terça-feira, 28 de maio de 2019

Lúpicos 🗣 Atenção: Pacientes de Doenças Reumáticas e AutoImunes também devem vacinar-se💉contra o vírus da gripe🤧😷

Por Sociedade Brasileira de Reumatologia

🗣Atenção: A Campanha da Vacinação contra a Gripe termina no Dia 31 de Maio, sexta-feira . 
#LúpicosDoBrasilBoraLáSeVacinar💉
Converse com o seu médico.
Pacientes de doenças Reumáticas e Autoimunes também devem vacinar-se💉contra o vírus da gripe.🤧 😷 

Saiba mais aqui 👇
Por 👩‍⚕️ Dra. Gecilmara Salviato Pileggi
Coordenadora da Comissão de Doenças
Endêmicas e Infecciosas da SBR

É de consenso mundial a indicação da vacina influenza anualmente para pacientes com doenças reumáticas. Apesar deste conhecimento, estudos anteriores e atuais apontam para taxa de cobertura vacinal inferiores a 50% na maioria dos países.

Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção pelo vírus influenza, porém alguns grupos estão mais propensos a desenvolver formas graves da doença, dentre eles as pacientes doenças crônicas e imunossuprimidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população é infectada anualmente pelo vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentam risco elevado para complicações decorrentes da doença. Entre elas, 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças e 700 milhões de crianças e adultos com alguma doença crônica.

As vacinas influenza disponíveis no Brasil, trivalente ou quadrivalentes, são todas inativadas (de vírus mortos), portanto, sem capacidade de causar doença e sem restrições de uso em populações com doenças com características autoimunes – populações que têm indicação de vacinação especialmente reforçada.

As recomendações para ambas as vacinas são as mesmas. No entanto, as vacinas quadrivalentes só estarão disponíveis em clínicas privadas de imunização. 

É importante enfatizar que os grupos de maior risco para as complicações e óbitos por influenza, com acesso à vacinação pela rede pública não devem deixar de vacinar-se, utilizando a vacina disponível pelo sistema público.

O que muda de ano para ano? Um vírus pode sofrer mutação e trazer infecções mais sérias porque não encontra uma população protegida por exposições anteriores.

Assim está constituída a vacina contra influenza 2019 que será oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de imunizações na rede publica de saúde:

(Em azul as cepas mudaram de 2018-2019)

Atenção para as datas de vacinação pelo Ministério da Saúde:
A campanha vai até 31 de maio

Em caso de dúvida, converse com seu médico.
Referências:
Hmamouchi et al, low rate of influenza and pneumococcal vaccine coverage in rheumatoid arthritis: Data from the international COMORA cohort; Vaccine 

Sociedade Brasileira de Reumatologia ⤵️
🧚‍♀️No nosso Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Lúpus está indicado às vacinas contra o vírus da gripe 🤧 e a vacina pneumocócica 😷 😉
Protocolo Clínico 😁
Diretrizes Terapêuticas 
👇
Lúpus Eritematoso Sistêmico ⤵️
Realizar vacinação anual contra o vírus da gripe e vacinação pneumocócica a cada 5 anos. 
Em pacientes com LES e em uso de imunossupressores, devem-se evitar vacinas com vírus vivos atenuados.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 
INSTITUTO BUTANTAN ⤵️

Administração da vacina influenza 😷💉

🤔 O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?💉

👩‍⚕️👨‍⚕️- ADVERTÊNCIAS:

ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA CRIANÇAS MENORES DE 6 MESES. 👶
Não se recomenda a administração da vacina influenza (fragmentada e inativada) em indivíduos que em um período de seis semanas após uma prévia vacinação apresentaram Síndrome de Guillain-Barré (Doença rara que acomete os nervos periféricos, levando a alterações da força dos músculos e das sensações do local acometido).

Entretanto, uma vez que a maioria das pessoas com história de Síndrome de Guillain-Barré pertence aos grupos de alto risco de complicações graves relacionadas à gripe, muitos especialistas acreditam que os benefícios da imunização justificam a vacinação destes pacientes.

A vacinação deve ser avaliada com atenção em portadores de desordens neurológicas em atividade.

Caso a vacina seja utilizada em pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência (doenças com alterações do sistema imunológico) ou por estar em terapia imunossupressora (medicamentos que levam a alterações do sistema imunológico), a resposta imunológica pode não ser alcançada.

A vacina influenza (fragmentada e inativada) não deve, sob circunstância alguma, ser administrada por via intravascular.
🤔 - PRECAUÇÕES: 🤧😷💉

Alergias:
Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a vacinas contra o vírus influenza, a qualquer componente da vacina, ao timerosal, a neomicina, ao formaldeído, ao Triton-X-100 (octoxinol 9), ou a qualquer outro medicamento ou substância.

Avise também se você tem alergia a ovo 🥚 ou a proteína de galinha 🐓, pois os vírus da vacina são propagados em ovos 🥚 embrionados de galinha🐔.

🤰Uso na gravidez e lactação:
De acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2012, no “Brasil e em outros países não identificou algum risco associado ao uso da vacina em gestantes”. No entanto, como forma de precaução, entende-se que a vacinação de gestantes pode ser considerada após o primeiro trimestre de gestação ou durante a amamentação. Durante os três primeiros meses de gestação, a indicação do uso de vacina deve ser avaliada por seu médico levando-se em consideração os riscos associados a uma eventual infecção pelo vírus influenza.
Informe seu médico se você está grávida ou planejando engravidar.

A vacina influenza (fragmentada e inativada) não deve ser utilizada em mulheres grávidas sem orientação médica.

👶 Uso pediátrico:
A vacina influenza (fragmentada e inativada) pode ser utilizada na imunização de crianças a partir de 6 meses.

Após a imunização, a ocorrência de eventos adversos da vacina como febre, cansaço, fraqueza e dores musculares são mais comuns nas crianças, por serem mais sensíveis que os adultos, devido a um menor número de exposições anteriores ao vírus influenza relacionados aos antígenos vacinais.

Uso em adultos e idosos:
Os idosos são altamente beneficiados pela vacinação, uma vez que a vacina fornece elevada proteção contra as complicações associadas à gripe, frequentes nesta faixa etária, e que são responsáveis por internações e óbito. Não é possível que a vacina influenza (fragmentada e inativada) cause problemas ou eventos adversos em idosos, diferentes dos que ocorrerem em adultos jovens. Embora a eficácia da vacina possa ser menor neste grupo do que para os adultos jovens saudáveis.

💊💉 Interações medicamentosas:
- Com outras vacinas: o uso simultâneo da vacina influenza (fragmentada e inativada) com outras vacinas pode ser feito quando a administração é realizada em partes diferentes do corpo. Deve-se notar que os eventos adversos podem ser intensificados.

- Com outros medicamentos: a vacina influenza (fragmentada e inativada) pode não ter o efeito esperado se você estiver fazendo uso de terapia imunossupressora (medicamentos que levam a alterações do sistema imunológico), como corticosteroides, drogas citotóxicas e radioterapia. 

- Com exames laboratoriais: a vacina influenza (fragmentada e inativada) pode interferir na resposta a alguns testes laboratoriais para vírus, como HIV-1, vírus da hepatite C e HTLV-1.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

👉 Acesse a bula: link bula📝 eletrônica ANVISA.

#MinistérioDaSaúde🏥 #Brasil 🇧🇷
#SecretariaMunicipalDeSaúde #SP
#VírusInfluenza
#VacinaContraGripe💉
#VacinaContraoVírusInfluenza😷💉
#31DeMaio🗓
#Lúpus #DoençasAutoImunes #DoençasReumáticas
#LúpusVacinaContraGripe🤧💉
#SociedadeBrasileiraDeReumatologia#VacinaContraGripeInstitutoButantã😷💉#InstitutoButantã🔬
#LúpicosTemQueTerProteção🤧 😷#LúpicosTemQueTerImunização💉#VivaBemComLúpus💜#BlogspotLúpusLesLes📰
#LúpusLesLes🧚‍♀️💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário