Fevereiro Roxo faz alerta para a importância de diagnosticar e tratar a Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer
Por Cidade de São Paulo
Lúpus, fibromialgia e Alzheimer são doenças muito distintas, mas que têm um detalhe importante em comum: elas impactam não apenas a qualidade de vida do paciente, como também afetam os familiares e cuidadores.
Até o momento não existe cura para nenhuma dessas doenças, o que faz com que a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento especializado seja tão necessária. É esse o objetivo da campanha Fevereiro Roxo, realizada todos os anos para incentivar o acompanhamento dessas enfermidades.
LEIA TAMBÉM: Perda de memória frequente e comportamento alterado são os primeiros sinais da doença de Alzheimer
Considerada a forma mais comum de demência, a doença de Alzheimer, que tem causa desconhecida, acomete com maior frequência pessoas idosas e costuma evoluir de forma lenta e progressiva.
Perda de memória para fatos recentes, irritabilidade, dificuldade para encontrar palavras, perda de interesse pelas atividades, repetição da mesma pergunta várias vezes e tendência ao isolamento são alguns dos principais sintomas de Alzheimer.
VEJA MAIS:
Já o Lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune (quando o próprio organismo ataca órgãos e tecidos) que tem como sintomas lesões de pele, principalmente avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz; dor e inchaço, com mais frequência nas articulações das mãos; e inflamação no rim, pleura ou pericárdio, que são membranas que recobrem o pulmão e coração.
No caso da Fibromialgia, os principais sinais são dor muscular generalizada e crônica (dura mais que três meses), sono não reparador (que não restaura a energia da pessoa) e cansaço. Também pode haver distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, além de alterações de concentração e memória.
SAIBA MAIS: Fibromialgia é mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos
Tratamento na rede municipal
Pessoas que estiverem com sintomas de alguma das doenças devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital para investigar a suspeita e, se confirmado o diagnóstico, receber o encaminhamento para a linha de cuidados na rede municipal de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) do município oferece tratamento para as três doenças.
Para saber qual é a UBS mais próxima, acesse a ferramenta Busca Saúde.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=324520
#SecretariaMunicipaldeSaúdeSP
nos ajudem aí 😉
#FevereiroRoxo💜
#LúpusFevereiroRoxo
Nós #PacientesDeLúpus necessitamos que as nossas #Consultas e #Exames tenham o agendamento mais rápido, necessitamos que os nossos resultados de exames sejam tbm disponíveis mais rápidos e que possamos retirar eles via internet se caso necessitarmos, nós pacientes de #Lúpus temos necessidades especias, temos consultas multidisciplinar, não podemos ficar esperando por um resultado de exames por 30 dias pois se for algo mais grave o paciente corre riscos de sequelas, ... , pacientes quando estão com a doença Ativa ou quando suspeitam que ela possa estar entrando em atividade tem que ter tratamento precoce, nós pacientes por vezes necessitamos de repor vitaminas, B, D, ..., necessitamos de cálcio, anticoagulantes, antidepressivo que ajudam a tratar tbm as nossas dores ... . Necessitamos que os nossos gestores venham incluir esses medicamentos na lista da #REMUME para nós que somos pacientes de Lúpus, doenças Autoimunes, doenças Reumáticas, doenças Crônicas, doenças Raras, tem que atualizar essa lista de medicamentos fornecidos pelo SUS.
#LúpusTemQueTerDiagnósticoPrecoce
#LúpusTemQueTerTratamentoPrecoce
#LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#LúpicosSP
#LúpicasSP
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeCausarDeficiênciaFísica
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeMatar 😞
#LúpusMaioRoxo
#LúpusLeiEstadual10215de1999
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes 🦋
Nenhum comentário:
Postar um comentário