Na terça- feira, 25 de outubro, a Sociedade Paulista de Reumatologia inicia “plantão” na Estação Sé do Metrô (mezanino)- que vai até sábado, 29 /10/11- para esclarecer dúvidas da população sobre as doenças reumáticas, um grupo de mais de 100 doenças, que formam uma das principais causas de afastamento de trabalho por mais de 15 dias consecutivos. Algumas das doenças reumáticas, os “reumatismos”, podem levar à incapacidade física, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente. Dor e inchaço persistente nas juntas são os sintomas mais comuns. Ao contrário do que se pensa, “reumatismo” não é doença de velho”.
O “plantão” faz parte da Ação Reumato 2011, que estará no Metrô, de 24 a 29 de outubro, das 9h às 17 horas. Durante este período, serão distribuídos materiais informativos, incluindo indicações de serviços públicos de reumatologia. No Brasil, existem cerca de 1.500 especialistas. O Estado de São Paulo concentra cerca de um terço dos especialistas. O slogan da campanha é “Não Brinque com sua Saúde: Reumatismo é Doença Séria”
Dor nas juntas dos punhos pode ser sintoma de uma simples tendinite, de um problema da coluna ou até de artrite reumatoide, doença que acomete as articulações e que pode causar deformidades físicas e incapacidade funcional até para atividades rotineiras, como fechar o botão de uma blusa. A “dor na coluna” – que afeta cerca de 80% da população - pode ser resultado de um simples “mau jeito”, mas também sintoma de uma espondiloartropatia e artrite psoriásica – doenças crônicas de origem ainda desconhecida e altamente incapacitantes. Em comum, todas fazem parte do grupo de doenças chamadas de reumáticas, que comprometem ossos, cartilagens, articulações e músculo, mas a maioria pode apresentar o mesmo sintoma inicial – dor e inflamação nas juntas persistentes.
Para esclarecer essas e outras dúvidas da população, a Sociedade Paulista de Reumatologia reúne especialistas e representantes de grupos de pacientes em “plantão” (Ação Reumato 2011), no mezanino da Estação Sé do Metrô, de São Paulo, de 25 a 29 de outubro, das 9h às 17 horas. Durante o “plantão”, a Sociedade espera esclarecer mitos sobre as doenças, tais como: • • Reumatismo NÃO é doença de velho – Boa parte das doenças reumáticas atinge pessoas de todas as idades, incluindo jovens e crianças.
• Reumatismo NÃO é sazonal. Embora o frio, em alguns casos, possa aumentar os sintomas, as doenças reumáticas não pioram ou surgem nos dias mais frios. Ocorrem em qualquer época do ano, em diferentes climas, em ambos os sexos – apesar da maioria afetar mais mulheres do que homens.
• Reumatismo Tem tratamento – Apesar de doença crônica (assim como o diabetes e hipertensão – doenças bem conhecidas do público), muitas vezes sem cura definitiva, o reumatismo tem tratamento que pode melhorar e restabelecer a qualidade de vida do paciente.
“Na maioria dos casos, o sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce e da adoção rápida da terapia adequada. O diagnóstico precoce pode ser a diferença entre um estilo de vida normal e produtiva e uma vida com limitações e incapacidade funcional”, afirma o reumatologista Luiz Latorre, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia.
Estudos indicam que o diagnóstico correto e o inicio do tratamento adequado podem demorar de 3 a 4 anos após o surgimento dos primeiros sinais e sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças. Segundo os médicos, os principais sinais são dor e inchaço persistentes nas juntas (sem histórico de trauma). O diagnóstico é feito a partir do histórico clínico do paciente, exames de raios-X e de sangue. Algumas das doenças reumáticas: • Artrite Reumatoide (mais frequente em mulheres e costuma iniciar-se por volta dos 35 anos. Afeta cerca de 1,5% da população e em poucos anos pode levar à incapacidade física, se não diagnosticada e tratada adequadamente. )
• Espondilite Anquilosante (A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos, que por vez é responsável por uma inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. Pode causar limitação dos movimentos e invalidez. É mais frequentes em homens adultos jovens.
• Artrite Reumatoide Juvenil (crianças e adolescentes)
• Fibromialgia
• Osteoporose
• Osteoartrite
• Gota
• Lupus
A Ação Reumato 2011 é uma realização da Sociedade Paulista de Reumatologia e terá participação dos grupos ACREDITE (“Amigos das Crianças com Reumatismo”), GRUPASP (Grupo de Apoio aos Pacientes Artríticos do Estado de S. Paulo), FENAPCO (Federação Nacional de Associação de Pacientes com Osteoporose), Associação Superando Lupus. Conta com apoio da Abbott, Janssen, Pfizer, Roche.
SPMJ Comunicações
Maria José Arrojo
55 11 3289-2699
www.spmj.com.br
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,452330,Sociedade_de_Reumatologia_esclarece_duvidas_sobre_reumatismo_Estacao_Se_-_Metro,452330,9.htm |
Obrigada pela dica, e vou fazer o post, como você colocou, te dar o crédito , claro, e vamos nos unir mais que nunca pelos nossos direitos. Bjkas
ResponderExcluirhttp://alepoleslencoislupus.blogspot.com/
Oi cidinha, fico contente que vc colocou a materia la :) Eu tentei me inscrever la no seu Blog ++ não consegui, não sei o que esta acontecendo?
ResponderExcluirE é isso ai se todos nós nos unirmos ficara ++ facíl seguirmos o nosso objetivo , em termos os nossos direitos garantidos :)Bjs ♥
Oi Sandra! Eu tentei num outro blog ontem, e não consegui, não aparece a barra de servidor. Tente depois, e se persistir, me avise, por favor. Bjks
ResponderExcluir