segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto garante medicamento e filtro solar grátis a portador de lúpus

Projeto garante medicamento e filtro solar grátis a portador de lúpus

 http://jovem.ig.com.br/imagens/195/195/94/6347364.protetorcalcinha_jovem_224_224.jpg

Luiz Cruvinel
Cesar Colnago
Cesar Colnago: 
 SUS deve garantir medicação e protetor solar para controle da doença.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1136/11, do deputado Cesar Colnago (PSDB–ES), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir ao portador de lúpus acesso à medicação e a bloqueadores, filtros e protetores solares necessários ao controle da doença. O projeto institui a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).
A proposta aproveita o conteúdo de projeto apresentado pelo ex-deputado Ayrton Xerez (PL 955/07, arquivado ao fim da legislatura) e de emenda aprovada ao texto na Comissão de Seguridade Social e Família.
Colnago afirma que o uso de filtros e de protetores solares é imprescindível para o controle do lúpus. “Apesar de não ser uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, o lúpus costuma provocar uma série reações em decorrência da sensibilidade ao sol e à luz, tais como manchas e lesões na pele”, afirma.

Campanhas educativas
Entre outras ações, a política prevê a realização de campanhas educativas e de prevenção, a implantação de um sistema de dados para mapear a população atingida e a incidência da doença no País, assim como a elaboração de parcerias e convênios com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória desencadeada pela ação de agentes externos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta). Em contato com o sistema imunológico, esses agentes induzem a produção inadequada de anticorpos que provocam lesões nos tecidos e alterações nas células sanguíneas. A doença atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Jaciene Alves
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SA%C3%9ADE/203879-PROJETO-GARANTE-MEDICAMENTO-E-FILTRO-SOLAR-GR%C3%81TIS-A-PORTADOR-DE-L%C3%9APUS.html

10 comentários:

  1. Eu sou portadora de Lúpus e sou favoravél a esse projeto pois para nós que temos essa doença é impresendivél que tenhamos o direito de ter o tratamento adequado, e para isso se faz necessário o uso continuo de protetor solar até mesmo dentro de casa e necessitamos no minimo de fator 30 a 60 para que não tenhamos a nossa saúde ainda mas prejudicada, pois a falta do uso do protetor solar , pode até desencadear a doença se ela já estiver controlada. E a falta dele também nos deixar com manchas e até com queimaduras graves.
    Então venho aqui pedir que aprovem logo esse projeto e também que essa doença seja mais divulgada , pois ainda hoje muitas das vezes temos o diagnostico tardio e assim as vezes deixando em nós sequelas irreversivéis.
    Agradeço a todos, que estiverem nos ajudando.

    ResponderExcluir
  2. Sou portadora de LES e sou a favor do projeto Projeto de Lei 1136/11,,o uso do protetor solar para nós é obrigatório,usamos de dia, a tarde e a noite...
    Estamos expostos a radiação ultravioleta o tempo todo por conta das lampadas fluorescentes em qualquer local que vamos...
    Os gastos não tem limites, pq temos que usar repetidas vezes em quantidades generosas o protetor solar.

    ResponderExcluir
  3. O fator solar é muito baixo pra nós que precisamos de fatores mais altos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este projeto é importantíssimo, e a aprovação dele só vem acrescentar à nós lúpicos, já que é de uso contínuo somos merecedores desta aprovação, e tem que ser dado importância, porque é uma doença de risco. Vamos aguardar!!!Janeee

    ResponderExcluir
  6. Vamos aguardar e divulgar mais essa bençåo!!

    ResponderExcluir
  7. SO falar não adianta o numero de portadores crescem a cada dia e no entanto não temos direito a nada. o lúpus tem que ser tratado como o cãncer pois traz problemas fisicos e psicologicos como o mesmo. Essa doença não é brincadeira, ´so quem a possui no corpo e na alma sabe do que estou falando. Temos que lutar por direitos sim pois os custos são muito caros e se trabalharmos para controlar será melhor para todos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/2/12 22:35

    Quem tem Lupus teria que ter direito aos remédios, FILTRO SOLAR e passagem de ônibus gratúitos. Nunca gastei tanto com tuto acima descrito. Minha vida já é uma M e ainda tenho que gastar absurdos para essa globalização.
    Dalva.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é lilia fui diagnosticada ha pouco tempo fiz um blog pra saber mais sobre isso,me ajudem, meu blog é liliatati83@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse projeto, espero que seja aprovado logo!

    ResponderExcluir