domingo, 22 de novembro de 2015

Hipertensão Pulmonar - Ajudem - Abaixo assinado pela inclusão de novos medicamentos ABRAF

Salvem os pacientes de Hipertensão Pulmonar no Brasil

Mara Gabrilli na campanha para a inclusão de novos medicamentos pela HP ABRAF




Hipertensão Arterial Pulmonar. Uma doença fatal: sem tratamento, o paciente pode vir a falecer em até 3 anos.
A hipertensão arterial pulmonar é caracterizada pelo aumento da pressão nas artérias do pulmão levando à sobrecarga do coração. Algumas doenças podem cursar com a hipertensão arterial pulmonar, como as doenças reumáticas autoimunes, cardiopatias congênitas, infecção pelo HIV, doenças hepáticas avançadas, esquistossomose, além da forma conhecida como idiopática (causa desconhecida), sendo esta última mais comum entre mulheres jovens.
Os sintomas desta doença são comuns a várias outras patologias respiratórias: falta de ar, cansaço, fadiga. Conforme a doença evolui, atividades cotidianas como amarrar os sapatos, escovar os dentes e tomar banho tornam-se extremamente difíceis. Muitos pacientes não conseguem viver sem oxigênio suplementar.
Outro tipo de hipertensão pulmonar é a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC), única causa potencialmente curável. A HPTEC é caracterizada pela presença de trombos organizados nas artérias pulmonares, os quais, na maioria das vezes, são  decorrentes de episódios prévios de tromboembolia pulmonar (TEP) aguda. Mesmo entre aqueles onde o diagnóstico e o tratamento da TEP aguda são feitos de forma adequada, aproximadamente 4% podem evoluir com HPTEC. O melhor tratamento é o cirúrgico, a endarterectomia pulmonar, realizado em centros de referência. Porém, cerca de 30 a 40% dos pacientes não têm indicação de cirurgia, sendo nestes casos, indicado o tratamento clínico.
Dizem que as piores formas de morrer são por queimadura e falta de ar. E desta última maneira é que os pacientes de hipertensão pulmonar estão sendo condenados à morte.
Infelizmente não há cura para a hipertensão arterial pulmonar. No entanto, no mundo, há 12 medicamentos disponíveis para tentar controlar o avanço da doença e oferecer uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Estes medicamentos podem ser usados de forma isolada ou combinados (um paciente utiliza dois ou até três medicamentos para ter os sintomas amenizados e garantir uma sobrevida mais digna).

No Brasil, o Governo Federal disponibiliza apenas 3 destes 12 medicamentos, de forma isolada.
Quando falamos "disponibiliza, leia-se "prevê", pois nem todos os pacientes têm a "sorte" de recebê-los, ainda que o Direito à saúde seja previsto na nossa Carta Magna, a Constituição. Além disso, caso o paciente necessite tomar mais de 1 medicamento, isto não é garantido, já que o Protocolo Nacional defende a monoterapia. Aqui, cumpre ressaltar que a terapia combinada (onde o paciente utiliza 2 ou 3 medicamentos de forma combinada no seu tratamento) é amplamente utilizada em diversos países, tais como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Venezuela, Colômbia, Peru, Argentina etc. Neste sentido, o Brasil tem caminhado na contramão das diretrizes internacionais, permitindo apenas a utilização de um medicamento de forma isolada, priorizando a redução de custo, e não a saúde do paciente.
Nossa petição visa prover dignidade aos pacientes de hipertensão pulmonar, permitindo a eles o acesso a todas as terapias disponíveis mundialmente, de forma isolada e/ou combinada, bem como promover a criação de novos centros de referência pelo país, onde o paciente possa ser assistido por médicos especialistas na área. Atualmente, não temos centros de referência em todos os Estados Brasileiros. Aqueles que vivem em áreas isoladas, por vezes, não possuem recursos e meios de deslocamento até estes centros, percorrendo milhares de quilômetros a cada consulta. É necessário que o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, do Ministério da Saúde, promulgado em 16/01/2014, seja reformulado, promovendo amplo acesso ao tratamento do paciente, conforme supra mencionado.
Não podemos admitir que o Brasil, país de dimensões continentais, o qual abriga um número relevante dos pacientes de Hipertensão Pulmonar, cale-se diante desta aviltante atitude do Governo Federal.
Clique aqui neste Link abaixo e Assine
Pela inclusão de novos Medicamentos no tratamento da Hipertensão Pulmonar
#MinistérioDaSaúde  #Anvisa #GovFederal #Conitec  #Conep
#HP #ABRAF
#TeamPhenomenal #HopeBrasil
#MaraGabrilli
#Sandra Stel #BoraAjudar
#LúpusTemQueTerAtençãoPulmonar
#VivendoBemComoLúpus
#Lupusleslesblogspot♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário