quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Selena Gomez conta que fez um transplante de rim devido ao lúpus

Selena Gomez conta que fez um transplante de rim devido ao lúpus
Selena Gomez contou ter passado pelo transplante há alguns meses e quer dividir sua história com os fãs.
Por Ligia Helena
14 set 2017
Selena Gomez conta que fez um transplante de rim devido ao lúpus

A cantora Selena Gomez, que em 2015 revelou ao mundo ter lúpus, compartilhou com seus fãs nesta quinta (14), por meio do Instagram, que passou por um transplante de rim há alguns meses, em decorrência da doença. O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que ataca pele, articulações e órgãos saudáveis do corpo.

Saiba mais sobre o lúpus
Mas o que é o lúpus, afinal?
Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, uma doença em que o sistema imunológico ataca partes do corpo em vez de proteger. Isso leva a inflamações e danos em diversas partes do corpo, como articulações, pele, rins, coração, pulmão, vasos sanguíneos e cérebro. Os sintomas da doença são diversos, mas os mais comuns são fadiga, dores nas articulações, febre, irritação na pele e problemas renais.

Ainda sabe-se relativamente pouco sobre o lúpus. Um fato é que mais mulheres do que homens têm essa doença – para cada 9 mulheres, apenas 1 homem tem lúpus. Além disso, mulheres negras, latinas e asiáticas tem mais tendência a ter lúpus do que mulheres brancas.

O lúpus ainda não tem cura, mas tem tratamento. Quem tem ou suspeita ter a doença, deve procurar um médico reumatologista, que é o especialista mais apto a oferecer tratamento. Com os cuidados adequados, as pessoas que têm lúpus podem viver de forma ativa e saudável, e por muitos anos.
No post do Instagram, Selena conta que nos últimos meses passou por um período sem trabalhar, pois estava se recuperando do transplante. Ela agradece à equipe médica e à amiga Francia Raisa, que foi a doadora do rim transplantado na cantora. O transplante renal pode ser feito intervivos, ou seja, entre duas pessoas vivas. Neste caso, o doador doa um de seus rins e passa a viver com um órgão só, em vez de dois.

Ela ainda mostrou uma foto dela com a amiga que doou o rim, e fotos da cicatriz da cirurgia e da recuperação.

Selena aproveitou o post para falar sobre como o lúpus segue sendo uma doença mal compreendida, mas que progressos estão acontecendo. Em março de 2017, a cantora anunciou ter feito uma grande doação para a pesquisa do lúpus. Desta vez, ela recomendou que, para mais informações sobre a doença, os fãs acessem o site Lupus Research Alliance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário