sábado, 3 de novembro de 2012

Palestra sobre o diagnóstico correto do Lúpus

Palestra sobre o diagnóstico correto do Lúpus



Palestra sobre o diagnóstico correto do Lúpus será realizada no município

Divinópolis | Sexta-feira, 2 de novembro de 2012 - 5h 16
Por: Mariana Gonçalves

Na próxima terça-feira (6) será realizado em Divinópolis, a palestra sobre abordagem do paciente com FAN positivo. Destinada a médicos, enfermeiros e especialistas da área, a palestra acontece às 19h30 no JB Palace Hotel, na rua Rio de Janeiro, 137. As inscrições são gratuitas e as confirmações devem ser feitas até o dia 05, através do email marketing@hermespardini.com.br
Segundo Dr Fabiano de Almeida Brito, que virá a cidade ministrar a palestra, o objetivo é explicar para os profissionais da saúde as indicações, vantagens e limitações do exame FAN positivo.


Bem como os elementos que devem ser observados para uma interpretação correta do resultado.
O teste de FAN é um exame destinado à triagem de anticorpos que reagem com antígenos do próprio organismo. É muito usado para o diagnóstico de pacientes com sintomas clínicos de doenças reumáticas autoimunes. Principalmente lúpus eritematoso sistêmico e esclerose sistêmica.  Porém, por ser um exame bastante sensível os resultados positivos podem ser confundidos com diagnósticos de outras doenças, o que tem acontecido bastante nos laboratórios de analises clínicas.


Em entrevista a Gazeta, o médico reumatologista Fabiano Brito diz que o erro na interpretação do FAN positivo, é muito comum. O objetivo é que seja feito uma avaliação bem minuciosa por parte dos médicos, antes do resultado ser confirmado para o paciente. “O que acontece, é que esse exame é realizado para diagnosticar uma doença que é extremamente rara. O Lupus, afeta geralmente 0,1% da população e como é considerada uma doença muita rara, pode ser facilmente confundida, por exemplo, com dor articular ou artrite, que é a inflamação das articulações. Então pelo fato do Lupus também ter esses sintomas, é frequente os médicos pedirem esse exame de FAN positivo”explica.


O problema começa a aparecer logo quando sai o resultado, conforme ressalta Dr Fabiano. “O médico pede esse exame para descartar a possibilidade do paciente estar com o Lupus.
Mas, quando esse exame da positivo, ele não significa necessariamente que está positivo para o Lupus. Existe uma série de outros problemas que influenciam para esse resultado ser positivo. O que acontece nesses casos é o que médico pede para o paciente repetir esse exame, e isso acaba criando no paciente uma expectativa de já estar com a doença”,afirma  o reumatologista.


PROBABILIDADE EM MULHERES


O Lúpus, embora seja uma doença rara e mais frequente nas mulheres do que nos homens. É  provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Que não exerce a sua função de defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.


O problema é que essa doença faz com que a defesa imunológica se vire contra os tecidos do próprio organismo, como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes podem confundir e retardar o diagnóstico.


Essa doença precisa ser tratada cuidadosamente, mas é valido lembrar que todas as pessoas que tiveram ou tem o lúpus, após o tratamento levem uma vida normal.

http://www.g37.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=16430#.UJUpU2dT87o 

3 comentários:

  1. Boa noite,

    infelizmente perdi minha prima no mês de agosto e temos uns 600 comprimidos de MYFORTIC disponível para doação. Como sei que é um medicamento controlado e muito caro (minha tia pegava no governo) gostaria de passa-los a alguém que precise.

    Caso saibam de que forma poderíamos doa-los, mande me um email: andrea_mml@yahoo.com.br

    Andrea Lourenco

    ResponderExcluir
  2. Andrea Lourenco
    Meus Sentimentos pela perda da sua Prima :(
    Fico triste em saber que mais 1 Borboletinha nos deixou :(
    E me Desculpe pela demora em te responder.
    Andrea Lourenco olha se vc ainda tiver este medicamento vc pode doar aonde a sua Prima fazia o acompanhamento médico ou até entrar nos grupos de Lúpus para fazer esta doação ok

    Vivendo Bem com o Lúpus
    https://www.facebook.com/VivendoBemComOLupus

    Banco De Remédios -LÚPUS.
    http://https://www.facebook.com/groups/616593958434565/?fref=ts

    temos vários grupos ok

    E se der vc poderia me falar qual era o nome da sua Prima e se ela participava de algum grupo?

    Agradeço pela sua colaboração e mais 1 vez Meus sentimento

    ResponderExcluir