domingo, 9 de setembro de 2018

Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) Todos podem Participar da Enquete pública

Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): 
Enquete pública para identificação de problemas
Esta enquete faz parte das atividades do Grupo de Trabalho da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (Portaria GM/MS nº 1.160/2018).

O objetivo é identificar as dificuldades e os problemas relacionados à pesquisa, desenvolvimento, produção, regulação, disponibilização, monitoramento e uso racional de medicamentos biológicos.

Os biomedicamentos são definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (RDC nº 55/2010) como “medicamentos obtidos a partir de fluidos biológicos ou de tecidos de origem animal ou medicamentos obtidos por procedimentos biotecnológicos”. Nesse sentido, esclarece-se que a definição agrega tanto os medicamentos comumente chamados de inovadores, originadores ou de referência quanto os medicamentos biossimilares.
A participação é voluntária e essencial para a formulação de políticas públicas de saúde. 
Responder ao questionário não envolverá quaisquer riscos significativos, além da expressão da opinião dos participantes. Para minimizar qualquer desconforto, na ocasião da divulgação dos resultados, isso será feito sem a identificação individualizada dos participantes. Caso decida não participar da enquete, a qualquer momento, não sofrerá nenhum prejuízo.
Mais informações, acesse: 👇http://portalms.saude.gov.br/gt-de-biologicos.

Agradecemos sua participação. 😉
Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. 
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Ministério da Saúde

Clique aqui 👇para responder
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=41243

Pessoal , qualquer pessoa pode preencher este formulário sua participação é muito importante .

Pacientes / Familiares/ Doutores nos ajudem aí. 😉 
Eu mesma não tendo usado os biológicos tbm posso participar pois convivo com vcs Amigos que nos relatam as suas experiências 😆
O 🐺 Lúpus é imprevisível , eu já estou em remissão à alguns anos, mas eu não sei o que será do meu amanhã, Deus me ajude que esse Lobo🐺 nunca mais venha acordar, mas enquanto não vem a cura tenho que pensar que em algum momento poderei necessitar desses medicamentos. 😕
Então eu como paciente tbm contribuo para um futuro melhor para nós paciente de Lúpus.

🐺 A Participação de #Todos é muito importante.✋💜
💬📑💭
A discussão está sendo feita para saber se o Governo, (Ministério da saúde) poderá substituir o Biológico pelo Biossimilar ou vice-versa a qualquer momento , compulsóriamente, assim não será necessário que o nosso médico autorize essa substituição. 👀

Tipo assim : O paciente já recebe o medicamento Biológico ou biossimilar, mas vamos supor que o Ministério da saúde queira substituir os medicamentos por achar que aquele medicamento esteja muito caro para o Governo , ele poderá substituir por outro que seja mais barato podendo ser o biológico ou biossimilar, mas com essa ação feita sem a orientação do nosso médico poderemos sofrer modificações no nosso tratamento.

Então o que queremos é que o médico é que autorize ou não essa substituição quer seja ela feita pelos medicamentos biológicos ou biossimilares

Respondendo o formulário📒

👧 Poderá responder o formulário : 👇

👦👧 Paciente

👪 👩👨 Familiar, amigo ou cuidador de paciente

Grupos/associação/organização de pacientes

💉 Profissional de saúde

🔬 Pesquisador na área de medicamentos biológicos ou afins

🏬 Empresa fabricante medicamentos biológicos

🏦 Instituição de ensino

🏥 Instituição de saúde

Secretaria Estadual ou Distrital de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

🏥 Sociedade médica

Consultoria na área de medicamentos biológicos ou afins

Outros

II -  Contribuições
Qual a sua experiência com medicamentos biológicos? 
* Exemplo: paciente que usa medicamento biológico, profissionais de saúde, pesquisador da área de biotecnologia, ...

Minha resposta 👧 👇
Sou paciente, tenho Lúpus, artrite, .., eu não usei nenhum medicamento biológico e nem biossimilares, mas convivo com pacientes que usaram esses tipos de medicamentos e estão se sentindo melhor.

De acordo com as categorias abaixo, que dificuldades ou problemas relacionados aos medicamentos biológicos (inovadores ou biossimilares) você identifica? 
* Selecione a(s) categoria(s) que gostaria de contribuir e faça uma breve descrição da dificuldade ou problema, relacionando quando possível, as causas

Pesquisa e Desenvolvimento (pesquisa clínica, biomédica ou de saúde pública, incluindo a elaboração ou discussão de agenda de pesquisa, financiamento, comunicação e aplicação dos resultados)

Produção (todas as etapas necessárias para produzir um medicamento biológico, desde seus componentes, passando pelo processamento, embalagem, controle de qualidade, rotulagem, bula)

Clique nessa opção - 👇Regulação (atos normativos de medicamentos biológicos, incluindo o registro, importação, definição de preços, controles, vigilâncias)

Acesso e uso racional (incorporação, aquisição, protocolos clínicos, prescrição, disponibilidade, adequação dos serviços, acessibilidade geográfica, aceitabilidade, dispensação, entrega e uso)

Monitoramento (controle, vigilância, auditoria e avaliação)

Outros (outra dificuldade ou problema com medicamentos biológicos que não se enquadram nas categorias anteriores)

Regulação: 

*Minha justificativa 👇
Somente o medico pode indicar com seguranca a troca do nosso medicamento.
A demora para a regulamentação dos Cid,s para o fornecimento dos medicamentos biológicos e biossimilares para o tratamento das doenças auto-imunes e a demora na dispensação desses medicamentos agrava a saúde do paciente.
Necessitamos de medicamentos de uso contínuo, assim penso que só o médico responsável pelo paciente é que pode indicar a substituição de qualquer medicamento , seja pelo Biológico ou Biossimilar, etc...

Clique na opção Gravar e pronto, vc já terá contribuído 😉

#UnidosSomosMaisFortes ✋💜
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#VivaBemComLúpus
#BlogspotLúpusLesLes
#LúpusLesLes 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário