segunda-feira, 28 de março de 2016

Vacinação contra gripe H1N1 em 67 municípios de SP

Qui24/03/16 
SP promove vacinação contra gripe H1N1 em 67 municípios
Meta é vacinar 323,7 mil pessoas do público-alvo
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou quarta-feira (23) vacinação contra o vírus A H1N1, causador da gripe, nos 67 municípios que compreendem o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de São José do Rio Preto. Esta vacinação estará disponível até o dia 8 de abril.

Será atendido o mesmo grupo de risco das campanhas anteriores, definido pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos de idade e pessoas com doenças crônicas, num total de 388,5 mil pessoas. A meta é atingir 80% do público alvo, que corresponde a 323,7 mil pessoas.

"Quem tomar a vacina agora não estará desobrigado de também tomar a vacina durante a campanha nacional, que terá início em 30 de abril, uma vez que se tratam de vacinas diferentes, isto é, a composição da vacina que será utilizada durante a Campanha Nacional será diferente, uma vez que esta composição pode mudar, em decorrência dos vírus circulantes em cada ano", destaca Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Neste ano, até 14 de março, foram notificados 191 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, deste total, 157 relacionados ao A H1N1 e um total de 27 óbitos, sendo 23 relacionados a H1N1.

Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo a maioria deles, 190, relacionados à A (H3N3). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N3).

"Somente esta região vai receber esta dose extra de vacinação pelo fato de concentrar a maioria dos casos: dos 157 casos de SRAG relacionados ao vírus H1N1 no Estado de São Paulo, até 14 de março, 82 são da região epidemiológica de Rio Preto. Dez, dos 23 óbitos registrados, também são desta região”, explica Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria da Saúde.

A rede pública de saúde disponibiliza anualmente, por meio de campanhas de imunização em massa, a vacina contra a gripe, que também protege contra o H1N1, para idosos, gestantes, puérperas, crianças, trabalhadores da saúde, população indígena e pessoas com doenças crônicas.

Municípios que englobam o GVE de Rio Preto:Adolfo
Álvares Florence
Américo de Campos
Ariranha
Bady Bassitt
Bálsamo
Cardoso
Catanduva
Catiguá
Cedral
Cosmorama
Elisiário
Embaúba
Fernando Prestes
Floreal
Gastão Vidigal
General Salgado
Guapiaçu
Ibirá
Icém
Ipiguá
Irapuã
Itajobi
Jaci
José Bonifácio
Macaubal
Magda
Marapoama
Mendonça
Mirassol
Mirassolândia
Monções
Monte Aprazível
Neves Paulista
Nhandeara
Nipoã
Nova Aliança
Nova Granada
Novais
Novo Horizonte
Onda Verde
Orindiúva
Palestina
Palmares Paulista
Paraíso
Parisi
Paulo de Faria
Pindorama
Pirangi
Planalto
Poloni
Pontes Gestal
Potirendaba
Riolândia
Sales
Santa Adélia
São José do Rio Preto
Sebastianópolis do Sul
Tabapuã
Tanabi
Ubarana
Uchoa
União Paulista
Urupês
Valentim Gentil
Votuporanga
Zacarias
Do Portal do Governo do Estado
http://m.saopaulo.sp.gov.br/noticia.php?id=245191

"É importante lembrar que a vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe. Nós temos que ainda lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, cuidado ao tossir, estar sempre usando lenços descartáveis, sempre lavar as mãos principalmente quando estiver gripado. Assim nós teremos outros mecanismos que poderão proteger, não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios que também podem ser protegidos utilizando essas ações", destaca a coordenadora.
Os cuidados são:
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
Fonte #MinistérioDaSaúde
#VivaBemComLúpus #Lúpusleslesblogspot♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário