sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Prefeitura de Vila Velha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) - atende a uma reivindicação do (Grupaes) para o fornecimento de Filtro solar para pacientes de Lúpus

Prefeitura vai distribuir filtro solar a pacientes de Lúpus residentes na cidade

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins - 19/12/2019

Numa iniciativa pioneira no Espírito Santo, pessoas residentes em Vila Velha e que são portadoras de Lúpus Eritematoso Sistêmico — doença que provoca lesões na pele e que são agravadas com a exposição ao sol – vão receber, gratuitamente, frascos de filtro solar a partir desta sexta-feira (20), para que possam se proteger durante o verão, que se inicia domingo (22).
A distribuição do cosmético pela 
Prefeitura de Vila Velha – 
por meio da 
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) - atende a uma reivindicação do 
Grupo de Portadores de Doenças Reumáticas do Espírito Santo (Grupaes). Para ter direito ao benefício é necessário que o paciente apresente documento de identidade, Cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico.
A entrega do protetor solar aos representantes do Grupaes e demais portadores de Lúpus acontece numa ação às 9 horas, desta sexta-feira (20/12/19), 
no auditório do 
Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas), 
Rua Castelo Branco, 1803, 
Centro de Vila Velha. 

Sintomas
O Lúpus Eritematoso Sistêmico - LES ou apenas Lúpus - é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva em meses ou mais rapidamente em semanas e variam com fases de atividade e abrandamento dos sintomas por um período temporário.

“O Lúpus pode ocorrer em qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais vulneráveis, entre a faixa etária de 20 a 45 anos”, observa a subsecretária de Atenção Especializada da Semsa, médica Gleide Caroni.

Dentre diversos sintomas articulares, lesões de pele, pericardites, vasculites e nefrites (que podem evoluir para insuficiência renal), o Lúpus tem uma manifestação característica de fotossensibilidade, que nada mais é que o desenvolvimento de uma reação desproporcional à luz solar.

“Neste caso uma pequena exposição solar pode evoluir para uma piora clínica importante ou até uma recaída da doença que estava em remissão. Por isso, é imprescindível o uso diário de protetor solar”, alerta a subsecretária Gleide Caroni.
http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2019/12/prefeitura-vai-distribuir-filtro-solar-a-pacientes-de-lupus-residentes-na-cidade-27908

Facebook Prefeitura de Vila Velha
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2606055049485096&id=105218086235484 

GRUPAES
https://www.facebook.com/grupaesvix/

#PrefeituraDeVilaVelha 
#EspiritoSanto
#GRUPAES
#FiltroSolarParaPacientesDeLúpus 
#LúpusTemQueTerAtenção #LúpusTemQueTerProteção
#LúpicosNecessitamDeProtetorSolar🧴☀️
#ProtetorSolarParaPacientesLúpicos🧴🌞
Compartilhando 
#VivaBemComLúpus 
#BlogspotLúpusLesLes #Blogger #LúpusLesLes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário