quarta-feira, 9 de maio de 2018

Câmara Municipal de Vitória aderiu ao Lúpus Maio Roxo em Atenção a Lei Municipal nº 9150/2017, de autoria do Vereador Denninho Silva (PPS)

A Câmara Municipal de Vitória aderiu ao Maio Roxo. 
Durante todo o mês, o Plenário da CMV estará iluminado com a cor para lembrar sobre a importância da informação e conscientização do lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus. 

Esta é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro, mas também os demais órgãos.

Para tratar o tema, a Câmara de Vitória criou a Lei Municipal nº 9150/2017, de autoria do vereador Denninho Silva (PPS), que institui a segunda semana de maio como sendo a semana de conscientização para divulgação e prevenção do Lúpus. Cabe destacar que em 10 de maio é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

Nesta semana, o Poder Público Municipal deverá informar à população sobre o que fazer se estiver acometido por esta doença, orientar e dar suporte às pessoas com Lúpus, encaminhar para tratamento médico adequado, distribuir cartazes, panfletos e folders com informações sobre as características e sintomas da doença, coletar dados sobre os portadores da doença e detectar os índices de incidência da doença na Cidade de Vitória.

No Brasil, as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Tipos da doença

Os dois tipos principais de lúpus são o eritematoso sistêmico e o eritematoso cutâneo. No entanto, existem estudos que apontam outros desdobramentos da doença, apresentando também como um tipo o lúpus por indução de medicamentos.

Sintomas

Por ser uma doença do sistema imunológico, quando a pessoa tem lúpus, ela pode ter diferentes tipos de sintomas em vários locais do corpo. Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.

Tratamento

O tratamento para lúpus é contínuo e demanda o acompanhamento médico sempre, pois ainda não há cura para a doença. Seu papel é amenizar os sintomas e possibilitar uma boa qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas nesse quadro.

http://www2.cmv.es.gov.br/controladoria/noticia/ler/8661/cmara-de-vitria-adere-a-campanha-maio-roxo

#CâmaraMunicipalDeVitória #EspíritoSanto
#Plenário
#LúpusMaioRoxo #LúpusLeiMunicipal9150/2017#Vereador #DenninhoSilva #PPS
#ConscientizaçãoDoLúpus
#10DeMaioDiaInternacionalDeConscientizaçãoeOrientaçãoSobreoLúpus
#10DeMaioDiaInternacionalDeAtençãoàPessoaComLúpus
#LúpusTemQueTer Atenção
#EuApoioLúpusMaioRoxo
#VivaBemComLúpus
#LúpusLesLes ✋💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário