quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PM intervém para conter confusão em farmácia de alto custo em Brasília #DescasocomaSaúde

Do G1 DF
Por Jéssica Nascimento
21/10/2015
PM intervém para conter confusão em farmácia de alto custo em Brasília
Servidores distribuíram 100 senhas, mas 400 pessoas aguardavam em fila. Alguns pacientes estavam desde as 21h de terça à espera de atendimento.

A Polícia Militar foi chamada para conter uma confusão entre pacientes da farmácia de alto custo, na Asa Sul, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (21). O bate-boca começou porque apenas cem pessoas conseguiram senhas de atendimento. Segundo a PM, ao menos 400 pessoas aguardavam do lado de fora da farmácia – algumas estavam na fila desde as 21h de terça. O atendimento foi prejudicado em função da greve dos servidores – apenas 30% do efetivo estava trabalhando.

A dona de casa Joana D’Arc, de 45 anos, foi até a farmácia de alto custo da 102 Sul pegar um remédio para o tratamento de lúpus da filha de 22 anos. Ela veio de Planaltina às 5h40 e não conseguiu uma senha, que começou a ser distribuída às 8h. "Acordei de madrugada e vim cedo pegar a medicação. Disseram que não tinha mais senhas pois muitas pessoas dormiram aqui. Acho um absurdo essa saúde do Distrito Federal. O governador deveria olhar mais para nós, ele piorou a cidade."

Segundo Joana, a falta de medicamento piora as condições de saúde da filha em curto espaço de tempo. "Os órgãos dela ficam comprometidos, ela passa a sentir dores. Vou ficar aqui até quando der, espero que tenham boa vontade. Se não conseguir, volto às 20h para dormir [na fila] e assim conseguir o remédio."

Os servidores distribuíram 50 senhas para atendimento pela manhã e outras 50 para a tarde. O garçom Adalton Barbosa, de 45 anos, chegou às 3h para buscar um remédio de asma para o filho. "Graças a Deus consegui uma senha para a parte de tarde, sou o número 22. Infelizmente, tenho pena de outras pessoas que não conseguiram. É direito do cidadão ter saúde."

Segundo Barbosa, a Polícia Militar foi chamada porque pacientes que chegaram mais tarde estavam tentando furar a fila. "Se eu acordei cedo, por que elas também não podem? Um remédio de asma chega a custar R$ 90 em farmácias. Não tenho essa condição financeira. Na minha opinião, cada cidade deveria ter uma farmácia de alto custo. Os remédios podiam ser disponibilizados nos postos. Iria facilitar a vida da população."

A costureira Elenice Lopes, de 45 anos, saiu do Itapoã às 5h para conseguir uma medicação de combate ao Lúpus. De muletas e com um machucado devido às sessões de hemodiálise, ela conseguiu uma senha para o período da tarde.
"O remédio chega a custar R$ 3 mil em uma farmácia comum. Temos que nos sacrificar pra conseguir a medicação gratuita. É uma vergonha ter que esperar com dor por um direito nosso. Agora, nem sei que horas vão me chamar e nem sei quando chego em casa", disse.

A empregada doméstica Neide Maria, de 48 anos, veio da Bahia para pegar um remédio para depressão e transtorno bipolar. Ela chegou na rodoviária às 4h30 mas teve que esperar o metrô às 6h. "Vi gente desmaiando de fome. É uma falta de respeito. Não consegui uma senha e não vou sair daqui até pegar uma medicação. Sem ela, fico ansiosa e bastante nervosa."
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/10/pm-intervem-para-conter-confusao-em-farmacia-de-alto-custo-em-brasilia.html
SBT Brasília
#VergonhaAlheia !!!
Assim eu me sinto por ver o #Descaso com a nossa #Saúde.
#FaltadeGestão #FaltadeRespeito #FaltadeMedicamentos
#FaltadeSenssibilidade  :(
#LúpusTemqueterAtenção
#LúpusTemQueTerTratamendoAdequado
#LupusUnidosSomosMaisFortes #Lupusleslesblogspot♡
#SandraStel
#Ouvidoria #SUS
#136


Nenhum comentário:

Postar um comentário