segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pesquisa mostra benefícios do uso de células-tronco para diminuir danos aos rins - CBN

Pesquisa com células-tronco obtém resultados positivos no tratamento de insuficiência renal

As pesquisas sobre o uso de células-tronco para o tratamento de portadores de doença renal crônica estão evoluindo. Um exemplo é o estudo coordenado pela nefrologista Lúcia Andrade, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Após introduzir células-tronco retiradas da medula óssea de ratos saudáveis em outros com insuficiência renal, a técnica gerou uma reversão do quadro da doença. Os resultados sugerem que as células-tronco, provenientes de animais adultos, são capazes de prevenir e até mesmo de regenerar a função e o tecido renal. Se resultados similares fossem obtidos em humanos, o método poderia, por exemplo, dispensar a diálise.
O grupo utilizou roedores que passaram por cirurgias para simular a doença. Na simulação, os animais ficaram com apenas 20% da função renal. Foram aplicadas duas estratégias diferentes de tratamento. Duas semanas depois da cirurgia, um grupo de ratos recebeu uma injeção com 2 milhões de células-tronco na corrente sanguínea e outro recebeu três aplicações.
No quarto mês após o início do experimento, os dois grupos de ratos tiveram recuperação da função renal, conseguindo 50% de filtração. Segundo Lúcia Andrade, uma pessoa com apenas 20% da função renal necessita fazer diálise, sendo que com 50% de filtração ela conseguiria levar uma vida normal à base de dieta e acompanhamento médico.
Os testes feitos inicialmente com ratos serão conduzidos com cães com insuficiência renal. Segundo Lúcia, é necessário entender melhor o mecanismo, uma vez que as células injetadas podem migrar para tecidos não desejados.
A pesquisadora destaca que não existe ainda uma explicação para a melhora da função renal a partir da aplicação de células-tronco. Uma possível resposta seria que elas migrariam para o tecido lesionado e liberariam tanto substâncias inibidoras dos agentes inflamatórios que causam a insuficiência renal como elementos que induzem a regeneração das células do rim.
O estudo foi publicado na revista Stem Cells.
Fonte: Agência Fapesp

 

Ciência & Saúde

Pesquisa mostra benefícios do uso de células-tronco para diminuir danos aos rins

Pesquisa mostra benefícios do uso de células-tronco para diminuir danos aos rins - CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário