico, além de ser o mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas.
 #LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar
#LúpicosNecessitamDeVitaminaD
#LúpicosNecessitamDeConsultasMultídiciplinar
#LúpusEuLutoDaquieVcLutaDai ✋💜🦋😉
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes 📰  
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes 🦋

quinta-feira, 20 de maio de 2021

#LúpusMaioRoxoNoMAC

Vem com a gente nessa Onda Roxa! 💜
MAC Niterói se iluminou de roxo para marcar o 
Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

A campanha Maio Roxo, que este ano tem como tema “Eu luto pela atenção aos direitos de pacientes com Lúpus”, promove a conscientização sobre a doença para o diagnóstico precoce, e destaca os direitos de seus portadores "pacientes".


Não deixa de conferir o perfil da ativista @barcellosk para saber mais sobre o Maio Roxo e informações sobre o Lúpus. 💜

📸 @lucianacarneiro1973

#Lúpus #MaioRoxo 💜
#MACNiteroi
#LúpusMaioRoxo💜



Facebook MAC
https://www.facebook.com/212998972106783/posts/5469190016487626/

#Facebook LúpusMaioRoxo💜
👇
https://www.facebook.com/lupusmaioroxo/


#VEncontroDaConsciêntizaçãoSobreLúpusNiteróiRJ
#VEncontroDaConsciêntizaçãoSobreLúpus
#KarlaBarcellos
#LúpusMaioRoxoNoMac
#MuseuDeArteContemporâneaNiteróiRJ
#MuseuDeArteContemporânea
#LúpusNoMAC
#MAC #Niterói #RJ
#CampanhaLúpusMaioRoxo💜   
#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus
#LúpusDoençaAutoImune
#LúpusDoençaRara
#LúpusDoençaCrônica #LúpusDoençaReumática
#LúpusEritematosoSistêmico
#LúpusNãoTemCuraMasTemTratamento
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeMatar
#LúpusTemQueTerTratamentoadequado
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes🦋

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Programa Devaneios - Vozes Urbanas deu voz aos pacientes de Lúpus de Uruguaiana em atenção a Lei Municipal Nº 4623/16 - Lúpus Maio Roxo 💜

Programa Devaneios - Vozes Urbanas

10 de Maio Dia Mundial do Lúpus

O programa Devaneios - Vozes Urbanas na sua programação do dia 07/05/21 deu voz aos pacientes de Lúpus de Uruguaiana do Rio Grande do Sul em atenção ao 10 de Maio, essa data é celebrado anualmente e conhecido como Dia Mundial do Lúpus ou Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, ...

O mês de Maio é conhecido entre os pacientes de Lúpus como #LúpusMaioRoxo 💜
Essa data 10 de Maio surgiu justamente para conscientizar e orientar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos dessa doença e mostrar ao mundo e aos nossos representantes, Governantes, Deputados, Senadores, Vereadores, Prefeitos, Governadores, Presidente, gestores da saúde e a população em geral o quanto que essa doença necessita de políticas públicas e que se não tratada corretamente pode levar o paciente à ter complicações, comprometimentos pelo resto da vida e até mesmo podendo levar o paciente a óbto se não tratada corretamente.

Os pacientes com Lúpus podem viver bem com essa doença?🤔

A resposta é SIM! Mas para isso acontecer vai depender de um conjunto de atitudes e políticas públicas para podermos receber um bom tratamento.
Os convidados para esta programação, vieram à público dar voz e cobrar por melhorias para o tratamento dos pacientes de Lúpus de Uruguaiana.
Ter diagnóstico precoce e atendimento adequado faz toda a diferença na qualidade de vida do paciente de Lúpus.

Infelizmente ainda hoje escutamos relatos como da Mana Ribas, Mãe da Lauren Ribas que infelizmente perdeu a sua filha por não ter tido o tratamento adequado no tempo certo. 😓

Escutamos e vemos nas redes sociais isso acontecer com frequência. 😰

Por isso da importância da divulgação dessa data, para que relatos iguais dessa Mãe não caia no esquecimento, que os nossos políticos, que são os nossos representantes, que eles venham criar Leis e fazer que elas sejam executadas, para que não fique somente escrito em um papel como bem lembrou o Dr Silas Mello.

Político bom é aquele que atende as nossas necessidades e não aqueles oportunistas que aparecem nas eleições falando que abraça a nossa causa e quando eles estão no poder nem respondem os seus eleitores.

Aqui deixo os meus agradecimentos à todos que de alguma forma não se calam assim como a nossa Amiga e guerreira @Mari Rezi que cobra diariamente em suas páginas nas redes sociais e também no seu município por melhorias para todos pois a doença não avisa quando irá chegar e qualquer pessoa que tenha a predisposição genética pode um dia vir apresentar alguma doença autoimune assim como a nossa.

Deixo aqui também as minhas condolências para essa Mãe que infelizmente perdeu a filha para os descasos das nossas políticas públicas e da nossa saúde pública.

@Mana Ribas que Deus venha consolar o seu coração e obrigada por estar relatando essas negligências.

Espero que esses relatos cheguem de fato para os gestores do município de Uruguaiana, para a Câmara Municipal, Estadual, para a Prefeitura e a Secretaria Municipal de saúde de Uruguaiana, assim quem sabe eles venham dar o suporte que os seus munícipes necessitam.

Lúpus não tem cura mas tem tratamento!

Lúpus não tratado corretamente pode mantar!
😓

🗣💬 Para assistir a matéria que foi ao ar sobre o Lúpus, clique no link da página no Facebook da Rádio Programa Devaneios/Vozes Urbanas, "LÚPUS EM DEVANEIOS".

Deixo aqui também os agradecimentos aos  apresentadores e aos participantes:

Apresentadores: Margarete Quadros e ao Professor Antonio Azevedo Palavro

Dr. Silas Mello Ginecologista e Obstetra

Mana Ribas, Mãe da Lauren Ribas que veio a óbito no ano passado. 😓

Mari Rezi - Paciente de Lúpus 

Mari Rezi, paciente de Lúpus, ativista nas redes sociais em atenção ao Lúpus relata que foi através do caso dela que foi criada a Lei de Atenção ao Lúpus em Uruguaiana, esse relato vocês tbm poderão acompanhar nessa live, ela relata que foi no quintal da casa dela que se cogitou para a criação dessa Lei e ali por diante ela está presente cobrando pelas melhorias para todos os Lúpicos de Uruguaiana.

Para quem ainda não conhece essa Lei vou deixar aqui para que todos os Uruguaianos vejam o quanto é importante cobrar por melhorias. 😉

Lei Municipal Nº 4623/16 que institui a Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus, devidamente incluída no calendário oficial de eventos do município.

E isso aí Mari Rezi , quando nos calamos nós mesmos pagamos o preço dos descasos que possamos vir a ter. Eu sempre falo que "#QuemSeCalaConsente" e que só teremos melhorias para o nosso tratamento quando cobramos, quando nós expomos as nossas necessidades. Os gestores que nos representam só dão prioridade para quem cobra, se nós que passamos pelos descasos nos calarmos nada será mudado, #FicaDica.
Aqui neste link vc irá poder assistir tudo o que foi falado na Rádio Programa Devaneios/Vozes Urbanas
👇
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=155037883293120&id=100063607269130

#ProgramaDevaneios #VozesUrbanas
#MaioRoxo #Lúpus #Uruguaiana #RS 

#10DeMaioSemanaMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpusEmUruguaiana ✋💜🦋

#Uruguaiana10DeMaioSemanaMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpus 
#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas 
#LúpusLeiMunicipal4623de16
#LeiDeAtençãoAoLúpusLaurenRibas 💜
#LeiDeAtençãoAoLúpusEmUruguaiana
#LeiMunicipal4623de16QueInstituiaSemanaMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpus
#LúpicosDeUruguaiana 
#LúpusLutamosPorMelhorias
#MariRezi
#LúpicosEuLutoDaquieVcLutaDai 💜😉
#LúpicosSP 🦋

#EuLutoPorAtençãoeDireitosDosPacientesComLúpus 🐺

#LúpicosUnidosSomosMaisFortes 🐺 👊✋💜🦋

#LúpusMaioRoxo
#LúpicosBoraLáParticipar
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes   
#Blogger #LúpusLesLes🦋

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Luto SP / Prefeito de São Paulo Bruno Covas

LutoSP🖤
Por Câmara Municipal de São Paulo
De acordo com a equipe médica que cuidou do Prefeito Bruno Covas apresentou piora no estado de saúde na sexta-feira (14/5). O boletim médico comunicou que o quadro clínico de Covas era irreversível. A nota informou que o prefeito recebia medicamentos analgésicos e sedativos e estava no quarto acompanhado dos familiares.
Às 8h20 deste domingo (16/5), o Hospital Sírio Libanês confirmou a morte de Bruno Covas .

Após exames para tratar de uma #InfecçãoNaPele, em outubro de 2019, Bruno Covas foi diagnosticado com um #CâncerNaCárdia, no sistema digestivo. #Covas se submeteu a sessões de #Quimioterapia e posteriormente iniciou tratamento de #Imunoterapia.

Em janeiro de 2021, o chefe do Executivo tirou licença de 10 dias para iniciar nova fase de tratamento. E, em abril deste ano, os médicos de Bruno identificaram novos focos de câncer nos ossos e no fígado.

Em 2 de maio, Bruno Covas comunicou a licença da Prefeitura de São Paulo por 30 dias. Ele foi internado no Hospital Sírio Libanês para realizar novos #exames e dar sequência às sessões de quimioterapia e imunoterapia. Porém, uma endoscopia apontou sangramento no local do tumor inicial. O prefeito foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva e precisou ser intubado. Com o sangramento estancado, Bruno foi extubado no fim da tarde do dia 3 de maio. No dia seguinte, Covas teve alta da UTI e foi para o leito semi-intensivo.

Com o agravamento no estado de saúde, neste domingo, Covas não resistiu e veio a óbito aos 41 anos de idade.

#SandraStel #VivaBemComLúpus #LúpusLesLes 🦋

Aqui deixo as minhas condolências aos Familiares e Amigos 😞

O Prefeito Bruno Covas foi um grande guerreiro, lutou contra as adversidades que por vezes se apresentou à sua frente, foi um exemplo de perseverança pois mesmos passando pelas provações nunca desistiu.

2 Timóteo 4:7
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

#PrefeituraSP🏢
#DoençasTemQueSeremTratadasPrecocemente
#TratamentoPrecoceSalvaVidas 💞
#DoençasAutoImunes
#Câncer #Lúpus ...
#DoençasAutoimunesTemQueterTratamentoPrecoce
#DoençasAutoImunesTemQueTerDiagnósticoPrecoce
#LúpusMaioRoxo 💜
#CâncerTemQueTerTratamentoPrecoce

#BlogspotLúpusLesLes
#BloggerLúpusLesLes 📰

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Câmara dos Deputados - Comissão discute com especialistas a situação de pessoas com Fibromialgia

Comissão discute com especialistas a situação de pessoas com fibromialgia

A fibromialgia afeta nervos e músculos, causando dores constantes

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (14) para discutir o problema da fibromialgia e a síndrome da desconexão. O debate foi pedido pela deputada Luiza Erundina (Psol-SP).

A doença, caracterizada por dores constantes em todo o corpo, afeta nervos e músculos, fazendo com que o cérebro não consiga filtrar a dor. O encontro será relizado às 16 horas, no plenário 14, e poderá ser acompanhado de forma virtual.

Participam do debate:
a presidente da Associação Nacional dos Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), Caren Cunha;
a delegada voluntária da Anfibro Márcia Caires;
o médico e presidente da Sociedade de Dor do Distrito Federal, Carlos Gropen;
o presidente da CIF Brasil - Classificação Internacional de Funcionalidade, Eduardo Santana;
a deputada Erika Kokay (PT-DF);
o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), autor do PL 3010/19, que "Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia"; e
a coordenadora-geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Ana Patrícia de Paula.

Da Redação - RS

Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/758924-comissao-discute-com-especialistas-a-situacao-de-pessoas-com-fibromialgia

#CâmaraDosDeputados
#CâmaraDeNotícias
#ComissãoDeLegislaçãoParticipativa
#Fibromialgia 
#AssociaçãoNacionalDosFibromiálgicoseDoençasCorrelacionadas
#Anfibro
#SociedadeDeDorDoDistritoFederal

#MaioRoxo💜
#FibromialgiaTemQueTerAtenção
#FibromialgiaTemQueTerTratamento
#LúpusMaioRoxo💜 
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes 
#Blogger #LúpusLesLes🦋

As Doenças começam nos intestinos. Como os Probióticos ajudam?

*HOJE, dia 14/05/2021, às 12 horas.*

🦠 *AS DOENÇAS COMEÇAM NOS INTESTINOs. COMO OS PROBIÓTICOS AJUDAM?*🦠

*_Episódio 2 de uma série de 4 episódios._*

*Tema desta sexta-feira no programa PAPO SAUDÁVEL COM SILVIO BERNARDES.*

🧫 *Doenças auto-imunes, cânceres, cardiopatias e demais doenças degenerativas, podem começar nos intestinos.*


🧫 *A hiperpermeabilidade intestinal e a disbiose são as portas de entrada para diversas doenças.*

🧫 *A obesidade, o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas do cérebro, também começam nos intestinos.*

🧫 *Qual é o papel dos prebióticos e probióticos na saúde intestinal e como eles podem evitar essas doenças?*

*Nesta sexta-feira, 14/05/2021, 12:00hs em ponto, horário de Brasília.*

O *PAPO SAUDÁVEL COM SILVIO BERNARDES* é um quadro do canal silviodemourabernardes.

Para assistir, é só esperar até meio dia e acessar o canal, clicando no link abaixo👇🏾

https://youtu.be/szjgx30jcH0
www.youtube.com/silviodemourabernardes

*O programa fica gravado para você ver e rever na hora e no dia que quiser.* É só ir até o canal e acessar a *Playlist do PAPO SAUDÁVEL.*

🙎‍♀️ @LidianeRocha.
Vocês estão convidados 👍🏻

Por #Sielo
👇

"#Probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro.

#Prebióticos são carboidratos não-digeríveis, que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon."

#DoençasAutoImunes
#Lúpus
#LúpusDoençaAutoimune
#Câncer
#Obesidade
#LúpusMaioRoxo💜
#Probióticos
#DoençasIntestinais
#ProblemasNoIntestino
#BactériasDoBem
#BactériasAmigas
#Yakult #Kefir , ...
#LúpusTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#Blogger #LúpusLesLes🦋

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Palestra LÚPUS: “O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO E PERSPECTIVA DO AMANHÔ com o Reumatologista Dr Edgard Torres

Palestra de:
LÚPUS: “O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO E PERSPECTIVA DO AMANHÔ.

Dr. Edgard Torres dos Reis Neto 
Reumatologista e Professor Adjunto da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP

Data 07/05/21
19:00hs
Para quem perdeu por causa da falta de conexão com a internet, não fique triste 😰 pois vc poderá assistir mais tarde 📲 😁
A #Live #Palestra ficará salva no Facebook e no canal da Superando no YouTube 💻


https://www.facebook.com/superandoolupus/videos/132253455592954/

#SuperandooLúpus 
#UnidosNoMaioRoxo💜
#LúpusMaioRoxo 💜 
#LiveDaSupuerando 
#DrEdgardTorres
#Reumatologia 
#Reumatologista
#ReumatologistaDaUnifesp
#ReumatoUnifesp 
#LúpusLeiEstadualSP10215de1999 

#LúpusTemQueTerProteção 
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpicosTemQueTerTratamentoPrecoce 
#LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto 💉💊
#LúpusNãoTemCuraMasTemTratamento 
#VivaBemComLúpus 
#LúpusLesLes🦋

#LúpusMaioRoxo - Conscientização e desafios de pessoas com Lúpus são tratadas na Câmara Municipal de Uruguaiana


Conscientização e desafios de pessoas com Lúpus são tratadas na Câmara
O Dia Mundial do Lúpus acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de maio.

Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana que antecedeu a data, dia 6 de maio de 2021, o assunto foi tratado no espaço da tribuna livre por solicitação dos vereadores José Carlos Zaccaro e Juca (Joalcei) Gonçalves.

Explanaram Tatiana Habi, Bruna Figueiredo e Mariele Abad.


Lúpus é autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.

Na ocasião foram salientadas as dificuldades para as famílias e pessoas com a doença. Entre eles a necessidade de deslocamento para Santa Maria ou Porto Alegre para acompanhamento, a falta de rede assistência ao paciente e médico reumatologista em Uruguaiana para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, os impedimentos físicos que causam a doença, o desgaste emocional e o preconceito enfrentado na sociedade.

Conforme a exposição de Tatiana, a doença é uma desorganização no sistema imunológico e a partir dai as defesas do organismo não reconhece os tecidos saudáveis, criando inflamações. “Agradecemos a oportunidade para falar da nossa realidade de paciente lúpico. É como um ataque ao próprio corpo. A vida de pessoas com doença autoimune é de dias que queremos fazer alguma coisa, mas não conseguimos”, afirmou ela.

Com a participação da Ong Lúpicos Organizados de Uruguaiana



Facebook
👇
#CâmaraMunicipalDeUruguaiana
https://www.facebook.com/288970661535965/posts/1210836566016032/

#TribunaLiveDaCâmaraMunicipalDeUruguaiana

#LúpusMaioRoxo💜
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoacomLúpus
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus

#LúpusMaioRoxoSemanaMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpusEmUruguaiana

#LúpusLeiMunicipal4623de2016Uruguaiana

#UruguaianaRS

#VereadorJoséCarlosZaccaro
#VereadorJucaJoalceiGonçalves

#PacientesLúpicosEmUruguaiana
#LúpicosDeUruguaina
#PacientesDeLúpusQueLutamPorMelhorias
#MariRezi
#OngLúpicosOrganizadosDeUruguaiana
#TatianaHabi
#BrunaFigueiredo
#MarieleAbad
#LúpicosUnidosSomosMaisFortes

#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#10deMaioSemanaMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpusEmUruguaiana
#LúpicosNecessitamDeRepelentes
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar
#LúpicosNecessitamDeConsultasMultídiciplinar

#Lei4623de2016 Publicado em: 22 de abril de 2016
Institui a Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus e inclui no calendário oficial de eventos do município.

Autores da 
#LeiMunicipalDeAtençãoàPessoaComLúpus
#LeiMunicipaldeUruguaiana 
#VereadoreLuisGilbertoDeAlmeidaRisso
#VereadoraIraniCoelhoFernandes

#VivaBemComLúpus
#Blogger #LúpusLesLes🦋

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Dr °Ricardo M. Xavier Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia dando apoio ao 10 de Maio Lúpus Maio Roxo

👨‍⚕️ Dr ° Ricardo M. Xavier
PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA Entrando na Campanha #LúpusMaioRoxo💜

"Eu Luto por Atenção e Direitos dos Pacientes com Lúpus"

Eesse tema foi idealizado pela nossa Amiga @KarlaBarcellos que tbm é paciente e que luta pelos direitos e melhorias para o nosso tratamento, ela é do Rio de Janeiro, mas não importa em qual estado ou município estejamos, o importante é termos a consciência de que se nós que somos pacientes não cobrar por melhorias, os nossos representantes, Deputados, Senadores, Vereadores, Presidente e gestores da saúde vão nos deixando nós para trás pois para eles só é lembrado quando se é visto, então nesse mês deveria ter a união entre pacientes, familiares e amigos para podermos nos fazer presentes para que eles, os nossos representantes nos enxerguem.
Lúpicos Bora compartilhar e divulgar a nossa causa.
Dr ° Ricardo M. Xavier
Professor Titular, Faculdade de Medicina
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Chefe do Serviço de Diagnóstico Laboratorial e membro do Serviço de Reumatologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, deixa aqui o apoio para a nossa causa. ✋💜🦋

#DrRicardoMXavier obrigada pelo seu apoio 👨‍⚕️💜😉
Campanha de Conscientização Lúpus Maio Roxo💜

V Encontro da Consciência ao Lúpus de Niterói 2021

Encontro virtual em atenção ao #LúpusMaioRoxo💜


10 de Maio é o Dia Mundial, Internacional e em alguns estados e municípios já temos Leis de Atenção ao Lúpus.

#10deMaioDiaMundialDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus.

A data é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde

#LúpicosLutamosPorMelhoriasParaoNossoTratamento🏥

#KarlaBarcellos
#JuntosSomosMaisFortes
#UnindooBrasil🇧🇷
#EuEscolhiLutar✋💜🦋
#AnjosDaRua😇

#SandraSteL🦋
#LúpicosUnidosDoBrasil
#LúpicosUnidosSomosMaisFortes
#UnidosSomosMaisFortes
#LúpicosEuLutoDaquieVcLutaDai 🐺🦋😉#LúpusTemQueTerPoliticasPúblicas
#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpusTemQueTerTratamentoadequado
#LúpicosNecessitamDeMedicamentosDeUsoContinuo💊💉
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#Blogger #LúpusLesLes🦋

Confira a Live da Superando sobre Hipertensão Arterial Pulmonar e Mudanças Comportamentais

Tema da Live
HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR: 
“O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO”
"MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS"

Se vc perdeu a #LiveDaSuperando sobre a  Hipertensão Arterial Pulmonar e  Mudanças Comportamentais é só clicar nos links da Superando no Facebook e do canal do YouTube.📲
A Live ficou salva 😉
Confira o que foi falado e as perguntas que os pacientes de Lúpus e doenças Auto-imunes fizeram para as Doutoras 

 👩‍⚕️ Dra. Jaquelina Ota Arakaki – Pneumologista do
Hospital São Paulo/Escola Paulista de Medicina/UNIFES


👩‍⚕️ Lucinara Francisca Gameiro - Terapeuta Comportamental do Espaço Atitude de Viver.
MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS




Canal Superando no youtube
👇
https://www.youtube.com/channel/UClzJ2RDZye7FPISisT1dHdw/featured

Facebook Superando o Lúpus
👇
https://www.facebook.com/superandoolupus/videos/836833123595315/

#LiveDaSuperandooLúpus
#UnidosNoMaioRoxo
#LúpusMaioRoxo💜
#HipertensãoArterialPulmonar
#HAP

#DraJaquelinaOtaArakaki 👩‍⚕️ #Pneumologista
#HospitalSãoPaulo
#EscolaPaulistaDeMedicina
#Unifesp
#HospitalSP
#MudançasComportamentais
#LucinaraFranciscaGameiro 
#TerapeutaComportamental
#EspaçoAtitudeDeViver

#LúpusTemQueTerAtenção
#LúpicosNecessitamDeConsultasMultídiciplinar 
#LúpusLeiEstadualSP10215de1999 
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus 
#10DeMaioDiaInternaciolDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreLúpus 
#BlogspotLúpusLesLes
#Blogger #LúpusLesLes🦋