POR DA REDAÇÃO
Natal faz caminhada de conscientização do lúpus segunda-feira (7)
Na próxima segunda-feira (7/12/15), a partir das 16h, na Praça Pedro Velho (PraçaCívica), será realizada a
1ª Caminhada de Conscientização do Lúpus,
promovida pela UFRN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O tema do evento é
"Eu tenho lúpus, mas o lúpus não me tem!
É possível conviver com lúpus, basta aceitAÇÃO.
Lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro mas também todos os demais órgãos. O lúpus é uma das mais de 80 doenças autoimunes conhecidas pela medicina
Há três tipos de lúpus:
Lúpus discoide
A inflamação é sempre limitada à pele. Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.
Lúpus sistêmico
A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem evoluir para a forma sistêmica. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações.
Lúpus induzido por drogas
Algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária enquanto do seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem com o parar do uso.
Causas
O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.
Esses mesmos estudos mostram que pessoas com pré-disposição ao lúpus podem desenvolver a doença ao entrar em contato com algum elemento do meio ambiente capaz de estimular o sistema imunológico a agir de forma errada. O que a ciência ainda não sabe é quais são todos esses componentes. Os pesquisadores, no entanto, têm alguns palpites:
- Luz solar: a exposição à luz do sol pode iniciar ou agravar uma inflamação préexistente a desenvolver lúpus
- Medicamentos: lúpus também pode estar relacionado ao uso de determinados antibióticos, medicamentos usados para controlar convulsões e também para pressão alta. Pessoas com sintomas parecidos com os do lúpus geralmente param de apresentar quando interrompem o uso.
- http://novojornal.jor.br/cotidiano/natal-faz-caminhada-de-conscientizacao-do-lupus-segunda-feira-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário