quarta-feira, 6 de julho de 2011

                            Como diagnosticar o lúpus



  1. Deve-se suspeitar do diagnóstico de LES em pacientes com manifestações características, como :

Lesões típicas na pele ou que apresentem o comprometimento de órgãos como as articulações, rins e alterações hematológicas, entre outras. Pode ou não ocorrer queixas gerais, muitas vezes, sem causa aparente.



Mundialmente, utilizam-se os critérios de classificação do American College of Rheumatology, que se fundamenta na presença de, pelo menos quatro de 11 critérios, que incluem manifestações clínicas e exames laboratoriais.



Entre as manifestações destacam-se: lesões de pele (asa de borboleta, lesão discóide na face), lesões de mucosa oral ou nasal, fotossensibilidade, acometimento articular (artrite), comprometimento neurológico (psicose ou convulsão), envolvimento renal e comprometimento hematológico (anemia hemolítica, leucopenia e plaquetopenia).
Exames para detectar o problema

A avaliação laboratorial pode auxiliar sobremaneira o diagnóstico. Por meio dela pode se constatar alterações hematológicas e no exame de urina. De particular importância para o diagnóstico é a presença de autoanticorpos ou fatores antinucleares (FAN).


A positividade desse teste, embora não específico, serve como triagem em razão de sua alta sensibilidade, sendo improvável a presença da doença se o teste resultar negativo. A presença de outros anticorpos específicos, tais como anti-DNA nativo, anti-Sm e antinucleossomo também podem ser úteis para confirmar a suspeita.


http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/Pages/lupus-durante-a-gravidez.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário