segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Fevereiro Roxo Campanha de Atenção ao Lúpus Fibromialgia e Alzheimer

🗣 #Campanha #FevereiroRoxo💜#DoençasIncuráveis
#CampanhaFevereiroRoxo💜 
Campanha visa #conscientizar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce para doenças incuráveis, como #Lúpus, #Fibromialgia e #Alzheimer.

Por Sociedade Brasileira de Reumatologia 

#OQueéLúpus?
O #LúpusEritematosoSistêmico (#LES ou apenas #Lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, quando a pessoa tem LES ela pode ter diferentes tipos sintomas e vários locais do corpo. Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.
Embora a causa do LES não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Portanto, pessoas que nascem com susceptibilidade genética para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passam a apresentar alterações imunológicas. A principal delas é o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos como na pele, mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins etc.). Dessa forma, entendemos que o tipo de sintoma que a pessoa desenvolve, depende do tipo de autoanticorpo que a pessoa tem e, que como o desenvolvimento de cada anticorpo se relaciona às características genéticas de cada pessoa, cada pessoa com lúpus tende a ter manifestações clínicas (sintomas) específicas e muito pessoais.

#OQueéaFibromialgia?
A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.
Causa

#OQueéAlzheimer?
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.
Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.
Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.
Ainda não totalmente esclarecida, mas a principal hipótese é que pacientes com FM apresentam uma alteração da percepção da sensação de dor. Isso é apoiado por estudos em que visualizam o cérebro destes pacientes em funcionamento, e também porque pacientes com FM apresentam outras evidências de sensibilidade do corpo, como no intestino ou na bexiga. Alguns pacientes com FM desenvolvem a condição após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave. O sono alterado, os problemas de humor e concentração parecem ser causados pela dor crônica, e não ao contrário.
O que causa o Alzheimer?
A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população.

#LúpicosBoraLáConcientizarOsNossosGestores
#LúpicosNecessitamDeTratamentoAdequado
#GovernoDoBrasil
#MinistérioDaSaúde
#SecretariasDaSaúde
#CâmaraDosDeputados 
#SenadoFederal
#GovernoSP
#PrefeituraSP  

#FicaDica
#LúpusTemQueTerConscientizaçãoeOrientação
#LúpusLeiEstadual10215de1999 
#AprovemOsProjetosDeLeiDeAtençãoAoLúpus 
#LúpusProjetoDeLei
#PL7797De2010 #PL1136De2011 #PL5481de2009 #PL3796de2004
#LúpusDoençaAutoImune
#LúpusDoençaRara
#LúpusDoençaCrônica
#LúpusNãoéContagioso
#LúpusTemQueTerPolíticasPúblicas
#DoençasTemQueTerAtenção
#SecretariaDeSaúdeSP
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar 
#LúpicosNecessitamDeRepelentes
#LúpusFevereiroRoxo
#LúpusMaioRoxo
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoAoLúpus
#10DeMaioDiaMundialDeAtençãoàPessoaComLúpus
#DoençasIncuráveisTemQueTerTratamentoAdequado
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes 🦋

Nenhum comentário:

Postar um comentário