sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Campanhã ABRAF "Perca o Fôlego pelos Pacientes com Hipertensão Pulmonar"

Novembro é o mês de conscientização da Hipertensão Pulmonar, uma doença rara e sem cura. 
Durante todo o mês, a Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar (Abraf) promove a campanha “Perca o fôlego pelos pacientes com Hipertensão Pulmonar”.
Idealizada pela PHEurope, a campanha tem como principal objetivo sensibilizar a população, a comunidade médica e o governo sobre a Hipertensão Pulmonar (HP).
A HP impacta profundamente a qualidade de vida dos pacientes, que podem ter dificuldade para subir escadas, caminhar curtas distâncias, vestir uma roupa ou simplesmente pentear os cabelos. A doença é progressiva. Em pouco tempo, os sintomas evoluem e o paciente passa a sentir cansaço e falta de ar em qualquer atividade cotidiana.
Para unir pacientes, familiares e profissionais da saúde e chamar a atenção para a patologia, a Abraf e os Grupos de Apoio ligados a ela vão realizar eventos em algumas cidades do Brasil, como
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Joinville.
Todos os eventos estão sendo pensados como uma alusão à campanha e os participantes serão convidados a perderem o fôlego pelos pacientes com Hipertensão Pulmonar.
Com o intuito de aumentar a visibilidade da Hipertensão Pulmonar, uma doença rara e pouco conhecida até mesmo pela classe médica, a Abraf também convidou algumas personalidades para vestirem a camisa dos pacientes de HP. Durante todo o mês, a campanha poderá ser vista no site da Abraf e nas redes sociais. Os primeiros participantes a aderirem à campanha foram o apresentador do SBT Arlindo Grund e o cantor Marcelo Jeneci.
Serviço:
14/11 – São Paulo (SP)
Às 9h, no Parque Ibirapuera
Aulão funcional e piquenique no Parque Ibirapuera
15/11 – Brasília (DF)
Às 9h, no Parque da Cidade
Aula de pilates e piquenique Parque da Cidade
22/11 – Joinville (SC)
Às 9h, na Rua do Lazer (em frente ao Fórum)
Pedalada (levar 1Kg de alimento não perecível)
22/11 – Rio de Janeiro (RJ)
Às 8h, no Pier Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10)
Caminhada e piquenique
28/11 – Curitiba (PR)
Às 10h, no Parque Atuba (R. Pintor Ricardo Krueger, s/n)
Caminhada e piquenique
29/11 – Florianópolis (SC)
Às 15h, na Avenida Beira Mar Norte
Caminhada e piquenique
Sobre a Hipertensão Pulmonar:
A Hipertensão Pulmonar (HP) é uma doença rara que causa o aumento da pressão nas artérias pulmonares. Como consequência, a circulação de sangue pelo corpo ocorre sem a quantidade de oxigênio necessária para realizar as atividades físicas básicas, levando a uma sobrecarga do coração e consequente falência desse órgão. Sem tratamento adequado, a expectativa de vida de um paciente de Hipertensão Pulmonar é de 2 anos e 8 meses.
A HP é ainda pouco conhecida no Brasil, tanto pela sociedade, quanto pela classe médica. Essa falta de conhecimento leva a um dos maiores problemas no enfrentamento da doença: o diagnóstico. Estima-se que 80% dos pacientes não estejam diagnosticados corretamente e, por isso, correm risco de morte por não receberem tratamento adequado. Outro problema que os pacientes enfrentam no país se refere ao tratamento. Atualmente, dentre cerca de 12 medicamentos aprovados mundialmente, apenas dois estão disponíveis no Brasil. Além disso, os que estão disponíveis frequentemente faltam nas farmácias de alto custo do governo.
Sobre a ABRAF:
A Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar (Abraf) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como principais objetivos: prestar serviços e orientação aos portadores de Hipertensão Pulmonar (HP) e seus familiares relacionados à doença; promover conscientização em nível nacional sobre a patologia e pleitear junto ao governo medidas que promovam o tratamento adequado aos pacientes. Com sede em São Paulo, conta com o apoio de associados e voluntários em diversos estados do país. Grupos de apoio, que funcionam como um braço da Abraf nos Estados, estão em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da ABRAF: http://www.respirareviver.org.br e http://www.hipertensaopulmonar.wordpress.com
Contatos:
Paula Menezes (presidente da ABRAF e vice-presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar): paulamenezes@respirareviver.org.br / (11) 99625-5366
#Campanhã  #ABRAF #PercaoFôlegoPelosPacientesComHipertensãoPulmonar 
#HP #HipertensãoPulmonar
#RespiraréViver
#HipertensãoPulmonarTemQueTerAtensão
#SUS
#LúpusTemQueTerAtensãoPulmonar
#Lúpusleslesblogspot♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário