Proteinúria de 24 horas
É o exame que quantifica a perda de proteínas na urina em um período de 24 horas.Em situações normais perdemos até 150 mg de proteínas em 24 horas, quando o resultado vem acima deste valor, dizemos que o paciente apresenta proteinúria.
Uma pessoa com proteinúria pode notar sua urina mais espumosa, como se houvesse detergente na água do vaso sanitário. Isso ocorre geralmente quando a quantidade de proteína na urina já está em níveis mais altos.
A proteinúria ocorre quando há lesão nos glomérulos renais, que são as unidades microscópicas de filtração de sangue dentro dos rins (Leia mais: O que é uma Glomerulonefrite?).
Existem várias doenças que causam lesão nos glomérulos, confira aqui as de maior relevância clínica:
DiabetesGlomerulonefrites
Lúpus
Hipertensão Arterial
Pré Eclâmpsia: hipertensão na gestação com proteinúria
Obesidade
Em vigência de febre ou após exercícios físicos intensos, a pessoa pode apresentar proteinúria discreta e não estar com nenhuma doença renal. Por isso, evitamos coletar proteinúria nessas situações.
Para que o resultado da proteinúria seja confiável, sua coleta deve seguir rigorosamente algumas orientações:
Retire o galão de coleta no laboratório.
Ao acordar, despreze a urina da 1a micção do dia e marque a hora em que foi feito, por exemplo às 7 horas
A partir deste momento, guarde TODAS as urinas que fizer, durante o dia e à noite também, colocando-as no mesmo frasco de coleta
O frasco deve permanecer bem fechado e armazenado na geladeira
A coleta termina somente no dia seguinte, coletando-se a urina da micção na mesma hora que se desprezou a 1a micção do dia anterior. No nosso exemplo, às 7 horas da manhã.
Toda a urina coletada nas 24 horas deverá ser encaminhada ao Laboratório, no prazo máximo de 2 horas após o término da coleta
Durante as 24 horas de coleta a ingestão de líquidos deverá ser a habitual
Caso haja alguma perda de urina durante o período de coleta, a proteinúria perde o valor e o paciente deverá iniciar uma nova coleta em outro dia
Aconselha-se a fazer este exame aos domingos, pois é um dia que a pessoa pode permanecer em casa para realizar a coleta adequadamente, e os frascos podem ser encaminhados ao laboratório na segunda de manhã
Resumindo, a proteinúria é um sinal de doença renal e deverá ser sempre investigada por um nefrologista. O tratamento da proteinúria irá depender da sua causa.
Matéria feita por
Dra Juliana Torritani
Nefrologista/Clínica Médica
#LúpuseRinsTemQueTerAtenção
#VivaBemComLúpus
#blogspot #LúpuslesLes
Nenhum comentário:
Postar um comentário