quarta-feira, 24 de agosto de 2011

( Lúpus) Vergonha Nacional :( e Descaso com a Saúde :)

                        Vanessa era paciente de lá. Portadora de lúpus (doença autoimune)

A Santa Casa de Misericórdia foi o primeiro hospital procurado porque Vanessa era paciente de lá. Portadora de lúpus (doença autoimune), ela fazia acompanhamento regular por causa da gravidez de risco. Já sabia que o parto poderia ocorrer a partir do sétimo mês.

Segundo Cícero, a mulher sentiu dores desde as 3h da madrugada. À porta da Santa Casa, o relato não persuadiu o porteiro. Ele foi orientado a não deixar mais ninguém entrar porque não havia leitos.
O casal se dirigiu ao Gaspar Viana, em outro bairro da capital. Ouviu a mesma explicação e, sem ter para onde ir, ficou na calçada por hora e meia. Como o quadro se agravou, o serviço de resgate dos Bombeiros foi acionado e levou Cícero e Vanessa para a Santa Casa novamente.
De acordo com o auxiliar de cozinha, a bolsa de água da esposa estourou quando ela estava na ambulância em frente à Santa Casa, mais uma vez sem qualquer análise de profissionais dos hospitais. Um dos bebês nasceu morto.
A situação levou a equipe de plantão a permitir a entrada da grávida, mas o parto da segunda criança dentro do hospital não conseguiu salvá-la.


“Foi negligência, estou falando. Há vinte dias, o médico disse que estava tudo saudável. A gente quer justiça. Comprei tudo para eles, já estava só esperando. Agora vou chegar e encontrar só as roupinhas”, disse.

O pai dos gêmeos mortos sem atendimento médico nos dois maiores hospitais de referência em gestação de risco do Pará, Raimundo Cícero, informou ter passado uma hora e meia na calçada de um dos estabelecimentos sem ser atendido. Para a Polícia Civil, o crime de omissão já está caracterizado.
O relato de Raimundo, auxiliar de cozinha, é de dor por causa da perda dos filhos e de revolta pela forma como ele e a mulher, Vanessa do Socorro, foram tratados nos hospitais Santa Casa de Misericórdia e de Clínicas Gaspar Viana.
“Meus filhos morreram do lado de fora do hospital por falta de atendimento. Bateram a porta na nossa cara. Depois que meu filho morreu, fiquei desesperado e entrei. Tinha 15 médicos lá dentro”, disse.
O casal saiu de casa, no bairro Itaiteua, distrito de Outeiro, periferia de Belém, às 3h da madrugada desta terça-feira (23). O percurso feito no ônibus, em estrada esburacada, e durou cerca de uma hora e meia.


Restrições

A delegada Maria do Perpétuo Socorro Picanço instaurou inquérito policial para apurar as responsabilidades pelo episódio. Ela já ouviu cinco pessoas e afirma que a omissão está clara.
Segundo a delegada, os corpos das crianças serão periciados pelo Instituto Médico Legal (IML) para que se verifique a hora em que eles morreram. O objetivo é saber se a causa da morte foi a omissão.
Além das testemunhas, a delegada pretende ouvir os porteiros, a equipe médica e a direção dos hospitais para saber de quem partiu a ordem para o não atendimento.
A presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, negou a omissão e disse que a obstetra plantonista não atendeu Vanessa porque não havia leitos na UTI neonatal.
Segundo Maria do Carmo, o hospital tem capacidade para 107 recém-nascidos, mas hoje está com 123. Por causa disso, restrições à entrada de pacientes têm sido adotadas desde o final de semana passada.


3 comentários:

  1. Nossa como pode, o proprio HSP em que ela se tratava a negou em ter um atendimento adequado :(
    Ela já era paciente do HSP e mesmo que não fosse ela teria que no minimo ser atendida 1° por um proficional e se fosse o caso de não poderem atender ela la, eles teriam que ter a encaminhado ela atrvés de ambulância com um médico responsavel, pois eles já sabiam que se tratava de Lúpus e já sabiam que a gravidez era de alto risco.
    Agora falar que não foi negligência ?
    Isso é chamar a gente de burra né :(
    Espero que isso não fique impune, pois e agora como vão ficar o casal?
    Com o pisicologico abalado e uma perda inreparavél :( se não podemos + contar com o atendimento necessário como é determinado na constituição sobre a Saúdee :(
    Isso é falta de sensibilidade e indiferença com o seu proximo , que descaso !!!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal temos que botar a boca no trombone :( como pode um descaso desse :( e ainda a medica falar que não houve negligência e que a paciente já estava sendo atendida :( Essa médica esta nos chamando de burros pois a Vanessa só foi atendida la depois de já ter perdido o neném dela :(

    ResponderExcluir
  3. Xoquei, alguém tem de pagar poor esse crime...

    ResponderExcluir